???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSales, Alessandro Heleno Lima-
dc.contributor.advisor1Souza Neto, Silvestre Prado de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0125982932251379por
dc.contributor.referee1Souza Neto, Silvestre Prado de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0125982932251379por
dc.contributor.referee2Melo Neto, Francisco Paulo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9533548271378993por
dc.contributor.referee3Pereira, Paulo Cesar Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1502043071137275por
dc.date.accessioned2021-10-27T19:12:01Z-
dc.date.issued2014-03-30-
dc.identifier.citationSALES, Alessandro Heleno Lima. Empreendedorismo nas micro e pequenas empresas no Brasil. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5178-
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, a partir de informações conceituais aliadas a entrevistas com empreendedores ativos em micro e pequenas empresas, o que possibilitou um melhor entendimento sobre o posicionamento desta categoria de empresa e a importância do empreendedor no contexto nacional. Recentemente o empreendedorismo ou entrepreneurship ganhou força no mundo e principalmente no Brasil, apesar de ser considerado por alguns como modismo. No intuito de identificar sua importância, além dos conceitos sobre o que é e quem é empreendedor, foi levantada a situação do empreendedorismo social, que é visto como fonte de iniciativa para promoção do bem estar humano, gerando um ativo social que supera de sobremaneira as iniciativas desprovidas de espírito empreendedor, além do intra-empreendedorismo, que se for bem orientado, contribui para que a partir da criatividade do empreendedor interno da organização se promova sinergia para criar e manter vantagem competitiva frente ao mercado. O estudo teve como objetivo esclarecer sua relevância, a partir da análise do conceito de empreendedorismo e seu processo. Foi verificado então a potencial geração de riqueza, emprego e renda largamente desperdiçada em razão da falta de infra-estrutura e apoio institucional. Para desenvolvimento do estudo, buscou-se conhecer a opinião de certos autores e, dos dados de pesquisa, no intuito de identificar o posicionamento dos empreendedores e principalmente suas reais necessidades e interesses. Ficaram caracterizadas suas necessidades e algumas possibilidades para que possam desenvolver atividades empreendedoras com menor risco. Para que isso aconteça, os empreendedores necessitam de acesso a crédito. Porém isso não é suficiente, havendo então necessidade também de apoio e acompanhamento, pois a inexperiência em relação aos ramos de atividade, mostrou-se significativa. Foi verificada também a questão tributária que inibe ações empreendedoras e contribui para redução de margem, criando obstáculos ao fomento. Considerando a atuação das micro e pequenas empresas no Brasil e o processo de empreendedorismo, foi sugerida a criação de um modelo de apoio e acompanhamento do processo empreendedor, aliada a uma instituição financeira oficial, que tome por propósito o fomento ao empreendedorismo.por
dc.description.abstractThis research was realized in the city of Rio de Janeiro, based on conceptual information allied to interviews with entrepreneurs acting in micro and small companies. It enables a better explanation of the positioning of this category of companies in the national scenario, as well as the importance of the entrepreneur in this context. Recently, the entrepreneurship or empreendedorismo has gain strength in the world and principally in Brazil, despite being considered by some as a fad. In the intent of identifying your importance, beyond the concepts of what is entrepreneurship and who is an entrepreneur, it was raised the situation of social entrepreneurship, that is seen as a source of an initiative to promote human welfare. Generating a social asset that overcomes enough the assets unprovided of entertaining spirit, besides of intra-entrepreneurship that if it’s well guided, it contributes to that starting from the creativity of the internal entrepreneur of the organization, it promotes synergy to create and maintain a competitive advantage against the market. This study had as its objective to clarify your relevance, starting on the analysis of the concept of entrepreneurship and your process. It was verified the potential generation of wealth, job, and income widely wasted in reason of the lack of infrastructure and institutional support. For the development of the study, it was searched the opinion of some authors added to search data in the intention of identifying the positioning of the entrepreneurs and principally your real necessities and interests. So, your necessities were characterized and some possibilities so they can develop entrepreneur activities with a lower risk. So that happens, the entrepreneurs need access to credit. However, this is not enough, having to need then of support and attendance, because of the inexperience in relation to the activity branches, was shown significant. It was also verified the tax issue that it inhibits enterprising actions and contributes to profit margin reduction and not the stimulation. Considering the performance of the micro and small companies in Brazil and the process of entrepreneurship, it was suggested the creation of a support and attendance model of the entrepreneur process. Associated to an official financial institution, that it takes for the purpose of the stimulation of the entrepreneurship.