???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5493
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Antonio Evaldo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718255509576768por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee2Santos, Gabriel de Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee3Silva, Edvaldo Pereira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575110001746947por
dc.date.accessioned2022-03-29T14:08:04Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.citationSOARES, Antonio Evaldo. Educação para o desenvolvimento regional: a implantação do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. 2018. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5493-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar, por meio de pesquisa exploratória e qualitativa, se o ensino ofertado pelo Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), localizado na região sul do estado, valoriza o contexto social, cultural, geográfico e econômico de seu público-alvo, como preceitua a lei de criação dos institutos federais. A pesquisa focou a vida social e profissional dos alunos das primeiras turmas do campus após uma década de funcionamento. A princípio, estudou-se a História da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil, desde sua origem até sua chegada ao antigo Território Federal de Roraima, verificando as mudanças de nomenclatura sofridas pela instituição, implementadas pela Rede Federal, e seu processo de expansão, que culminou com a implantação da Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) de Novo Paraíso, hoje campus. Depois, investigou-se o processo de desenvolvimento da unidade de ensino. E, por fim, analisou-se sua evolução ao longo de dez anos e os reflexos sociais e econômicos do ensino ofertado nesse período. Os resultados demonstraram que o ensino ofertado pelo CNP leva em consideração os arranjos produtivos locais e promove o desenvolvimento social e econômico tanto de seus egressos quanto das comunidades do entorno, contribuindo para a permanência dos habitantes na região.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate, by means of an exploratory and qualitative research, whether the teaching offered by Campus Novo Paraíso (CNP) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (IFRR), located in the southern region of the State, in fact valorizes the social, cultural, geographic and economic context of its target audience, as required by the law of creation of the Federal Institutes in Brazil. This work focused on the social and professional subjectivity of the pioneer students of that Campus after a decade of its operation. At first, the History of Professional, Scientific and Technological Education in Brazil was revisited, from its origins until its arrival in the old Federal Territory of Roraima, verifying the nomenclature changes undergone by the institution, implemented by the current Federal Network, and its expansion process, which culminated in the implantation of Uned de Novo Paraíso, now Campus. Following, the process of development of the Unit was investigated. And, finally, its evolution was analyzed over ten years and the reflexes of the teaching offered in that period. The results showed that the education offered by CNP takes into account the local productive arrangements and promotes the social and economic development of both its graduates and the surrounding communities, contributing to the permanence of its inhabitants in that region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-03-29T14:08:04Z No. of bitstreams: 1 2018 - Antonio Evaldo Soares.pdf: 8160185 bytes, checksum: ec78570f703b5190fc8e161cfa4fd9e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-29T14:08:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Antonio Evaldo Soares.pdf: 8160185 bytes, checksum: ec78570f703b5190fc8e161cfa4fd9e8 (MD5) Previous issue date: 2018-11-27eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68648/2018%20-%20Antonio%20Evaldo%20Soares.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES, Mário Sebastião Cordeiro. A precariedade do financiamento e os desafios: o caso das duas Escolas Famílias Agrícolas em região de acentuada pobreza no Brasil. Brasília, UNL: 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nova de Lisboa, Brasília. ALVES, Rosa Cristina Porcaro. Análise de uma Escola Família Agrícola como Proposta Pedagógica para o Meio Rural. UFV, MG, Dissertação (Mestrado), 1994. ANDRADE, Márcio. Formação de Lideranças e Pedagogia da Alternância: um estudo do itinerário de três jovens reconhecidos como líder. Brasília, UNL: 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nova de Lisboa, Brasília. BARRIONUEVO, Agostinho. Sucesso Profissional, Formação Formal e Experencial: Estudo de Fatores – chave no itinerário de um agricultor. Brasília, UNL: 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nova de Lisboa, Brasília. BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BATISTELA, Airton Carlos. Filosofia e Posicionamentos para a Educação no Meio Rural – Pedagogia da Alternância. PUCRS, Porto Alegre/RS, Dissertação de Mestrado. 1996. 160p. BAUER, M. W e Gaskell, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2002. Rio de janeiro: Vozes, 2 ed. BURKE, Peter,1937- Testemunha Ocular: o uso da Imagem como evidencia histórica/Peter Burke; traduzido por Vera Maria Xavier dos Santos. – São Paulo: Editora UNESP, 2017. DIDI, Huberman, Georges, 1953 – Diante da Imagem: questões colocadas aos fins de uma história da arte/ Geoges Didi- Huberman; tradução de Paulo Melo Neves, - São Paulo Editora 34, 2013 (1 Edição). ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. Revista Galáxia, São Paulo, n. 14, p. 29-46, dez. 2007. FLUSSER, V.. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 2002. DUARTE, Antonio de Paiva. SERRA Alice Mara. FREITAS Romero Alves. Imagem, imaginação, fantasia: 20 anos sem Vilém Flusser / organização. 1. ed. – Belo Horizonte, MG: Relicário, 2014. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013. MAUAD, Ana Maria , Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012. 65 MONTEIRO, Marcos Antonio (Coord.). Retrato Falado da Alternância: Sustentando o Desenvolvimento Rural Através da Educação. São Paulo: FIT, CEETEPS, 2000. PERES, Fernando Curi (Ed.). Projovem. A Experiência do Programa de Formação de Jovens Empresários Rurais. Piracicaba: ESALQ, 1998. PESSOTI, Alda Luiza. Ensino Médio Rural: as Contradições da Formação em Alternância. Vitória: UFES/Secretaria da Produção e Difusão Cultural, 1995. 145p. RIPPER, João Roberto. Entrevista com o fotógrafo João Roberto Ripper. Disponível em<https://imafotogaleria.wordpress.com/2010/07/23/leia-a-entrevista-com-o-fotografojoao-roberto-ripper/> acesso em 13/06/2016. SILVA, Edvaldo P. Pedagogia da Alternância: Uma Proposta Metodológica para a UNED Novo Paraíso. 2008. 112 p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola), Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2008. SILVA, Eliezer Nunes. Dissertação Mestrado em Educação Boa Vista/RR, dezembro de 2016. ZILLER, R. C. Photographing the self. Newbury Park: Sage, 1990.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectArranjos produtivos locaispor
dc.subjectFotografiaspor
dc.subjectEvolução socialpor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLocal productive arrangements,eng
dc.subjectPhotographseng
dc.subjectSocial evolutioneng
dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEducação para o desenvolvimento regional: a implantação do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima.por
dc.title.alternativeEducation for the regional development: the implantation of Campus Novo Paraíso of the Federal Institute of Vocational, Scientific and Technological Education of Roraima.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Antonio Evaldo Soares.pdf2018 - Antonio Evaldo Soares7.97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.