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dc.creatorPimentel, Ricardo Bittencourt-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0458945350795295por
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.advisor-co1Marino, Tiago Badre-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153390186016718por
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee2Abreu, João Batista Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448por
dc.contributor.referee3Coelho, Geovália Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1105733142044465por
dc.date.accessioned2021-10-20T12:03:07Z-
dc.date.issued2019-08-01-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Ricardo Bittencourt. Sistema de acompanhamento de egressos no Instituto Federal de Minas Gerais – estudo de caso no curso em sistemas de informação do Campus São João Evangelista. 2019. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5135-
dc.description.resumoPara qualificar a oferta de curso, melhorar sua atuação e cumprir mais adequadamente sua missão, as Instituições de Ensino Superior necessitam obter informação sobre seus egressos. Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o aumento significativo do uso da Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação nas instituições educacionais faz-se necessário identificar se as instituições estão de fato cumprindo seus objetivos e criando oportunidades ao público que se destina como também se estão formando profissionais conforme seus projetos de acordo com a área de atuação, formação humana e o mercado de trabalho. Nesse sentido, nessa pesquisa pretendeu-se mapear e caracterizar os egressos do Curso Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista, através da criação de um portal de acompanhamento de egressos, contendo um questionário e ferramentas para envolver e interagir com os egressos nas atividades da instituição e nas oportunidades existentes na área de atuação e no mercado de trabalho. Para a criação desse portal, foi levado em consideração os 38 portais de egressos dos Institutos Federais e o questionário sobre o sistema com os egressos do curso. Para desenvolver essas atividades foi utilizada uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, realizada através de levantamento e análise de dados dos egressos do curso. Após o desenvolvimento do portal foi realizado uma pesquisa com os egressos, utilizando o questionário eletrônico contido no portal. Ao final desse trabalho, obteve-se os resultados da coleta dos dados dos egressos e sua apresentação e considerações. Por fim espera-se que as informações obtidas com os egressos possam contribuir como fonte de informação para a melhoria da qualidade do ensino e do curso, como também iniciar um projeto piloto de interação efetiva e duradora dos egressos com a instituição.por
dc.description.abstractTo qualify the course offer, improve its performance and better fulfill its mission, the Higher Education Institutions need to obtain information about their graduates. With the expansion of the Federal Network of Vocational and Technological Education and the significant increase in the use of Information Technology and Information Systems in educational institutions, it is necessary to identify if the institutions are in fact fulfilling their objectives and creating opportunities for the intended public, professionals are also being trained according to their projects according to their area of expertise, human formation and the job market. In this sense, this research aimed to map and characterize the graduates of the Bachelor of Information Systems course at the Federal Institute of Minas Gerais campus São João Evangelista through the creation of an egress monitoring portal, containing a questionnaire and tools to engage and interact with graduates in the institution's activities and opportunities in the area of activity and in the job market. For the creation of this portal, it was taken into consideration the 38 egress portals of the Federal Institutes and the system questionnaire with the egresses of the course. To develop these activities was used a qualitative approach with quantitative elements, performed through survey and data analysis of graduates of the course. After the development of the portal, a survey was conducted with the graduates, using the electronic questionnaire contained in the portal. At the end of this work we obtained the results of the data collection of the graduates and their presentation and considerations. Finally, it is hoped that the information obtained from the graduates can contribute as a source of information to improve the quality of teaching and the course, as well as initiate a pilot process of effective and lasting interaction of the graduates with the institutioneng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-10-20T12:03:07Z No. of bitstreams: 1 2019 - Ricardo Bittencourt Pimentel.pdf: 4263589 bytes, checksum: 9a97c7fee58b0df95c8b68eb6cda0231 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-20T12:03:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Ricardo Bittencourt Pimentel.pdf: 4263589 bytes, checksum: 9a97c7fee58b0df95c8b68eb6cda0231 (MD5) Previous issue date: 2019-08-01eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67152/2019%20-%20Ricardo%20Bittencourt%20Pimentel.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEgressopor
dc.subjectFormação acadêmicapor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectEgresseng
dc.subjectAcademic educationeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectLabor marketeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleSistema de acompanhamento de egressos no Instituto Federal de Minas Gerais – estudo de caso no curso em sistemas de informação do Campus São João Evangelista.por
dc.title.alternativeSystem of follow-up of alumni in the Federal Institute of Minas Gerais - case study in the course in information systems of the São João Evangelista Campuspor
dc.typeDissertaçãopor
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