???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFigueiredo, Bruno de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2886566668999583por
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santos-
dc.contributor.referee1Lima, Miriam Morelli-
dc.contributor.referee2Silva, Hugo Leonardo Fonseca da-
dc.contributor.referee3Macedo, Jussara M]arques de-
dc.contributor.referee4Pronko, Marcela-
dc.date.accessioned2022-01-29T22:05:22Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Bruno de Oliveira. A contribuição do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) na reconfiguração da gestão de sistemas públicos de ensino no Brasil. 2019. 285 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu - RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5343-
dc.description.resumoNa década de 1990, a intensificação da precariedade social do trabalho escolar se faz presente em todas as dimensões e níveis dos sistemas públicos de ensino brasileiros, com impactos na Educação Básica, Superior e Profissional. Essa intensificação envolve as dimensões socioeconômicas e políticas, com formas de expropriação, proletarização e rebaixamento da consciência política de docentes e trabalhadores da educação escolar brasileira. Em relação ao trabalho docente, esse rebaixamento tem o sentido de desprofissionalização, como movimento de despolitização e repolitização materializado nas alterações da natureza da educação e do trabalho docente. A legitimidade dessas mudanças na educação brasileira possui a mesma fundamentação da contrarreforma do Estado brasileiro. Nesse sentido, a ineficiência da administração pública e a ausência de “qualidade” na prestação de “serviços públicos” vão legitimar a reconfiguração administrativa do Estado brasileiro e seus desdobramentos na administração dos sistemas públicos de ensino. A compreensão dessas mudanças ganha contornos mais amplos com a materialidade de uma crise orgânica do capital, evidenciada no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Com base nessa evidência, a contrarreforma do Estado brasileiro se caracteriza como ofensiva do capital ou recomposição burguesa para a manutenção da sua hegemonia política e econômica. Nessa ofensiva do capital, a articulação de organismos internacionais vem se caracterizando como uma frente móvel em defesa da hegemonia burguesa, evidenciada na formulação do projeto neoliberal de sociabilidade e em sua mediação pela Terceira Via. Como parte de uma rede articulada de organismos internacionais, o Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) vem desenvolvendo ações e formulações voltadas para a “reforma” dos Estados latino-americanos. Com essa problemática, definimos como objeto a dinâmica da pedagogia política renovada nas ações e formulações dos organismos internacionais voltadas para a reforma dos Estados latino-americanos e do Estado brasileiro com desdobramentos na reconfiguração administrativa pública e dos sistemas públicos de ensino. A partir da definição do objeto, tomamos como referência empírica as ações e formulações do CLAD e do Estado brasileiro, com foco na disseminação do gerencialismo nas reconfigurações administrativas e educacionais brasileiras. Nosso objetivo é explicar o papel político-ideológico do CLAD na contrarreforma dos Estados latino-americanos, com foco na reconfiguração administrativa do Estado brasileiro e seus desdobramentos na administração dos sistemas públicos de ensino brasileiros. Com esse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, com os seguintes instrumentos: a) revisão de literatura; b) levantamento, análise de fontes primárias (documentos governamentais, legislações, revistas setoriais e específicas etc.) e fontes secundárias. A título de conclusão, evidenciamos que o CLAD vem se afirmando como intelectual orgânico coletivo do capital, voltado para educar os Estados latino-americanos para o consenso em torno do atual projeto burguês de sociabilidade. Com esse objetivo de educar para o consenso, a dinâmica pedagógica desse Organismo Internacional envolve ações e formulações voltadas para a contrarreforma dos Estados latino-americanos, por meio da formação-qualificação de quadros nas administrações públicas, como lideranças políticas formuladoras e lideranças políticas difusoras do ethos gerencial em todos os níveis dessas administrações. Assim, os impactos dessas ações e formulações se voltaram para a naturalização e intensificação da precariedade social do trabalho nas administrações públicas e sistemas públicos de ensino brasileiros.por
