???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Leandro Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096502738397523por
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee3Alves, Marcelo Paraiso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907435299665814por
dc.date.accessioned2021-11-25T02:03:13Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leandro Pereira de. Ensino Médio Integrado: desempenho escolar dos discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas - Campus Parintins.. 2019. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5265-
dc.description.resumoMuitos fatores afetam o desempenho acadêmico dos alunos (as) no ensino médio profissional, buscar compreender o que leva os acadêmicos à escolherem o curso e permanecerem nele, saber se seu perfil socioeconômico influencia em seu interesse pelo curso é importante, tanto para a rede acadêmica quanto para as gestões destas Instituições, uma vez que possa servir como base para criação de medidas preventivas para o desenvolvimento tanto escolar quanto pessoal dos alunos (as). Com este interim, o objetivo deste estudo foi analisar quais os fatores que influenciam no e além do desempenho escolar dos discentes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas – Campus Parintins (IFAM – Parintins), tendo seus objetivos específicos pautados no levantamento histórico e legais da Educação Profissional no Brasil, com ênfase no Curso de Agorpecuária Integrado, avaliando aspectos das condições de oferta, organização didático-pedagógica, matriz curricular e outros componentes relevantes ,caracterizando seus perfis socioeconômicos, Identificando, a partir da perspectiva dos mesmos, os fatores que influenciam no e além do desempenho escolar dos estudantes, discutindo suas perspectivas futuras após a conclusão do curso. Os métodos de pesquisa foram baseados na pesquisa qualitativa com abordagem dialética, onde os sujeitos (discentes) responderam questionário de forma objetiva e através do método de roda de conversa, apresentaram suas percepções diante o curso e a instituição. Com essas discussões, foi possível concluir que o desempenho dos discentes não está apenas vinculados a seus interesses sobre ensino/aprendizagem, mas sim, podem ser influenciados e afetados pelas opiniões familiares, estrutura familiar e institucional e relação com professores e colegas de turma. Observou-se que a Instituição, bem como outras instituições federais do Brasil, não possui estrutura física especifica para se manter o curso na integra, a falta de laboratórios se perfazem como empecilhos para as atividades práticas dos alunos, porém, as visitas técnicas em áreas e locais de parceiros da Instituição, serviram como válvula de escape para o contato prático do discentes com o curso. Constatou-se ainda que, a maioria dos alunos do curso integrado de Agropecuária são de famílias de baixa renda, onde utilizam-se dos recursos ofertados pela Instituição para se manterem em tempo integral. No entanto, tal situação financeira dos discentes não afeta em suas percepções futuras. Dentro das percepções dos discentes observou-se que, após seu ingresso no curso de Agropecuária, eles iniciaram uma nova realidade escolar, onde deveriam se dedicar mais, além do que, passaram a formalizar opiniões mais criticas e perspectivas de um futuro melhor, caso se esforcem mais e busquem se profissionalizar. Atentou-se ainda, que é primordial para o desempenho acadêmico do aluno, seus relacionamentos com professores e entre seus colegas de classe. Com suas percepções, observou-se que o método de ensino dos professores são o que acarretam o interesse dos alunos nos conteúdos do curso. Portanto, conclui-se que a escola tem grande participação da decisão vocacional do discente, formando e delineando suas opiniões críticas e influenciando no seu desempenho escolar e pessoal.por
dc.description.abstractMany factors affect students' academic performance in high school, seek to understand what leads academics to choose the course and remain in it, whether their socioeconomic profile influences their interest in the course is important, both for the academic network and for the institutions, since it can serve as a basis for creating preventive measures for the academic and personal development of students. In this context, the objective of this study is to analyze the factors that influence in and beyond the school performance of the students of the Integrated Farming Course of the Federal Institute of Amazonas - Campus Parintins (IFAM - Parintins), having your specific objectives based on the historical and legal survey of Professional Education in Brazil, with emphasis on the Integrated Farming Course, evaluating the aspects of the subjects offered