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dc.creatorRangel, Raphaela Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251036187446190por
dc.contributor.advisor1Saldanha, Jorge Alberto Velloso-
dc.contributor.referee1Domingues Junior, Paulo Lourenço-
dc.contributor.referee2Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-11-01T18:52:21Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.citationRANGEL, Raphaela Pereira. O marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5212-
dc.description.resumoO marketing político não é um tema fácil de ser discutido. Os atuais escândalos na política nos últimos anos fazem com que este seja visto, quase sempre, como algo danoso a sociedade. Nas campanhas eleitorais, é fundamental entender o conceito de marketing político, dado que este é visto em quase todos os segmentos de comunicação do processo eleitoral. Muitas pesquisas sobre o tema se resumem a estudar o conceito e a sua relação com a política em si. O presente estudo teve como objetivo esclarecer como o marketing político é praticado durante as campanhas eleitorais para a reitoria dentro de uma instituição federal de ensino superior. Para tanto, foram entrevistados candidatos a reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro afim de investigar como se desenvolve o processo eleitoral nesta universidade, como os grupos políticos se desenvolvem, como as chapas concorrentes se organizam e como os candidatos veem a comunicação eleitoral durante as campanhas eleitorais e o próprio processo eleitoral da universidade. Com esse intuito, a pesquisa qualitativa foi desenvolvida por meio do método fenomenológico de natureza exploratória, com o uso pesquisa documental e bibliográfica, e entrevistas de forma estruturada seguindo um roteiro que abordou conceitos do referencial teórico correlacionado aos objetivos do estudo. Os resultados obtidos demonstraram que muitos dos candidatos não possuem conhecimento sobre os processos eleitorais dentro da própria sociedade acadêmica que está inserido e que estes, muitas vezes, praticam o marketing político por influência de outros indivíduos, sem terem, de fato, conhecimento sobre o que é o marketing político. Através da pesquisa, constatou-se, também, a necessidade que a Universidade Rural tem de criar e explorar novos meios de comunicação.por
dc.description.abstractMarketing communication is not easy to discuss. The current scandals in politics in recent years have often seen it is damaging to society. In electoral campaigns, the meaning of the marketing concept, which is seen as almost all communication segments of the electoral process, is fundamental. Much research on the subject boils down to a concept and a relationship to politics itself. This study aimed to inform political marketing during election campaigns for the rectory of a federal higher education institution. To this end, candidates for the rectory of the Federal University of Rio de Janeiro were interviewed, as were candidates for the university, as the main teaching groups, such as the electoral elections and the university’s own electoral process. For this purpose, a qualitative research was developed through the phenomenological method of exploratory nature, using documental and bibliographical research, and the interviews in a structured way following a script of concepts of the theoretical framework correlated to the objectives of the study. The results showed that many of the candidates are unaware of the electoral processes within their own academic society and that they often practice policy marketing in other ways without actually knowing what they are doing. It is political marketing. Through research, it is also important for the Rural University to create and expose new media.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-11-01T18:52:21Z No. of bitstreams: 1 2019 - Raphaela Pereira Rangel.pdf: 1346433 bytes, checksum: 685a5bd1d5edc7d9dc7aa6aad533030a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-01T18:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Raphaela Pereira Rangel.pdf: 1346433 bytes, checksum: 685a5bd1d5edc7d9dc7aa6aad533030a (MD5) Previous issue date: 2019-04-29eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67440/2019%20-%20Raphaela%20Pereira%20Rangel.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto Três Riospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMarketing Políticopor
dc.subjectProcesso Eleitoralpor
dc.subjectReitoriapor
dc.subjectPolitical Marketingeng
dc.subjectElectoral Processeng
dc.subjectRectoryeng
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.titleO marketing político no processo eleitoral para Reitoria em uma Instituição do Ensino Superior: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)por
dc.title.alternativePolitical marketing in the electoral process for Rectory in a Higher Education Institution: a study at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ)eng
dc.typeDissertaçãopor
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