dc.description.abstractIn the 1990s, the intensification of social precariousness regarding schoolwork is a reality among all dimensions and levels of the Brazilian public educational systems, impacting basic, higher and professional education. Such increase involves both socioeconomic and political dimensions, with forms of expropriation, proletarianization and the political awareness downgrade from professors and employees of Brazilian school education. In relation to academic work, such downgrade means de-professionalization, as a movement of depoliticization and repoliticization materialized in the modifications within the nature of educational and teaching work. These changes legitimacy regarding Brazilian education possess the same ground as the counter-reformation of the Brazilian State. For that matter, the inefficiency of public administration and the lack of “quality” in providing “public services” will legitimize the administrative reconfiguration of the Brazilian State and its splits in the administration of public educational systems. The understanding of such changes gains broader outlines with the materiality of an organic crisis of capital, highlighted by the end of the 1960s and beginning of the 1970s. Based on this evidence, the counterreformation of the Brazilian State is characterized as a capital offensive or bourgeois reconstitution in order to maintain its political and social hegemony. In this capital offensive, the articulation of international bodies has been characterized as a moving front in defense of the bourgeois hegemony, highlighted by the development of the neoliberal project of sociability and by its mediation by the Third Way. Being part of an international bodies network, the Latin American Administration Center for Development (originally Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo, CLAD) has been developing actions and formulations aiming at the “reform” of Latin American States. Considering these problems, we have defined as object the political pedagogy dynamics renewed by the actions and formulations of international bodies aiming at the reform of Latin American States and the Brazilian State with developments in the public administrative reconfiguration and the public educational systems. Subsequently to the object’s definition, we took as empirical basis the CLAD and Brazilian State actions and formulations, focusing on the managerialism dissemination in the Brazilian administrative and educational reconfigurations. Our goal is to explain CLAD’s political and ideological role in the counter-reformation of Latin American states, focusing on the administrative reconfiguration of the Brazilian State and its splits regarding the administration of Brazilian public educational systems. To that end, we will develop a basic research, of quantitative analysis, of exploratory nature, with the following research instruments: a) bibliographic review; b) data collection, primary sources analysis (government documents, legislation, sectoral and specific magazines etc.) and secondary sources. In conclusion, we highlight CLAD has been affirming itself as organic intellectual collective of capital, focusing on educating the Latin American States for a consensus about the current bourgeois project of sociability. With the goal to educate for a consensus, the pedagogical dynamics of this international body involves actions and formulations focused on the counter-reformulation of Latin American States through formation-qualification of frameworks within public administration, as political leadership formulators and political leadership diffusers of managerial ethos in all levels of such administrations. This way, the impact of those actions and formulations reverted to the naturalization and intensification of social precariousness of work in public administrations and Brazilian public educational systems.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-01-29T22:05:22Z No. of bitstreams: 1 2019 - Bruno de Oliveira Figueiredo.pdf: 2499770 bytes, checksum: c0fdfe3cc374b7e5bf429cd752e40728 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-29T22:05:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Bruno de Oliveira Figueiredo.pdf: 2499770 bytes, checksum: c0fdfe3cc374b7e5bf429cd752e40728 (MD5) Previous issue date: 2019-06-11eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67987/2019%20-%20Bruno%20de%20Oliveira%20Figueiredo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesABREU, Marcelo de Paiva. A missão Niemeyer. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 14, no. 4, p. 07-28, Agosto de 1974 . Disponível em: [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901974000400001& lng=en&nrm=iso]. Acessado em 04/04/2019. ABRUCIO, F. L. O impacto do modelo gerencial na administração pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Cadernos ENAP, Brasília, n. 10, 1997. ABRUCIO, F. L. Os avanços e os dilemas do modelo pós-burocrático: a reforma da administração pública à luz da experiência internacional recente. In: BRESSER-PEREIRA, L. C.; SPINK, P. (Org.). Reforma do Estado e administração pública gerencial. 6ª edição. São Paulo: FGV, 2005. ABRUCIO, F. L. Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas. Revista de Administração Pública, Edição Especial Comemorativa, p. 67-87, 2007. ALVES, Aparecida A.; TAVARES, Maria A.; A dupla face da Informalidade do Trabalho: “autonomia” ou “precarização”. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006, p. 423 – 444. ALVES, Giovanni. Dimensões da Reestruturação Produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2ª edição. Londrina: Praxis, 2007. ALVES, Giovanni. O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo, 2005. ALVES, Giovanni. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011. ALVES, Giovanni. Trabalho e Mundialização do Capital: a nova degradação do trabalho na. era da globalização. 2ª Edição. Londrina (PR): Praxis, 1999. ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999. ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. ANTUNES, Ricardo (Org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004. ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil III. São Paulo: Boitempo, 2014. ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013. ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 12ª edição. Campinas: Cortez, 2007. ANTUNES, Ricardo. O Toyotismo, as novas formas de acumulação de capital e as formas contemporâneas do estranhamento (alienação). Caderno CRH, Salvador, Vol. 15, N. 37, 2002, p. 23-45, jul/dez, 2002. Disponível em <http://www.cadernocrh.ufba.br/viewissue.php?id=14&OJSSID=dd8f14f07b74e7dee2e2cf601d98403a > Acesso em: 17 out. 2013 ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005. ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999. (Coleção Mundo do Trabalho). BALL, S. J. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, n. 15, v. 2, p. 3-23, 2002. BANCO MUNDIAL. Desenvolvimento e redução da pobreza: reflexão e perspectiva. Preparado para as reuniões anuais de 2004 do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. Washington, 2004. BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial, 1997: o Estado num mundo em transformação. Washington, 1997. BATISTA, Roberto Leme. Reestruturação produtiva, ideologia e qualificação: crítica às noções de competência e empregabilidade. In: BATISTA, Roberto Leme e ARAÚJO, Renan (Org.). Desafios do trabalho: Capital e luta de classes no século XXI. Maringá (PR): Praxis, 2003. p. 143-172. BEHRING, Elaine Rossetti. Fundamentos de política social. In: MOTA, Ana Elizabete et alli (Orgs.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. 2006. 27 p. Disponível em: [http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto1-1.pdf]. Acessado em 04/01/2012. BRASIL. Presidência da República. Câmara da Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado. Brasília, 1995. BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no Século XX. 3ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 1987. BRESSER-PEREIRA, L. C. Construindo o Estado republicano: democracia e reforma da gestão pública. Rio de Janeiro: FGV, 2009. BRESSER-PEREIRA, L. C. Da administração pública burocrática à gerencial. In: BRESSERPEREIRA, L. C.; SPINK, P. K. (Orgs.). Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. 7. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 75-121. BRESSER-PEREIRA, L. C. Reforma do Estado para a cidadania: reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional. Brasília: ENAP; São Paulo: Editora 34, 1998a. BRESSER-PEREIRA, L. C. Reforma gerencial da Administração Pública no Brasil. Revista do Serviço Público, v. 49, n. 1, p. 5-42, 1998b. BRESSER-PEREIRA, L. C.; SPINK, P. (Org.). Reforma do Estado e administração pública gerencial. 6ª edição São Paulo: FGV, 2005. BRUNO, L. Gestão da educação: onde procurar o democrático? In: OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. (Orgs.). Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. CARDOSO JR, José Celso; NOGUEIRA, Roberto Passos. Ocupação no setor Público brasileiro: tendências Recentes e questões em aberto. Revista do Serviço Público. Vol. 62 nº 03, jul-set 2011. Brasília: Enap, 2011. CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. 8ª edição. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009. CASTELO, Rodrigo. O social liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal. São Paulo: Expressão Popular, 2013. CHÂTELET, François. Uma história da razão: Entrevistas com Émile Noël. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. CHESNAIS, François. Mundialização, regulação e depressão longa. In: CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996. p. 295-321. CHIARELLI, Carlos Alberto Gomes. Encontro sobre qualidade da educação. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, estudos em avaliação educacional, no. 2, jul./dez. 1990, p. 5-6. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Acerca del CLAD. 2013. Disponível em: [http://old.clad.org/portal]. Acessado em: 06/05/2018. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Uma nova gestão pública para a América Latina. In: Revista do Serviço Público, Brasília, ano 50, nº 01, Janeiro / Março, 1999, p.121-144. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Congresos anteriores. 2004. Disponível em: [http://old.clad.org/congresos/congresos-anteriores]. Acessado em: 06/05/2018. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Ata Constitutiva do CLAD. 1972. Disponível em: [http://old.clad.org/documentos/otros-documentos/acta-constitutiva-del-clad]. Acessado em: 06/05/2018. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Congresos anteriores. 2017. Disponível em: [https://www.clad.org/congresos/congresos-anteriores]. Acessado em: 06/05/2018. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Escuela Iberoamericana de Administración y Políticas Públicas. 2006. Disponível em: [https://www.clad.org/escuela-iberoamericana] Acessado em: 06/05/2018. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. I Conferência Ministerial Iberoamericana sobre la Reforma del Estado y la Modernización de la Administración Pública. 27 a 28 de julho de 1998. Disponível em: [http://old.clad.org/reuniones-internacionales/eventos-realizados/iconferencia-ministerial-iberoamericana-sobre-la] Acessado em: 06/05/2018. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Carta Iberoamericana de la Función Pública. Bolívia, 2003. Disponível em: [http://old.clad.org/documentos/declaraciones/cartaibero.pdf] Acessado em: 06/05/2018. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Carta Ibero-americana de Qualidade na Gestão Pública. El Salvador, 2008. Disponível em: [http://old.clad.org/documentos/declaraciones/cartaiberoamericana-de-calidad-en-la-gestion-publica-portugues] Acessado em: 06/05/2018. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Carta Ibero-americana de Governo Eletrônico. Chile, 2008. Disponível em: [http://old.clad.org/documentos/declaraciones/cartagobelec_pt.pdf/view] Acessado em: 06/05/2018. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Carta Iberoamericana de los Derechos y Deberes del Ciudadano en Relación con la Administración Pública. Panamá, 2013. Disponível em: [http://old.clad.org/documentos/declaraciones/Carta%20Iberoamericana%20de%20los%20deberes%20y%20derechos%20-%20documento%20aprobado.pdf/view] Acessado em: 06/05/2018. CLAD – CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Carta Iberoamericana de Participación Ciudadana em la Gestión Pública. Portugal, 2009. Disponível em: [http://old.clad.org/documentos/declaraciones/carta-iberoamericana-departicipacion-ciudadana/view] Acessado em: 06/05/2018. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: UNESCO, MEC, Cortez Editora, 1999. DIAS, Edmundo Fernandes. A liberdade (im) possível na ordem do capital: reestruturação produtiva e passivização. 2ª edição revista e ampliada. Campinas, (SP): IFCH/UNICAMP, setembro de 1999. [Textos Didáticos no. 29]. DRUCK, Graça. Trabalho, precarização e resistências: novos e velhos desafios? Caderno CRH, Salvador, Vol. 24, N. spe 1, p. 37-57, 2011. Disponível em <http://www.cadernocrh.ufba.br/viewarticle.php?id=889&layout=abstract> Acesso em: 22 jun. 2014. ENAP – ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento. Disponível em: [http://antigo.