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dc.creatorSilva, Michele Paulain Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1070858962773526por
dc.contributor.advisor1Zonta, Everaldo-
dc.contributor.advisor-co1Moreira, Vagner Rangel-
dc.contributor.referee1Zonta, Everaldo-
dc.contributor.referee2Pereira, Marcos Gervasio-
dc.contributor.referee3Cometti, Nilton Nélio-
dc.date.accessioned2022-03-30T20:10:06Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationSILVA, Michele Paulain Gonçalves. O Doutorado em Agronomia - Ciência do Solo da UFRRJ: percepção dos egressos sobre o programa e seu perfil sócio profissional. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5498-
dc.description.resumoO impacto gerado na sociedade por um Programa de Pós-Graduação stricto sensu, seja pela formação de profissionais qualificados, seja pelos resultados da aplicação de suas pesquisas, representa o cumprimento dos objetivos institucionais do programa e serve como forma de avaliar sua eficiência e eficácia. A pesquisa com egressos (ex-alunos) constitui importante fonte de informação e valiosa ferramenta de avaliação da qualidade institucional e do impacto social. A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) recentemente reestruturou a sua política de avaliação dos Programas de Pós-Graduação para o próximo quadriênio (conclui em 2020), valorizando significativamente o destino dos egressos e os impactos sociais dos programas. Todavia, observa-se uma carência de estudos relacionados ao tema, sendo raras as instituições que os realizam. Em seus 53 anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Ciências do Solo (PPGA-CS), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, não realizou esse estudo de forma compreensiva, não avaliando, portanto, se seus egressos estariam aplicando, nas suas atividades profissionais, os conhecimentos adquiridos no curso e, ainda, se o mundo do trabalho estaria absorvendo esses profissionais. Nesse contexto, esta pesquisa teve como escopo caracterizar a trajetória acadêmica, a atuação profissional após a conclusão do curso, as percepções a aspectos diversos sobre o PPGA-CS e a satisfação com a formação recebida. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de caráter descritivo-exploratório, quali-quantitativo, com uma população de 154 doutores titulados pelo programa, entre os anos de 2001 - 2016. O delineamento metodológico compreendeu as pesquisas bibliográfica e documental e os resultados foram avaliados pela Análise de Conteúdo. Em linhas gerais, constatou-se que a maioria dos egressos (80%) está em plena atividade laboral, atuando na área para qual se qualificaram; ocupando postos de trabalho, principalmente, nas instituições de ensino e pesquisa, além de estar satisfeita com a formação recebida; qualificando o programa de ótimo à excelente. Este resultado está em acordo com a última avaliação da CAPES, que coloca o PPGA-CS entre poucos programas de pós-graduação na subárea de ciência do solo classificados em nível de excelência com nota 6, sendo o máximo 7.por
dc.description.abstractThe impact in the society of a stricto sensu Graduate Program, whether by qualifying professionals or by the results of their research application, represents the fulfillment of the institutional objectives of the graduate program, and is a way to evaluate their efficiency and effectiveness. The research with alumni is an important source of information and a valuable tool for assessing the institutional quality and social impact. The Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) has recently revised its evaluation policy for the Postgraduate Programs, for the next four-year period (ending in 2020), significantly valuing the destination of graduates and the social impacts of the programs. However, studies, related to the subject are lacking and the institutions that perform them are rare. In its 53 years of existence, the Postgraduate Program in Agronomy - Soil Science (PPGA-CS), of the Federal Rural University of Rio de Janeiro, had not carried a throughout evaluation, therefore it did not evaluate whether the graduates were applying the knowledge acquired during the course to their professional activities, and if these professionals were being absorbed by the jobs market. In this context, this research aimed to characterize the academic trajectory, the professional performance after completing the course, the perceptions to different aspects of the PPGA-CS and satisfaction with the training received. A descriptive-exploratory, qualitative-quantitative case study was carried out with a population of 154 doctorate which graduated from 2001 to 2016. The methodological design comprised bibliographical and documentary research, and the results were evaluated by the Content Analysis. In general, it was verified that the majority of graduates are in full employment, and working in the area to which they qualified; occupying jobs, mainly in educational and research institutions, and they are satisfied with the training received; thus, qualifying the program from great to excellent. This evaluation is in line with CAPES' latest assessment that places the PPGA-CS among a few Brazilian graduate programs in the Soil Science sub-area, classified at the level of excellence with a score 6, where the maximum is 7.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-03-30T20:10:06Z No. of bitstreams: 1 2019 - Michele Paulain Gonçalves Silva.pdf: 2065451 bytes, checksum: dd85c60e31150ad127a1ca2be773f7fa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-30T20:10:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Michele Paulain Gonçalves Silva.pdf: 2065451 bytes, checksum: dd85c60e31150ad127a1ca2be773f7fa (MD5) Previous issue date: 2019-03-29eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68672/2019%20-%20Michele%20Paulain%20Gon%c3%a7alves%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPerfil de egressospor
dc.subjectAvaliação de pós-graduaçãopor
dc.subjectDoutores em Ciência do Solopor
dc.subjectProfile of graduateseng
dc.subjectPostgraduate evaluationeng
dc.subjectDoctorate in Soil Scienceeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO Doutorado em Agronomia - Ciência do Solo da UFRRJ: percepção dos egressos sobre o programa e seu perfil sócio profissionalpor
dc.title.alternativeThe Doctorate in Agronomy - Soil Science of UFRRJ: perception of graduates about the program and their socio-professional profileeng
dc.typeDissertaçãopor
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