???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5723
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O que deu errado em sua carreira? “Ser mulher”. Um estudo antropológico sobre trajetórias de mulheres em agências de publicidade no Rio de Janeiro
???metadata.dc.creator???: Barbosa, Jadna Rodrigues 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cioccari, Marta Regina
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carriço, Antônio de Salvo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Machado, Carly Barboza
???metadata.dc.contributor.referee3???: Díaz-Benítez, María Elvira
???metadata.dc.contributor.referee4???: Pinto, Nalayne Mendonça
???metadata.dc.contributor.referee5???: Gomes, Carla de Castro
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa foi realizada a partir do método biográfico (ou relatos de vida), com a utilização da técnica snowball sampling. Seguindo um roteiro pré-estabelecido, foram realizadas entrevistas com dez mulheres publicitárias, na faixa etária entre 30 e 68 anos, em cargos diversos, em diferentes estágios da vida profissional, origem socioeconômica, estado civil e raça/etnia. Seis delas se declararam heterossexuais e quatro afirmaram ser homossexuais. As entrevistas foram realizadas individualmente entre os meses de setembro e novembro de 2018, com duração entre uma e duas horas cada. O objetivo principal foi investigar, a partir das trajetórias de trabalho de cada interlocutora, o machismo dentro das agências de publicidade na cidade do Rio de Janeiro. Por meio da apresentação dos relatos, abordo o gênero como um marcador da diferença dentro da profissão; a herança do patriarcado presente na diferença de salário entre mulheres e homens, mesmo desempenhando funções semelhantes; a preponderância masculina nos cargos de liderança; os indícios de racismo ainda presentes no mercado de trabalho da Publicidade; a rotina de assédio moral e sexual na rotina de trabalho; a dupla jornada que sobrecarrega as mulheres que também são responsabilizadas pelo cuidado com as crianças e os idosos e, ainda, a falta de sororidade neste universo profissional.
Abstract: This research was carried out from the biographical method (or life reports), using the snowball sampling technique. Following a pre-established script, interviews were conducted with ten advertising women, aged between 30 and 60 years, in various positions, in different stages of professional life, socio-economic origin, marital status and race/ethnicity. Six of them declared themselves heterosexual and four claimed to be homosexuals. The interviews were conducted individually between the months of September and November of 2018, with duration between one and 2 hours each. The main objective was to investigate, from the work trajectories of each interlocutor, the male chauvinism within the advertising agencies in the city of Rio de Janeiro. Through the presentation of the reports, I approach the genre as a marker of the difference within the profession; the inheritance of patriarchy present in the difference of salary between women and men, even performing similar functions; the male preponderance in leadership positions; the evidence of racism still present in the labour market of advertising; the routine of bullying and sexual harassment in the work routine; the double journey that overloads women who are also responsible for caring for children and the elderly and, still, the lack of sority in this professional universe.
Keywords: Gênero
trabalho
trajetórias
publicidade
genre
work
trajectories
publicity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: BARBOSA, Jadna Rodrigues. O que deu errado em sua carreira? “Ser mulher”. Um estudo antropológico sobre trajetórias de mulheres em agências de publicidade no Rio de Janeiro. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5723
Issue Date: 2-Apr-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Jadna Rodrigues Barbosa.pdf956.69 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.