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1602&Itemid=299]. Acessado em: 26/04/2017. ENAP – ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Programa Escola Iberoamericana de Governo e Políticas Públicas – IBERGOP. Disponível em:[http://antigo.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1609&Itemid=299]. Acessado em: 06/05/2018. ENGELS, Friedrich. Sobre o Papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004. EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 531-541, setembrodezembro/2007. FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5ª ed. São Paulo: Globo, 2006. FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 4ª edição. São Paulo: Global, 2009. FISCHER, T. O ensino de administração pública no Brasil: da tutela estrangeira à autonomia necessária. In: Reunião Nacional da Anpad, Belo Horizonte, 1985. Anais da Reunião Anual da Anpad. Florianópolis (SC): 1985. UFSC, p. 165-170, 1985. FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: editora da UFRJ, 2010. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 9ª edição. São Paulo: Cortez, 2010. GAULEJAC, Vincent. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Tradução Ivo Storniolo. Aparecida (SP): Ideias & Letras, 2007. (Coleção Management, 4). GENTILI, Pablo (Org.) Pedagogia da Exclusão: crítica ao neo-liberalismo em educação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989. GIDDENS, Anthony. A Terceira Via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 5ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2005. GRAMSCI, Antônio. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 7ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: vol. 1, 5ª edição. [Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira] Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011b. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: vol. 2, 5ª edição. [Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira]. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: vol. 3, 4ª edição. [Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira] Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011a. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: vol. 4, 2ª edição. [Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira] Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. [Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves]. 15ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2006. HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo [Tradução de João Alexandre Peschanski]. São Paulo: Boitempo, 2011. HARVEY, David. O novo imperialismo. [Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves]. 8ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2014. HYPOLITO, A.M. Estado gerencial, reestruturação educativa e gestão escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 63-78, jan./abr. 2008. IASI, Mauro Luis. O capital-imperialismo: determinações econômicas e formas políticas. Margem Esquerda, v. 15, p. 162-164, 2010. KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Tradução Célia Neves e Alderico Toríbio. 2ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. KRUPPA, S. M. P. O Banco Mundial e as políticas públicas de educação nos anos 90. Anais da 24ª Reunião anual da ANPED. Caxambu: ANPED, 2001. LEHER, R. Um novo senhor da educação? A política do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Revista Outubro, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 19-30, 1999. LEHER, R.. 25 Anos de Educação Pública: notas para um balanço do período. In: Guimarães, Cátia; BRASIL, Isabel; MOROSINI, Márcia Valéria. (Org.). Trabalho, educação e saúde: 25 anos de formação politécnica no SUS. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2010, p. 29-72. LÊNIN, Vladimir Ilich. O imperialismo: etapa superior do capitalismo. Apresentação de Plínio de Arruda Sampaio Júnior. Campinas (SP): FE/UNICAMP, 2011. LESSA, Sérgio. Trabalho imaterial. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Júlio Cesar França (Orgs.). Dicionário da educação profissional em saúde. 2ª edição. Rio de Janeiro: Fiocruz/ ESPJV, 2009. Disponível em: [http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/traima.html]. Acesso em 06/05/2018. LIMA, Kátia Regina de Souza e MARTINS, André Silva. Pressupostos, Princípios e Estratégias. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. p. 43-67. LIMA, Kátia. Ensino a Distância, Organismos Internacionais e mercantilização da Educação. In: Mercantilização do Ensino e Ensino a Distância. Revista PUCVIVA, maio a agosto de 2009, ano 10 nº 35. LIMA, Kátia. Plano Nacional de Educação 2014-2024: nova fase do privatismo e da certificação em larga escala, In: Universidade e Sociedade, nº 55, ANDES, 2015. LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e o positivismo na sociologia do conhecimento. Tradução Juarez Guimarães e Suzanne Felicie Léwy. 9ª edição. São Paulo: Cortez, 2009. LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. Tradução Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012. MACEDO, Jussara Marques de. A Contrarreforma do Estado Brasileiro: de FCH a Lula da Silva. Revista de Educação, Gestão e Sociedade, v. 1, p. 1-17, 2011a. MACEDO, Jussara Marques de. A mundialização do capital e seus reflexos nas políticas de formação de professores no período 1990-2010. 2011b, 2v. 494 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), PP. 133-152. MACEDO, Jussara Marques de. Formação para o trabalho docente. Curitiba: Appris, 2017. MACEDO, Jussara Marques de. Gestão do Trabalho Docente no Século XXI: do capital humano ao capital intelectual. Revista FAEEBA, v. 21, no 38 (jul.dez.) 2012. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus p. 41-55, 2012. MACEDO, Jussara Marques de; LAMOSA, Rodrigo de Azevedo da Cruz. A Regulação do Trabalho Docente no Contexto da Reforma Gerencial da Educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, p. 133-152, 2015. MACHADO, Lucília R. S. Racionalização produtiva e a formação no trabalho. Trabalho & Educação – Revista do NETE, Belo Horizonte, Nº 0, p. 41-61, julho-dezembro/1996. MANDEL, Ernest. A natureza do reformismo socialdemocrata: a social democracia sem amparo. 1993. 32p. Disponível em: [http://www.marxists.org/portugues/mandel/1993/09/21.htm]. Acessado em 12/12/2010. MARINI, Ruy Mauro. Dialética da dependência. Tradução de Marcelo Dias Carcanholo. In: STÉDILE, João Pedro; TRASPADINI, Roberta (Orgs.). Ruy Mauro Marini: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2005. MARINI, Ruy Mauro. El subimperialismo brasileño. Chile: CESO/FACEA, 1977. Disponível em: [http://www.marini-escritos.unam.mx/pdf/041_subimperialismo_brasil.pdf]. Acessado em 26/05/2017. MARTINS, A. S. Burguesia e a nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo. 2007. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007. MARTINS, André Silva et alii. Fundamentos teóricos da formação/atuação dos intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia M. W. (Org). A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. São Paulo: Xamã, 2010. MARTINS, André Silva; NEVES, Lúcia M. W. (Org.). Educação básica: tragédia anunciada? São Paulo: Xamã, 2015. MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção capitalista. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stiner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Traduzido por Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 1998. MATIAS-PEREIRA, J. Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2009. MATTOS, Alexandre Morgado. A Escola Interamericana de Administração Pública (EIAP). Revista do Serviço Público, v. 97, n. 2, p. 65-76, 1965. MEDEIROS, Sonayra da Silva; RODRIGUES, Melânia Mendonça. O gerencialismo, reforma do Estado e da educação no Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 48, n. 34, p. 216-240, janeiro-abril/2014. MELO, A. A. S. de. A mundialização da educação: consolidação do projeto neoliberal na América Latina: Brasil e Venezuela. Maceió: EDUFAL, 2004. MELO, Adriana Almeida Sales de. Os organismos internacionais na condução de um novo bloco histórico. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. p. 69-82. MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. [Tradução de Francisco Raul Cornejo et alli]. 2ª edição. São Paulo: Boitempo, 2011. MÉSZÁROS, István. A ordem do capital no metabolismo social da reprodução. Ensaios Ad Hominem – Revista de Filosofia, Política e Ciência da história. Nº 1, Tomo I, p. 83-124, 1999. MÉSZÁROS, István. Desemprego e precarização: um grande desafio para a esquerda. In: ANTUNES, Ricardo. Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. P. 26-44. MÉSZÁROS, István. Marx, nosso contemporâneo, e seu conceito de globalização. ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil III. São Paulo: Boitempo, 2014. p. 25-35. NEVES, Lúcia M. W. (Org). A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. São Paulo: Xamã, 2010. NEVES, Lúcia M. W. Educação e Política no Brasil de Hoje. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1999. p. 11-38. NEVES, Lúcia M. W.; PRONKO, Marcela Alejandra. