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dc.creatorMelo, Renata Gomes de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4381456633681763por
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.advisor-co1Ponciano, Nilton Paulo-
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee2Pereira, Jorge Luiz de Goes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7830280739527128por
dc.contributor.referee3Stefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264por
dc.date.accessioned2022-03-31T18:28:10Z-
dc.date.issued2019-08-22-
dc.identifier.citationMELO, Renata Gomes de Lima. Quintais Produtivos: Contextualizando a formação técnica em agropecuária para as realidades amazônicas na construção da soberania e segurança alimentar em Tefé/AM. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5505-
dc.description.resumoPromover a segurança alimentar é a principal função da agricultura para a sociedade. Nesse sentido, os Quintais Produtivos são considerados sistemas alternativos de complementação da demanda alimentar, além do potencial de sustentabilidade ecológica e sua importância tornase ainda mais evidente quando sabemos que existe uma correlação positiva entre os produtos dos quintais e a frequência de consumo dos produtos pelas famílias. Considerando que os Quintais Produtivos analisados se encontram na região do Norte, localizada, por sua vez, no Amazonas, este trabalho propõe apreender as contribuições dos quintais produtivos na formação do técnico em agropecuária em relação à construção do conhecimento acerca da soberania e segurança alimentar em Tefé-AM. Esta é uma pesquisa básica, cujo caráter é descritivo e de abordagem qualitativa com o objetivo de obter informações sobre as características e opiniões de um determinado grupo de pessoas. Foram utilizados alguns instrumentos de coleta de dados, a saber: roteiros de entrevistas, rodas de conversa, aplicação de questionários, transcrição das rodas de conversa e das visitas realizadas. Como técnica de tratamento e análise de dados utilizamos a análise do discurso de algumas das falas dos sujeitos envolvidos na pesquisa durante os momentos das rodas de conversa, entrevistas, bem como quadros elaborados a partir dos questionários. Neste estudo, foram incluídas 4 famílias da Floresta Nacional (Flona) de Tefé bem como estudantes do curso técnico em agropecuária da forma integrada que tiveram a oportunidade de conhecer a importância e relevância das práticas agropecuárias realizadas em quintais produtivos além de trazer para o centro das discussões os conceitos de segurança alimentar e Quintais da realidade amazônica e os alunos tiveram a oportunidade de trocar saberes. Foi possível identificar que as famílias possuem a produção para o consumo de sua família, o que evidencia um aporte nutricional melhorado e complementa a segurança alimentar dessas famílias. Através da utilização de Oficina Pedagógica, foi possível perceber que os estudantes foram motivados a pensar e repensar conceitos estudados em sala de aula, a participação dos alunos permitiu o compartilhamento de experiências, fazendo com que houvesse assim a contextualização de conhecimentos da vivência de sala de aula dos alunos. Utilizar o quintal produtivo como uma ferramenta de aprendizado é enriquecedor para o processo educacional dos alunos. Esse subsistema contribui para a construção de conhecimentos sobre alimentação saudável, autoconsumo, venda, técnicas, uso de plantas medicinais, criação de animais. Com isso fica claro que o quintal não se limita a apenas um espaço de produção agrícola familiar, mas toma um novo direcionamento que amplia as suas dimensões. Portanto, com essa pesquisa fica evidente que para tornar a educação contextualizada, é preciso dar voz aos sujeitos, seja do campo ou da cidade, da instituição de ensino (docentes, discentes) e de outros sujeitos que tenham a boa intenção de somar com ideias novas e produtivas para assim aproximar o aprendizado que acontece na vida com o conhecimento repassado nas instituições de ensino. Dessa forma, teremos uma educação que fará mais sentido para todos.por
dc.description.abstractPromoting food security is the main function of agriculture for society. In this sense, Productive Backyards are considered alternative systems for complementing food demand, in addition to the potential for ecological sustainability, and their importance becomes even more evident when we know that there is a positive correlation between backyard products and the frequency of consumption of products. by families. Considering that the productive backyards analyzed are located in the northern region, in turn located in the amazon region, this paper proposes to apprehend the contributions of the productive backyards to the training of the agricultural technician in relation to the construction of knowledge about sovereignty and food security in Tefé-AM. This is a basic research, whose character is descriptive and qualitative approach in order to obtain information about the characteristics and opinions of a particular group of people. Some data collection instruments were used, namely: interview scripts, conversation wheels, questionnaires application, conversation wheel transcription and visits made. As treatment technique and data analysis we used the discourse analysis of some of the speeches of the subjects involved in the research during the moments of the conversation, interviews, as well as pictures elaborated from the questionnaires. In this study, 4 families from the Tefé National Forest (Flona) were included, as well as students of the integrated agricultural technical course who had the opportunity to know the importance and relevance of agricultural practices carried out in productive backyards, besides bringing them to the center of discussions the concepts of food security and backyards of the Amazon reality and the students had the opportunity to exchange knowledge. It was possible to identify that the families have the production for their family consumption, which evidences an improved nutritional support and complements the food security of these families. Through the use of Pedagogical Workshop, it was possible to realize that the students were motivated to think and rethink concepts studied in the classroom, the students' participation allowed the sharing of experiences, thus making the contextualization of knowledge of the classroom experience possible. student class. Using the productive yard as a learning tool enriches the students' educational process. This subsystem contributes to the construction of knowledge about healthy eating, self-consumption, selling, techniques, use of medicinal plants, breeding. With this it is clear that the yard is not limited to just a family farm space, but takes a new direction that expands its dimensions. Therefore, with this research it is evident that in order to make education contextualized, it is necessary to give voice to the subjects, whether from the field or the city, from the educational institution (teachers, students) and other subjects who have the good intention to add ideas. new and productive in order to bring together the learning that happens in life with the knowledge passed on in educational institutions. That way we will have an education that will make more sense for everyone.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-03-31T18:28:10Z No. of bitstreams: 1 2019 - Renata Gomes de Lima Melo.pdf: 4454836 bytes, checksum: d68c2a7c4bdbeb8440d96e72f1394343 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-31T18:28:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Renata Gomes de Lima Melo.pdf: 4454836 bytes, checksum: d68c2a7c4bdbeb8440d96e72f1394343 (MD5) Previous issue date: 2019-08-22eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68712/2019%20-%20Renata%20Gomes%20de%20Lima%20Melo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectQuintais produtivospor
dc.subjectSegurança alimentarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFood safetypor
dc.subjectProductive backyardspor
dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleQuintais produtivos: contextualizando a formação técnica em agropecuária para as realidades amazônicas na construção da soberania e segurança alimentar em Tefé/AM.por
dc.title.alternativeProduction sites: contextualizing technical training in agriculture for the amazonian realities in the construction of sovereignty and food security in Tefé / AM, 2019.eng
dc.typeDissertaçãopor
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