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-10-27T19:12:01Z No. of bitstreams: 1 2004 - Alessandro Heleno Lima Sales.pdf: 9543325 bytes, checksum: 219828de7b449cb1659c9db7d6244c51 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-27T19:12:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2004 - Alessandro Heleno Lima Sales.pdf: 9543325 bytes, checksum: 219828de7b449cb1659c9db7d6244c51 (MD5) Previous issue date: 2014-03-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67309/2004%20-%20Alessandro%20Heleno%20Lima%20Sales.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesRIBEIRO, Fabiana. Pequena Empresa à Espera da Lei. Rio de Janeiro: O Globo - Boa Chance, p.1, 2004. PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini, Metodologia da Pesquisa - Abordagem TeóricoPrática. São Paulo: Papirus, 2003 As Micro e Pequenas Empresas Comerciais e de Serviços no Brasil 2001. Estudos & Pesquisas - Informação Econômica Número l. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, 2003. BERNARDI, Luis Antônio. Manual de Empreendedorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003 DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: Como ser Empreendedor, Inovar e se Diferenciar na sua Empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. Empreendedorismo no Brasil GEM Global Entrepreneurship Monitor. Paraná: IBQP, SEBRAE, Relatório Global 2002. GUIMARÃES, Liliane de Oliveira. A Experiência Norte-Americana na Formação de Empreendedores - Contribuições das Universidades de Saint Louis, Indiana e Babson College. São Paulo: EAESP/FGV, 2002. MELO NETO, Francisco de Paulo de & FRÓES, César. Empreendedorismo Social: A Transição para a Sociedade Sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002 NAKASHIMA, Norio. Gestão do Empreendedorismo como Fonte de Vantagem Competitiva. São Paulo: EAESP/FGV, 2002. 66 AGOSTINI, João Paulo. Critérios de Avaliação para Projetos Empreendedores Sociais. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. BENSADON, Abraham David de Carvalho. Pequenas Empresas: Procedimentos para o Planejamento Organizacional do Empreendedor Contemporâneo. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. CASAROTTO FILHO, Nelson & PIRES, Luís Henrique. Redes de Pequenas e Médias Empresas e Desenvolvimento Local, São Paulo: Atlas, 2001. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios, Rio de Janeiro: Campus, 2001. HAEMING, Waléria Klkamp. Gerenciamento da Comunicação numa perspectiva Empreendedora: Uma Reflexão Sobre a Linguagem do Discurso Pedagógico. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001 LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa. São Paulo: Atlas, 2001. VIEIRA, Renata de Martins Faria. Elaboração de Projetos Sociais: Uma Aplicação. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. BRAZEAL, Deborah V. A Génese do Empreendedorismo: Mudanças, Inovação e Criatividade. Departament of Management and Human Resources Califórnia State Polytechnic University - Traduzido e Adaptado por DA SILVA, Jovino Moreira, 2000. NAJBERG, Sheila et al. Sobrevivência das Firmas no Brasil: dez. 1995/dez, 1997. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 33-48, jun. 2000. ZACCARELLI, Sérgio B. Estratégia e Sucesso nas Empresas. São Paulo: Saraiva, 2000. 67 DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luisa. São Paulo: Cultura Editores Associados 1999. DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor: A Metodologia de Ensino que ajuda a Transformar Conhecimento em Riqueza. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary, Princípios de Marketing. LTC, 1999 BATEMAN, Thomas S.& SNELL, Scott A. Administração: Construindo Vantagem Competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. FILION, Louis Jacques, Empreeendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios, Revista Administração, São Paulo v.34, n.2, p.05-28, abril/junho de 1999. DEES, J. Gregory. O Significado de Empreendedorismo Social. Escola de Graduação em Administração - Universidade de Stanford (Stanford University), 1998. BYGRAVE, William D.& D'HEILLY, Dan. The Portable MBA in Entrepreneurship Cases Studies. Canadá: John Wiley & Sons, Inc., 1997. HAMMER, Michael & CHAMPY, James. Reengenharia Revolucionando a Empresa: Em Função dos Clientes, da Concorrência e das Grandes Mudanças da Gerência. Rio de Janeiro: Campus, 1994. ADIZES, Ichak. Os Ciclos de Vida das Organizações: Como e Por Que as Empresas Crescem e Morrem e o Que Fazer a Respeito. São Paulo: Pioneira, 1990. BURNS, Paul & DEWHURST, Jim. Small Business and Entrepreneurship. London: Macmillan, 1989. ARAUJO, Eduardo Borba de. Entrepreneurship e Intrapreneurship: Uma Trajetória Literária de 1979 a 1988. São Paulo: Revista de Administração de Empresas, p. 67- 79, 1988. 68 PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência, Rio de Janeiro: Campus, 1986. TZU, Sun. A Arte da Guerra. Rio de Janeiro: Record, 1983. HAGEN, Everett E. As Origens do Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fórum Editora, 1969.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEmpresaspor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectEnterprisingeng
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleEmpreendedorismo nas micro e pequenas empresas no Brasilpor
dc.title.alternativeEntrepreneurship in the personal computer and small companies in Brasileng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004 - Alessandro Heleno Lima Sales.pdf2004 - Alessandro Heleno Lima Sales9.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.