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. NEVES, Lúcia M. W.; SANT’ANNA, Ronaldo. Introdução: Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. p. 19-38. OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, n. 89, p. 1127-1144, 2004. OLIVEIRA, Dalila Andrade. Os docentes no Plano Nacional de Educação: entre a valorização e a desprofissionalização. Retratos da Escola, v. 8, p. 447-462, 2015. OLIVEIRA, Saulo Barbará de (Org.). Gestão por processos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação: foco no sistema de gestão de qualidade com base na ISO 9000:2000. 2ª edição. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2014. PAES DE PAULA, Ana Paula. Administração pública brasileira: entre o gerencialismo e a gestão social. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 1, p. 36-49, 2005. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 1993. PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. PAULANI, Leda Maria. O projeto neoliberal para a sociedade brasileira: sua dinâmica e seus impasses. In: LIMA, Júlio César França; NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/ EPSJV, 2006. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. [http://www.portaltransparencia.gov.br/]. Acessado em: 06/05/2018. PRZEWORSKI, Adam. Capitalismo e social-democracia. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. ROSSO, Sadi Dal. O ardil da flexibilidade: os trabalhadores e a teoria do valor. São Paulo: Boitempo, 2017. SEGIB – SECRETARIA GERAL IBERO-AMERICANA. Consenso de México. Organismos Ibero-americanos. Espanha. 2015. Disponível em: [https://www.segib.org/ptbr/organismos-ibero-americanos/]. Acessado em: 06/05/2018. SEGIB – SECRETARIA GERAL IBERO-AMERICANA. Consenso de México. XVI Conferencia Ibero-americana de Ministros de Administração Pública e Reforma do Estado. México. 03 e 04 de julho de 2014. Disponível em: [https://www.segib.org/wpcontent/uploads/Consenso_de_Mexico_POR.pdf]. Acessado em: 06/05/2018. SEGIB – SECRETARIA GERAL IBERO-AMERICANA. Consenso de Montevidéu. VIII Conferencia Ibero-americana de Ministros de Administração Pública e Reforma do Estado. Montevidéu. 22 e 23 de junho de 2006. Disponível em: [https://www.segib.org/wp-content/uploads/DECLAadminpublicaportu.pdf]. Acessado em: 06/05/2018. SEGIB – SECRETARIA GERAL IBERO-AMERICANA. Consenso de Santa Cruz. Organismos Ibero-americanos. Bolívia. 2003. Disponível em: [https://www.segib.org/wpcontent/uploads/VConferenciaministrosadministracinpblica(1). pdf]. Acessado em: 06/05/2018. SEGIB – SECRETARIA GERAL IBERO-AMERICANA. Declaração de Guadalajara. I Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e Governo. Guadalajara. 18 e 19 de julho de 1991. Disponível em: [https://www.segib.org/wpcontent/uploads/declaracao%20guadalajaraport.pdf]. Acessado em: 06/05/2018. SERVA, Maurício. Contribuições para uma teoria organizacional brasileira. Revista de Administração Pública, v. 24, n. 2, p. 10-21, fev./abr. 1990. SHIROMA, Eneida Oto. Gerencialismo e Liderança: novos motes da gestão educacional. Mesa redonda apresentada no VI Seminário de Pesquisa em Educação na Região Sul – ANPEd Sul, Santa Maria, junho, 2006. SHIROMA, Eneida Oto. Redes sociais e hegemonia: apontamentos para estudos de política educacional. In: AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; LARA, Angela Mara de Barros (org.). Políticas para a Educação: análises e apontamentos. Maringá: Eduem, 2011. p. 15-38. SILVA JUNIOR, João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Universidade Pública Brasileira no Sáculo XXI: educação superior orientada para o mercado e intensificação do trabalho docente. Espacios en Blanco, Series Indagaciones, Argentina , v. 23, no. 1, jun. 2013. Disponível em: [http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1515-94852013000100007&lng=es&nrm=ISO]. Acesso em: 13/12/2014. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3ª edição. Florianópolis: Laboratório de Ensino à distancia da UFSC, 2001. SOUZA, José dos Santos e ARAÚJO, Renan (Org.). Trabalho, educação e sociabilidade. Maringá (PR): Práxis; Massoni, 2010. SOUZA, José dos Santos. A “nova” cultura do trabalho e seus mecanismos de obtenção do consentimento operário: os fundamentos da nova pedagogia do capital. In: BATISTA, Roberto Leme e ARAÚJO, Renan (Org.). Desafios do trabalho: Capital e luta de classes no século XXI. Maringá (PR): Praxis, 2003. p. 173-200. SOUZA, José dos Santos. A EJA no contexto das políticas públicas de inclusão de jovens no mercado de trabalho. In: SOUZA, José dos Santos e SALES, Sandra Regina (Org.). Educação de Jovens e Adultos: políticas e práticas educativas. Rio de Janeiro: NAU Editora: EDUR, 2011. p. 15-28. SOUZA, José dos Santos. A Formação do Trabalhador no Contexto da Reconfiguração do Trabalho, da Produção e dos Mecanismos de Mediação do Conflito de Classe. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, p. 50-66, 2015. SOUZA, José dos Santos. A qualificação do trabalhador no contexto da construção de nova regularidade para a produção social da vida material no capitalismo contemporâneo. In: TUMOLO, Paulo Sérgio e Batista, Roberto Leme (Org.). Trabalho, economia e educação: perspectivas do capitalismo global. Maringá (PR): Práxis; Massoni, 2008. p. 313-341. SOUZA, José dos Santos. Crise orgânica do capital, recomposição burguesa e intensificação da precariedade do trabalho docente: fundamentos sócio-históricos da (dês) configuração do trabalho docente. Trabalho apresentado na Sessão Especial Subárea 4 dos GTs 05-09-11. In: Reunião Nacional da ANPED, XXXVIII, UFMA, São Luís, outubro de 2017. Anais da 38ª Reunião Nacional da ANPED. São Luís (MA): ANPED, 2017. Disponível em: [http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/sessoes_38 anped_2017_4_desconfiguracao_do_trabalho_docente_texto_jose_dos_santos.pdf]. Acessado em: 15/10/ 2017. SOUZA, José dos Santos. Mediação entre a Escola e o Novo Mundo do Trabalho na Formação de Técnicos de Nível Médio. Trabalho, Educação e Saúde (online), v. 16, p. 123-140, 2018. SOUZA, José dos Santos. O sindicalismo brasileiro e a qualificação do trabalhador. Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2009, 197p. SOUZA, José dos Santos. Reforma Gerencial e Novos Desafios para a Gestão do Trabalho Escolar. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 1, p. 09-20, 2016. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e luta de classes na sociabilidade do capital. In: SOUZA, José dos Santos e ARAÚJO, Renan (Org.). Trabalho, educação e sociabilidade. Maringá (PR): Práxis; Massoni, 2010. p. 133-157. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas (SP): Autores Associados, 2002. 223 p. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, qualificação, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo: fundamentos teóricos para uma análise da política de educação profissional. Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, nº 22, p. 1-15, julho-dezembro/2004. SPINK, Peter. Possibilidades técnicas e imperativos políticos em 70 anos de reforma administrativa. In: BRESSER-PEREIRA, L. C.; SPINK, P. (Org.). Reforma do Estado e administração pública gerencial. 6ª edição. São Paulo: FGV, 2005. p. 141-172. TROTSKY, Leon. A revolução permanente. Tradução Hermínio Sacchetta. São Paulo: Expressão Popular, 2007. VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Tradução Luiz Fernando Cardo. 2ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. WAHRLICH, Beatriz Marques de Souza. Evolução das ciências administrativas na América Latina. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 13, nº. 1, p. 31 a 68, mar. 1979. Disponível em: [http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/7496/5960]. Acesso em: 8/10/ 2017. WEBER, Max. O que é a burocracia? Brasília: Conselho Federal de Administração. 2018. Disponível em: [http://bluehost1.cfa.org.br/wp-content/uploads/2018/02/40livro_burocracia_diagramacao.pdf]. Acessado em: 10/04/ 2019. WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. Tradução Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReforma do Estadopor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectOrganismos Internacionaispor
dc.subjectGerencialismopor
dc.subjectGestão Educacionalpor
dc.subjectReform of the Stateeng
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectInternational Bodieseng
dc.subjectManagerialismeng
dc.subjectEducational Managementeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqCiência Políticapor
dc.titleA contribuição do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) na reconfiguração da gestão de sistemas públicos de ensino no Brasilpor
dc.title.alternativeLatin American Administration Center for Development contribution for the reconfiguration of the management of public education systems in Brazileng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Bruno de Oliveira Figueiredo.pdf2.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.