conditions, didactic-pedagogical organization of the curriculum matrix and other relevant components; characterizing your socioeconomics profiles; identifying, from the students perspective, factors that influence in and beyond students school performance, discussing future perspectives after the conclusion of the course. The research methods were based on the qualitative research with dialectical approach, where the subjects (students) answered questionnaire objectively and through the talk wheel method presented their perceptions regarding the course and the institution. With these discussions, it was possible to conclude that students' performance is not only linked to their interests in teaching/learning, but rather can be influenced and affected by family opinions, family and institutional structure and relationships with teachers and classmates. It was observed that the Institution, as well as other federal institutions in Brazil, does not have a specific physical structure to maintain the course in its entirety, the lack of laboratories is an obstacle to students practical activities. However, technical visits in areas and partner sites of the Institution, served as an escape valve for the students' practical contact with the course. It was also verified that, the majority of the students of the integrated course of Farming are of families of low income, where they use of the resources offered by the Institution to be maintained in full time. However, such financial situation of the students does not affect in their future perceptions. Within the perceptions of the students it was observed that, after joining the course of Farming, they started a new school reality, where they should dedicate more, beyond which, they came to formalize more critical opinions and perspectives of a better future, if try harder and seek professionalism. It was also emphasized that it is paramount for the student's academic performance, his relationships with teachers and among his classmates. With their perceptions, it was observed that the teaching method of the teachers are what cause the interest of the students in the contents of the course. Therefore, it is concluded that the school has great participation of the vocational decision of the student, forming and delineating their critical opinions and influencing in their academic and personal performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-11-25T02:03:13Z No. of bitstreams: 1 2019 - Leandro Pereira de Oliveira.pdf: 4539452 bytes, checksum: e0e60ce879b6457b0147f08d3d3a53ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-25T02:03:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Leandro Pereira de Oliveira.pdf: 4539452 bytes, checksum: e0e60ce879b6457b0147f08d3d3a53ba (MD5) Previous issue date: 2019-08-29eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67658/2019%20-%20Leandro%20Pereira%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABRAÃO, Camila Ferreira. Ensino Integrado: articulações e possibilidades para um currículo pautado no diálogo de diferentes saberes. 2014. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Soropédica, 2014. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/files/2015/11/Camila-Ferreira- Abr%C3%A3o.pdf. Acesso em: 03 fev. 2019. ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Trabalho e estudo: uma conciliação desafiante. In.: FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia, 4., 2012, Parnaíba. Anais [...] Campina Grande: REALIZE Editora, 2012, p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/ed3d2c21991e3bef5e069713af9fa6ca.pdf . Acesso em: 07 jun. 2019. ALMUDI, Tiago; PINHEIRO, José Olenilson Costa. Dados estatísticos da produção agropecuária e florestal do Estado do Amazonas: ano 2013. Brasília: Embrapa, 2015. 105 p. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/127984/1/Livro- GCEA.pdf. Acesso em: 02 fev. 2019. ANDRADE, Joana Paula Costa Cardoso; ANDRADE, João Maria Cardoso. As dificuldades de aprendizagem e os problemas emocionais e de conduta na sala de aula. In.: Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva. 2., 2016, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID3 940_20102016171135.pdf. Acesso em: 06 jun. 2019. ANTONIO, Clésio Acilino; LUCINI, Marizete. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 177- 195, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a05v2772.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019. ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação e Sociedade, v. 25, n. 87, p. 335-351, 2004. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21460.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019. ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão. Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. Disponivel em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 30 jan. 2019. BARATO, Jarbas Novelino. Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a Educação Profissional. Boletim Técnico Senac, v. 34, n. 3, p. 4-15, set./dez. 2008. Disponivel em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/262/245. Acesso em: 30 jan. 2019. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010. BASTOS, Juliana Curzi. Efetivação de Escolhas Profissionais de Jovens Oriundos do Ensino Público: Um Olhar sobre suas Trajetórias. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 66 São Paulo, v. 6, n. 2,p. 31-43, dez. 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v6n2/v6n2a04.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019. BEVILAQUA, Raquel; CARVALHO, Evanir Piccolo. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: concepções e desafios no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Diálogo e Interação, v. 1, p. 01-09, 2009. ISSN 2175-3687. Disponivel em: http://www.faccrei.edu.br/wp-content/uploads/2016/10/diartigos2.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Planalto Federal. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 08 jun. 2019. _______. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília: Planalto Federal. 2004. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 30 jan. 2019. _______. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: Documento Base. Brasília: MEC/SEPT, 2007a. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 03 fev. 2019. _______. Decreto nº 6.135, de 26 de Junho de 2007. Dispõe sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e dá outras providências. Brasília: Planalto Federal. 2007b. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2007/decreto-6135-26- junho-2007-555845-publicacaooriginal-75331-pe.html. Acesso em: 08 jun. 2019. _______. Lei nº 11.892, de 29 de Dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.. Brasília: Planalto Federal. 2008a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 08 jun. 2019. BREITENBACH, Fabiane Vanessa. A Educação do Campo no Brasil: uma história que se escreve entre avanços e retrocessos. Revista Espaço Acadêmico, ano 9, v. 11, n. 121, p. 116- 123, jun. 2011. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12304/7068. Acesso em: 08 jun. 2019. BURNIER, Suzana. et al. Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p. 343-358, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a13v1235.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019. CAETANO, Saul Silva. Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações. 2011. 268 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/95425/299889.pdf?sequence=1 &isAllowed=y. Acesso em: 02 fev. 2019. CANALI, Heloísa Helena Barbosa. A trajetória da Educação Profissional no Brasil: desafios da construção de um Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. In.: Simpósio Sobre 67 Trabalho e Educação, 5., 2009, Belém. Apresentação Oral. Belém: Universidade Federal do Pará. 2009. Disponível em: http://www.uepg.br/formped/disciplinas/PoliticaEducacional/CANALI.pdf, Acesso em 20 jan. 2019. CARELLI, Maria José Guimarães; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Condições temporais e pessoais de estudo em universitários. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v.2, n.3, p.265-278, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v2n3/v2n3a06 . Acesso em: 07 jun. 2019. CARVALHO, R. As Tecnologias no Cotidiano Escolar: Possibilidades de Articular o Trabalho Pedagógico aos Recursos Tecnológicos. In.: O professor PDE (2009) e dos desafios da escola publica Paranaense. Secretaria de Estado da Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cambará. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1442-8.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019. CAVALCANTE, Carmem Haab Lutte; SANTOS JUNIOR, Pedro Aureliano dos. Fatores que influenciam o desempenho escolar: a percepção dos estudantes do curso Técnico em Contabilidade do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 14, n. 21, p. 01-112, jan./jun. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19250/1/VariaveisSocioeconomicasDesempen ho. Acesso em: 08 jun. 2019. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2008. CIAVATTA, Maria. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, p. 1-20, 2005. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087. Acesso em: 20 jan. 2019. DIAS, Jussara; FREIRE, Lucienne. Diversidade: Avanço Conceitual para a Educação Profissional e o Trabalho – Ensaios e Reflexões. Brasília: OIT, 2002 DONADEL, Nelci José. Expectativas Profissionais dos Alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio da Área de Agropecuária do Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, RS. 2010. 