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dc.creatorFumero, Roberta Renoir Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5629086290070453por
dc.contributor.advisor1Costa, Adriana Alves Fernandes-
dc.contributor.referee1Costa, Adriana Alves Fernandes-
dc.contributor.referee2Paiva, Fabrícia Vellasquez-
dc.contributor.referee3Evangelista, Francisco-
dc.date.accessioned2022-05-13T20:23:15Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationFUMERO, Roberta Renoir Santos. Quem somos nós? Mulheres negras jovens estudantes da baixada fluminense: narrativas que constroem histórias e memórias. 2021. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5660-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo principal conhecer as narrativas de constituição de identidades contadas por mulheres negras, jovens estudantes do Ensino Médio Técnico da FAETEC, no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos aplicados foram: análise documental para identificação do perfil das estudantes; encontros virtuais com debates em torno do tema da pesquisa, tendo o portfólio reflexivo como instrumento de registro e de formação. Os critérios de seleção das participantes se configuraram através da indicação de professores e professoras que conheciam as potenciais participantes, bem como a disposição destas em participar das reuniões. Os dados foram abordados por intermédio do Paradigma Indiciário de Análise. Os resultados do estudo demonstraram que a construção identitária é processual, plural e singular. Também indicaram importante constituição cultural, construída pelo território e pela história do grupo social o qual as participantes da investigação estão inseridas.por
dc.description.abstractThe present work had as main objective to know the narratives of constitution of identities told by black women, young students of Technical High School at FAETEC, in the city of Duque de Caxias, Rio de Janeiro. The methodological procedures applied were: document analysis to identify the students' profile; virtual meetings with debates around the research theme, with the reflective portfolio as a recording and training instrument. The selection criteria of the participants were configured as follows: through the indication of professors who knew the potential participants, as well as their willingness to participate in the meetings. The data were approached through the Analysis Evidence Paradigm. The results of the study demonstrate that the construction of identity is procedural, plural and singular. They also indicated an important cultural constitution, built by the territory and the history of the social group in which the research participants are inserted.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-05-13T20:23:15Z No. of bitstreams: 1 2021 - Roberta Renoir Santos Fumero.pdf: 3791372 bytes, checksum: 7d235361fd2ccdea20ac3ae064192c6c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-13T20:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Roberta Renoir Santos Fumero.pdf: 3791372 bytes, checksum: 7d235361fd2ccdea20ac3ae064192c6c (MD5) Previous issue date: 2021-12-16eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69331/2021%20-%20Roberta%20Renoir%20Santos%20Fumero.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMulheres Negraspor
dc.subjectJovens estudantespor
dc.subjectBaixada Fluminensepor
dc.subjectEnsino Técnicopor
dc.subjectNarrativaseng
dc.subjectWoman, Blackseng
dc.subjectTechnical Educationeng
dc.subjectNarrativeseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleQuem somos nós? Mulheres negras jovens estudantes da baixada fluminense: narrativas que constroem histórias e memóriaspor
dc.title.alternativeWho are we? Young black women students from Baixada Fluminense: narratives that build stories and memorieseng
dc.typeDissertaçãopor
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