41 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/files/2015/08/Nelci-Jose- Donadel.pdf. Acesso em: 08 jan. 2019. ESTEVES, Eliel Soares. Fatores que influenciam nas escolhas profissionais dos jovens do ensino médio das escolas públicas e privadas do município de Espigão d’ Oeste-RO. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014. Disponível em: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/945. Acesso em: 02 jul. 2019. ESTIVALETE, Emerson Bianchini. Currículo integrado: uma reflexão entre o legal e o real. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: 68 http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/5774/1/000457206-Texto%2BCompleto- 0.pdf. Acesso em: 03 fev. 2019. FERREIRA, Fabiano de Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto. Educação do Campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Revista Eletrônica de Educação, ano 5, n. 09, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/educacao-docampo- um-olhar-historico-uma-realidade-concreta.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019. FIGUEIREDO, Natália Gomes da Silva; SALLES, Denise Medeiros Ribeiro. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.25, n. 95, p. 356-392, abr./jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v25n95/1809-4465-ensaio-S0104-40362017002500397.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019. FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia científica ao alcance de todos. 4. ed. Manaus: Valer, 2010. FREIRE, Paulo. O compromisso do profissional com a sociedade, in Educação e mudança. 10. ed. Trad. Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. FREITAS, S. M. P. Educação profissional e qualidade de ensino: traçando um perfil sociográfico dos estudantes da EAF-Alegre, Espírito Santo. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/71. Acesso em: 09 jun. 2019. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 71-87, jun./jan. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/8463/7770. Acesso em: 10 jan. 2019. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Trabalho Necessário, v.3, n. 3, p. 1-26, 2005. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4578/4214. Acesso em: 11 jan. 2019. GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2008. GOMES, Adailda; REGIS, André . Desempenho e infraestrutura: mapeamento das escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro. In.: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 3., 2012, Zaragoza, Espanha. Anais [...] Zaragoza, Espanha: Anpae, Série Cadernos Anpae, v. 15. 2012. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/AdaildaGomesDeOliveira_res_int_G T1.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019. GOMES, Andréa Regina de Carvalho; MALACARNE, Vilmar. Os alunos do ensino médio e os desafios das escolhas para a formação profissional. In.: Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas – SENIEE, 3., 2009. Francisco Beltrão. Anais [...] Cascavel: Edunioste, 2009, v.1, p- 314-319. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2419-8.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019. 69 GUARDA, Gelvane Nicole. et al. A roda de conversa como metodologia educativa: o diálogo e o brincar oportunizando o protagonismo infantil na sala de aula. In.: Congresso Nacional de Educação, 4., 2017, Curitiba. Anais [...] Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2017, p. 12886 – 12899. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26991_13947.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019. GUSMÃO, Claudio Alexandre. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: a perda do caráter profissionalizante?. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasilia, Brasília, 2016. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/20249/1/2016_ClaudioAlexandreGusm%C3%A3o.p df. Acesso em: 11 jan. 2019. IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Parintins. Plano de Curso: Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma Integrada. Parintins: IFAM, 2012. Impresso. IFAM – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 2014 – 2018. Manaus: IFAM, 2014. Disponível em: 200.129.168.182:4030/attachments/download/14126/PDI-2014-2018-21-08-15(1).pdf. Acesso em: 02 fev. 2019. IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Parintins. Projeto Político Pedagógico Institucional – PPPI: Os primeiros passos para uma construção coletiva. Manaus: IFAM, 2016. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/proreitorias/ ensino/pppi/sobre/documento-base/documentos/0000026319-orientacoes-para-aconstrucao- participativa-do-pppi.pdf. Acesso em: 02 fev. 2019. INSTITUTO POSITIVO. Fatores que influenciam o desempenho escolar: o que os alunos dizem? Curitiba: Positivo, 2013. JORDANI, Paulo Sergio. et al. Fatores determinantes na escolha profissional: um estudo com alunos concluintes do ensino médio da região Oeste de Santa Catarina. Revista ADMpg Gestão Estratégica, Ponta Grossa, v. 7, n. 2, p.25-32, 2014. Disponível em: http://www.admpg.com.br/revista2014_2/Artigos/3%20-%20Artigo_3.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019. KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, v.41, n.144, p. 752-769, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a06.pdf. Acesso em: 30 jun. 2019. KRÜGER, Edelbert. O Resgate Histórico da Função Social da Educação Profissional Brasileira, à luz do Decreto 2.208/97: um estudo do perfil socioeconômico do aluno do CEFET-RS. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/20249/1/2016_ClaudioAlexandreGusm%C3%A3o.p df. Acesso em: 11 jan. 2019. KUENZER, Acácia Zeneida. Educação e Trabalho no Brasil: o estado da questão. Brasília: INEP, 1991. _________, Acácia Zeneida; GRABOWSKI, Gabriel. A produção do conhecimento no campo da Educação Profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, n. 32, p. 22-32, 70 2016. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4983/1566. Acesso em: 11 jan. 2019. LINKE, Elizandra Campos; NOGUEIRA, Bárbara Campos; LINKE, Elisangela Campos. A evasão escolar no ensino técnico profissionalizantes. In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 22., 2017. Cruz Alta. Anais [...] Cruz Alta: Unicruz, 2017. p. 1-14. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais- 2017/XXII%20SEMIN%C3%81RIO%20INTERINSTITUCIONAL%202017%20- %20ANAIS/GRADUA%C3%87%C3%83O%20- %20TRABALHOS%20COMPLETOS_Ci%C3%AAncias%20Sociais%20e%20Humanidades /A%20Evas%C3%A3o%20escolar%20a%20n%C3%ADvel%20t%C3%A9cnico%20profissio nalizante.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019. LOPÉZ, F. Problemas afetivos e de conduta na sala de aula. In: COLL, César. et al. Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, v. 3, p. 113-128, 2004. LOPONTE, Luciana Neves. A trajetória do jovem estudante do ensino técnico, na opinião dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. In.: Simpósio Brasileiro, 25. e Congresso Ibero Americano de Politica e Administração da Educação,2011,São Paulo. Cadernos ANPAE. São Paulo: ANPAE, 2011, v.11. Disponivel em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoes Relatos/0298.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1990. LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2007. MANFREDI, Sílvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2002. MANSOR, Paulo Robson. Egressos da Escola Agrotécnica Federal de Alegre e sua inserção regional. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2005. Disponível em: http://www.bdae.org.br/bitstream/123456789/2027/1/tese.pdf. Acesso em: 02 fev. 2019. MASIERO, Bruna Gabriela; CUNHA, Maribel Barbosa da; SILVA, Jackson Ricardo Pereira de Lucena; COSTA, Sílvia Fernanda Souza Dalla; PORTOLAN, Alessandra Carine; JEPPE, Ronaldo José. O ensino agrícola do curso técnico em agropecuária visto sob a ótica feminina: resgate oral e documental das primeiras “Agricolinas”. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituo Catarinense, v. Ano 2, p. 51-54, 2015. Disponível em: publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/download/95/61/. Acesso em: 09 jun. 2019. MEIRA, Cristiane Araujo. A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Espirito Santo, 2015. Disponível em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_9068_Disserta%E7%E3o%20Final%20- %20Cristiane%20Meira.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019. 71 MELO, Marcia Cristina Henares de. Construção social do conceito de adolescência e suas implicações no contexto escolar. 2013. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta grossa. 2013. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/1345/1/Marcia%20Cristina%20de%20Melo.pdf. Acesso em: 30 jun. 2019. MELO, Márcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de Conversa: uma proposta Metodológica para a construção de um espaço de diálogo no Ensino Médio. In: Imagens da Educação, v. 4, n. 2, 2014. MELO, Ricardo Henrique Vieira de Melo. et al. Roda de Conversa: uma Articulação Solidária entre Ensino, Serviço e Comunidade. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n.2, p. 301-309; 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v40n2/1981-5271- rbem-40-2-0301.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019. MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Reforma Francisco Campos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/reforma-francisco-campos/. Acesso em: 04 jan. 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Portaria n.º 870, de 16 de Julho de 2008. Brasília – DF: MEC, 2008. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/portarias/portaria8702008.pdf. Acesso em: 04 fev. 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Portaria n.º 687, de 27 de Maio de 2010. Brasília – DF: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5971-port- 2010-687&Itemid=30192. Acesso em: 04 fev. 2019. MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057- 1080, out./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478- rbedu-20-63-1057.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019 OLIVEIRA, Antonio Roque Sarmento de. EAFSalinas como socializadora de tecnologia: cana-de-açúcar na alimentação de suínos na fase de terminação. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, UFRRJ, 2008. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1705. Acesso em: 07 jun. 2019. OLIVEIRA, Rosângela de Amorim Teixeira de. Concepção de integração curricular presente nos cursos de ensino médio integrado em agropecuária do Instituto Federal Catarinense. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/123162/326471.pdf?sequence=1&isAl lowed=y. Acesso em: 03 fev. 2019. 72 ___________; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do; BRANDT, Andressa Graziele. A Integração Curricular nos Cursos de Ensino Médio Integrado em Agropecuária: Percepções e Práticas Pedagógicas. In: LIMA, Maria Socorro Lucena. et al. (Orgs.). Didática e a prática de ensino na relação com a escola, Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 00385-00397. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro1/46- %20A%20INTEGRA%C3%87%C3%83O%20CURRICULAR%20NOS%20CURSOS%20D E%20ENSINO%20M%C3%89DIO%20INTEGRADO%20EM%20AGROPECU%C3%81RI A%20PERCEP%C3%87%C3%95ES%20E%20PR%C3%81TICAS%20PEDAG%C3%93GI CAS.pdf. Acesso em: 02 fev. 2019. PALERMO, Gabriele; SILVA, Denise Britz do Nascimento; NOVELLINO, Maria Salet Ferreira. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos Populares, Rio de Janeiro, v. 31, n.2, p. 367-394, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v31n2/a07v31n2.pdf. Acesso em: 08 fev. 2019 PAN, Miriam A. G. S., et al. Psicologia educacional na universidade: A construção de um modelo junto à Assistência Estudantil. In.: Seminário IberoAmerciano, 1., Itajaí. Comunicação Oral. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2013. Disponível em: https://slidex.tips/download/psicologia-educacional-na-universidade-a-construao-de-ummodelo- junto-a-assisten Acesso em: 10 jun. 2019. PERASSINOTO, Maria Gislaine Marques Perassinoto; BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK , José Aloyseo. Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental. Avaliação Psicológica, v.3, n.12, p. 351-359. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v12n3/v12n3a10.pdf. Acesso em: 30 jun. 2019. PRADELLA , Leticia Cristina Chiavini do Couto. Fatores que interferem na escolha profissional e o conceito de vocação. Relatório sobre escolha profissional. [São Carlos: USP], 2015. 19 p. Disponível em: http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20152/SLC0631-1/escolha_profissional.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019. QUEIROZ, João Batista Pereira de. A educação do campo no Brasil e a construção das escolas do campo. Revista Nera, Presidente Prudente, v. 14, n. 18, p. 37-46, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/1347-3845-1- PB.pdf. Acesso em: 08 fev. 2019 RAITANI JÚNIOR, Antonio Alir Dias. Portfólio na disciplina práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/90910. Acesso em: 06 jun. 2019. RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio Integrado. Belém: SEDUC/PA, 2008. RAMOS, Marise. O estudo dos saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 4, p. 105-125, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/06.pdf. Acesso em: 08 fev. 2019 73 RIBEIRO, Andressa de Freitas. Taylorismo, Fordismo e Toyotismo. Lutas Sociais. São Paulo, v. 19, n. 35, p. 65-79, jul./dez. 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ls/article/view/26678/pdf. Acesso em: 11 fev. 2019. ROSEMBERG, Fúlvia. A educação de mulheres jovens e adultas no Brasil. In.: Saffioti, H., Muñoz-Vargas, M. Mulher brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, Nipas; Brasília: UNICEF, p. 27-62, 1994. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/download/11411/8316. Acesso em: 08 jun. 2019. RUMBERGER, Russel W. Dropping out: why students drop out of high school and what can be done about it. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2011. Disponível em: https://www.degruyter.com/viewbooktoc/product/184591. Acesso em: 11 jun. 2019. SALVARO, Giovana Ilka Jacinto; QUADROS, Samantha Maciel; ESTEVAM, Dimas de Oliveira. Projetos Profissionais de estudantes de um curso técnico em Agropecuária. Psicologia & Sociedade, v. 28, n. 2, p. 309-319, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v28n2/1807-0310-psoc-28-02-00309.pdf. Acesso em: 08 jun. 2019. SAMPAIO, Juliana. et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, n. 2, p.1299 – 1311, dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v18s2/1807-5762-icse-18-s2-1299.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019. SANTOS, Aline Coêlho dos. A importância do ensino de ciências na percepção de alunos de escolas da rede pública municipal de Criciúma – SC. Revista Univap, São José dos Campos, v. 17, n. 30, p. 68-80, dez. 2011. Disponível em: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/download/29/26. Acesso em: 02 jul. 2019. SATYRO, Natália; SOARES, Sergei. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: IPEA, 2007. (Texto para Discussão nº 1267). Disponível em: http://ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1267.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019. SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 10 fev. 2019. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2008. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muzkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2001. SOARES, Ana Maria Dantas. Política educacional e configurações dos currículos de formação de técnicos em Agropecuária, nos anos 90: Regulação ou Emancipação?. 2003. 250 f. Tese (Philosophiae Doctor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Soropédica, 2003. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2010-2/1SF/Textos/Tese_Ana_Dantas.pdf. Acesso em: 13 out. 2019. 74 SOBRAL, Francisco José Montório. Retrospectiva histórica do Ensino Agrícola no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, v.2, n. 2, p. 78-95, 2009. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2953/pdf_14. Acesso em: 11 fev. 2019. STEIMBACH, Allan Andrei. Juventude, escola e trabalho: razões da permanência e do abandono no curso técnico em agropecuária integrado. 2012. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/---ilobrasilia/ documents/publication/wcms_224250.pdf. Acesso em: 15 mai. 2019. TAPIA, Jesus Alonso; MONTERO, Ignacio. Orientação motivacional e estratégias motivadoras na aprendizagem escolar. In: COLL. César; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. ed. 2, vol.2, Porto Alegre: ArtMed, p. 177-192. 2004. TAYAMA, Sonia Satiko Kohatsu. Estratégias motivacionais no processo ensino aprendizagem: uma proposta para o 7º ano do ensino fundamental. In.: O professor PDE (2010) e dos desafios da escola publica Paranaense. Secretaria de Estado da Educação; Universidade Estadual de Londrina, v. 1, Londrina, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/20 10_uel_ped_artigo_sonia_satiko_kohatsu.pdf. Acesso em: 30 jun. 2019. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2007. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2008. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016. VIDIGAL, Letícia; ZAMBON, Amanda; NASCIMENTO, Mari Clair Moro. Concepções avaliativas: reflexos na prática docente. In.: Jornada de Didática, 2., e Seminário de Pesquisa do CEMAD, 1., 2013. Anais [...] Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013, p. 109 – 123. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/II%20Jornada%20de%20Didatica %20e%20I%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD%20- %20Docencia%20na%20educacao%20Superior%20caminhos%20para%20uma%20praxis%2 0transformadora/CONCEPCOES%20AVALIATIVAS%20REFLEXOS%20NA%20PRATIC A%20DOCENTE.pdf. Acesso em: 30 jun. 2019. WITTACZIK, Lidiane Soares. Educação Profissional no Brasil: histórico. E-Tech: Atualidades Tecnológicas para Competitividade Industrial. Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 77-86, 1.sem. 2008. Disponível em: http://etech.sc.senai.br/index.php/edicao01/article/view/26/21. Acesso em: 11 fev. 2019.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesempenho acadêmicopor
dc.subjectcurso técnicopor
dc.subjectInstituo Federal de Parintinspor
dc.subjectAcademic performanceeng
dc.subjecttechnical courseeng
dc.subjectFederal Institution of Parintinseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEnsino Médio Integrado: desempenho escolar dos discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas - Campus Parintins.por
dc.title.alternativeIntegrated High School: school performance of students of the Technical Course in Farming of the Federal Institute of Amazonas - Campus Parintins.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Leandro Pereira de Oliveira.pdf2019 - Leandro Pereira de Oliveira4.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.