???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVasconcellos, Débora Clarissa Valim de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1306158186113194por
dc.contributor.advisor1Ramos Filho, Américo da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540por
dc.contributor.referee1Ramos Filho, Américo da Costa-
dc.contributor.referee2Renault, Thiago Borges-
dc.contributor.referee3Fonseca, Marcus Vinícius de Araújo-
dc.date.accessioned2021-09-28T00:10:26Z-
dc.date.issued2019-02-11-
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, Débora Clarissa Valim de Souza.A prática da gestão do conhecimento pessoal de coordenadores de cursos de graduação de uma universidade pública. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5092-
dc.description.resumoA trama socioeconômica imposta pela sociedade contemporânea faz com que a relação indivíduo e organização esteja cada vez mais pautada no desenvolvimento de ambos. Neste cenário, valorizar e gerenciar o conhecimento de forma estratégica é um diferencial para o sucesso organizacional. Diante desta imposição da era do conhecimento, a pesquisa surge a partir de uma reflexão sobre a dinâmica que permeia a sociedade contemporânea em relação à Gestão do Conhecimento Pessoal (GCP), e as influências que as Universidades Públicas do Brasil vêm sofrendo neste processo, desde o final do século XX. A Gestão do Conhecimento Pessoal permeia a vida cotidiana da sociedade e, desse modo, há o interesse em identificar essas práticas, diante da rotina de coordenadores de curso de graduação de uma universidade pública da cidade do Rio de Janeiro, considerando que são muitos os desafios que perpassam a carreira deste profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que, com base em estudos bibliográficos e documentais, pretendeu estudar a prática cotidiana de coordenadores de cursos de graduação de uma mesma universidade pública. Um estudo de caso, que teve sua coleta de dados feita por entrevistas semiestruturadas. Os resultados de campo foram analisados seguindo um framework metodológico proposto por Pettigrew (1987), permitindo evidenciar a interligação entre sujeitos, ambiente e Gestão do Conhecimento Pessoal. Ficou evidente que as práticas de GCP estão presentes na rotina dos coordenadores, agindo como propulsoras de estratégias de ação, em busca de eficiência e aprimoramento de competências, embora não haja um incentivo formal a essas práticas. Constata-se, então, a ocorrência da GCP, mesmo que de forma não elaborada, favorecendo não apenas o desenvolvimento individual, mas também o organizacional.por
dc.description.abstractThe socio-economic fabric imposed by contemporary society, makes the relationship between individual and organization increasingly based on the development of both. In this scenario, valuing and managing knowledge in a strategic way is a differential for organizational success. Faced with this imposition of the knowledge age, the research emerged from a reflection on the dynamics that permeates contemporary society in relation to Personal Knowledge Management, and the influences that the Public Universities of Brazil have been suffering from this process since the twentieth century. Personal Knowledge Management permeates the daily life of society and we therefore had an interest in identifying these practices, in the face of the routine of coordinators of undergraduate courses at a public university in the city of Rio de Janeiro, considering that there are many challenges that permeate the professional career. This is a qualitative, descriptive research that, based on bibliographic and documentary studies, intends to study the daily practice of coordinators of undergraduate courses of the same public university. A case study, which had its data collection done by semi-structured interviews. The field results were analyzed according to a methodological framework proposed by Pettigrew (1987), allowing to highlight the interconnection between subjects, environment and Personal Knowledge Management. It was evident that GCP practices are present in the routine of the Coordinators, acting as propellers of action strategies, in search of efficiency and improvement of competencies, although there is no formal incentive to these practices. We then have GCP occurring even in an unprocessed way, favoring not only individual but also organizational.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-09-28T00:10:25Z No. of bitstreams: 1 2019 - Débora Clarissa Valim de Souza Vasconcellos.pdf: 1373932 bytes, checksum: 3b06f7632c043d0777c72c168dfc34e5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-28T00:10:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Débora Clarissa Valim de Souza Vasconcellos.pdf: 1373932 bytes, checksum: 3b06f7632c043d0777c72c168dfc34e5 (MD5) Previous issue date: 2019-02-11eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66965/2019%20-%20D%c3%a9bora%20Clarissa%20Valim%20de%20Souza%20Vasconcellos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesAHMED, P. K.; KOK, L. K.; LOH, A.Y. E. Learning through knowledge management. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2002. ANDRADE, J. G.; TIAGO, R. A. A busca: alcance sucesso profissional transformando sua vida pessoal. Barra Bonita: Solidum, 2006. ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, p. 17-22, 2003. ANGELONI, M. T. Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2008. ARAÚJO, L. Gestão democrática da educação: a posição dos docentes. 2000. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2000. AVERY, S. et al. Personal knowledge management: framework for integration and partnerships. In: Annual Conference of the Association of Small Computer Users in Education, 2001, Myrtle Beach, South Carolina, Anais… Myrtle Beach: ASCUE, 2001, p. 10-14. BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Governo Federal, 2012. BERNHEIM, C. T.; CHAUÍ, M. S. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento. Brasília: UNESCO, 2008. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: <http:// www.planalto.gov.br> Acesso em: 28/08/2017. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 27 out. 2017. BRASIL. Decreto nº 14.343, de 7 de setembro de 1920. Institui a Universidade do Rio de Janeiro. Diário Oficial da União - Seção 1 - 10/9/1920, Página 15115 (Publicação Original). Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-14343-7-setembro-1920-570508-norma-pe.html>. Acesso em: 28 out. 2017. BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf> Acesso em: 28 ago. 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em: <https://www.mec.gov.br/ 3.aspx>. Acesso em: 20 fev. 2017. CARNONGIA, C. et al. Fore-sight, competitive intelligence and knowledge management as innovation management tools. Gestão e Produção, v. 11, n. 2, p. 231-238, 2004. 78 CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books,1996. CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003. CHE-HUNG, L.; JEN, S. W.; CHING-WEI, L. The concepts of big data applied in personal knowledge management. Journal of Knowledge Management, v. 21, n. 1, p. 213-230, 2017. CHEN, P. H.; YUAN, M. A study of influence of storytelling toward organizational memory. Journal of Educational Media and Library Science. v. 45, n. 4, p. 461-482, 2008. CHEONG, R. K.; TSUI, E. Exploring the linkages between personal knowledge management and organizational learning. In: PAULEEN, D. J.; GORMAN, G. E. (Org.) Personal knowledge management, p. 189-228, Gower, 2011. COLOMBO, S. S.; RODRIGUES, G. M. Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2011. CORRÊA, H. L.; ASSUNÇÃO JUNIOR., J. J. C.; CORRÊA, C. A. Gestão de operações e a nova economia. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 7, 2005. São Paulo. Anais... São Paulo: EAESP/FGV, 2005. COUTO, P. A. et al. Ciência, inovação e desenvolvimento sustentável: desafios e implicações estratégicas para a universidade. In: Couto, P. A.; Bryan, N. (orgs), Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável: dos Problemas Societais aos Fundamentos Multidisciplinares, UBI/UNICAMP, Covilhã, p. 157- 182, 2004. Disponível em: <https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/567/1/cinciainovaoedesenvo.pdf>. Acesso em 16 nov. 2017. CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014. CRUZ, C. A.; NAGANO, M. S. Gestão do conhecimento e sistemas de informação: uma análise sob a ótica da teoria de criação do conhecimento. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 88-106, 2008. DAVENPORT, T. H. Personal knowledge management and knowledge worker capabilities. In: PAULEEN, D. J.; GORMAN, G. E. (Org.) Personal knowledge management, p. 167-188, Gower, 2011. DAVENPORT, T. H; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro, Campus, 1998. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011. DICKEL, D.; MOURA, G. L. Organizational performance evaluation in intangible: a model based on knowledge management and innovation management. RAI – Revista de Administração e Inovação, v. 13, n.3, p. 211-220, 2016. 79 DONATE, M. J.; PABLO, J. D. S. The role of knowledge-oriented leadership in knowledge management practices and innovation. Journal of Business Research, v. 68, n. 2, p. 360-370, 2015. DOURADO, L. F.; CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. Políticas públicas e reforma da educação superior no Brasil: impasses e perspectivas. Pro-Posições, v. 15, n. 3, p. 91-115, 2004. DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Curitiba: Editora UFPR, 2004. DRUCKER, P. F. A sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1994. EFIMOVA, L. Understanding personal knowledge management: a weblog case. Enschede: Telematica Instituut, 12, 2005. ESCRIVÃO, G., NAGANO, M. Knowledge management in environmental education: case studies in environmental education programs in brazilian universities. Perspectivas em Ciências da Informação, v. 19, n. 4, 2014. ETZKOWITZ, H. Hélice Tríplice: universidade-indústria-governo: inovação em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. FOLHA DE SÃO PAULO. Ranking Universitário Folha 2016. Disponível em: <http://ruf.folha.uol.com.br>. Acesso em: 06 fev. 2017. FONSECA, B. de P.; FONSECA, M. V. de A. Gestão do conhecimento aplicada à Saúde Pública: uma reflexão sobre os laboratórios públicos produtores de imunobiológicos. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S.l.], v. 7, n. 2, 2013. FRANCO, E. As funções do coordenador de curso ou como construir um coordenador ideal. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 2001. Disponível em: <http://www.abmes.org.br/public/arquivos/publicacoes/ABMESCaderno8.pdf>. Acesso em 13 mar. 2018. FRANCO, M. A. S. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca da sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1 p.137-131, 2008. FRAND, J.; HIXON, C. Personal knowledge management: who, what, why, when, where, how?. 1999. Disponível em: <http://www.anderson.ucla.edu/faculty/ jason.frand/researcher/speeches/PKM.htm> Acesso em: 10 jul. 2017. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GOODYEAR, M. O. Que é a pesquisa qualitativa? In: MACDONALD, C.; VANGELDER, P. (Eds.). ESOMAR Handbook of Market of Opinion Research. 4. ed., Cap. 7, p. 177-239. Amsterdam: ESOMAR, 1998. GRACINDO, R. V. A democratização da educação básica no Brasil. Rio de Janeiro: Boletim n. 20. TV Escola, Programa Salto para o Futuro, 2005. 80 GRANT, K. Knowledge management, an enduring but confusing fashion. Electronic Journal of Knowledge Management, v. 9, n. 2, p.117-31, 2011. HIGGISON, S. Your say: personal knowledge management. Knowledge Management Magazine. v.7, n. 7, 2004. HINDLE, T. Como gerir o seu tempo. São Paulo: Civilização Editora, 1998. JANNUZZI, C. S. C.; FALSARELLA, O. M.; SUGAHARA, C. R. Gestão do conhecimento: um estudo de modelos e sua relação com a inovação nas organizações. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 97-118, mar. 2016. JARRAR, Y. F. Knowledge management: learning for organizational experience. Managerial Auditing Journal, Melbourne, v. 17, n. 6, p. 322-328, 2002. JEFFERSON, T. L. Taking it personally: personal knowledge management. VINE: The Journal of Information and Knowledge Management Systems, v. 36, n. 1, p. 35-37, 2006. KOLHBACHER, F. The use of qualitative content analysis in the case study research. Forum: Qualitative Social Research, v. 7, n.1, art. 21, 2006. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007. MAITLAND, I. Administre seu tempo. São Paulo: Nobel, 2000. MANZINI, E.J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: Seminário Internacional sobre Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2., 2004, Bauru. Anais... Bauru: USC, 2004. MARTIN, J. Personal knowledge management: the basis of corporate and institutional knowledge management. Managing Knowledge: Case Studies in Innovation, 2006. Disponível em: <http://www.spottedcowpress.ca/KnowledgeManagement/pdfs/06MartinJ.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2018. MELO, A. C. S. Contribuições da epistemologia histórica de Bachelard no estudo da evolução dos conceitos da óptica. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Rio de Janeiro, HUCITEC/ABRASCO, 1992. MINAYO, M. C. Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010. MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010. MOTTA, P. R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 12. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997. 81 NISSEN, M.; KAMEL, M.; SENGUPTA, K. Integrated analysis and design of knowledge systems and processes. Information Resources Management Journal, Hershey, v. 13, n. 1, p. 24-43, 2000. NONAKA, I.; A Dynamic Theory of Organizational Knowledge Creation. Organization Science, v.5, n.1, p.14-37, 1994. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro, Campus, 1997. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre, Bookman, 2008. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias, práticas. São Paulo, Atlas, 2005. OLIVEIRA FILHO, N.; SILVEIRA, F. F.; ANA, P. S. S. O processo de tomada de decisão para a seleção de projetos em uma PME do setor de engenharia. Revista de Gestão e Projetos, v. 5, n. 3, p. 88-104, 2014. OLIVEIRA, M.; CALDEIRA, M. Um framework para a gestão do conhecimento nas organizações. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão, Lisboa, v. 7, n. 1, p. 33-43, jan. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642008000100005&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 15 ago. 2018. ORSOLON, L. A. M. O coordenador/ formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2006, p. 17-26. PALMEIRAS, J. B.; SZILAGYI, R. S. Perfil e competências necessárias para um coordenador de curso na percepção dos gestores e funcionários de uma IES. In: Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, XI., 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2011. PAPA, F. S. Planejamento estratégico em instituições de ensino superior: gestão de instituições de ensino superior. Teoria e Prática. Curitiba: Juruá, 2009. PAULEEN, D. J.; GORMAN, G. E. (Orgs.) Personal knowledge management: individual, organizational and social perspectives. Farnham Surrey: Gower Publishing Limited, 2011. PETTIGREW, A.M. Context and action in the transformation of the firm. Journal of Management Studies, v. 24, n. 6, p. 649-670, 1987. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-6486.1987.tb00467.x>. Acesso em: 20 fev. 2018. POLANYI, M. A dimensão tácita. Londres: Routledge & Kegan Paul Ltd, 1974. PORTER, M. E. Competição on competition: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2009. PRANDI, L. R.; FREITAS, U. F. C.; BONIFÁCIO, A. Gestão democrática: o papel do coordenador pedagógico nos cursos de graduação. Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. v. 15, n. 2, p. 311-330, 2010. 82 RANGEL, M. Coordenação para qualidade dos cursos: repensando conceitos e competências. Revista Olho Mágico, v. 8, n. 3, set./dez., 2001. RIBEIRO, A. E. A. Pedagogia empresarial, atuação do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro: Wakeditoa, 2007. ROESCH, S. M. A. Projetos de estágios e de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 3. ed. 1999. ROSSETTI, A. et al. A organização baseada no conhecimento: novas estruturas, estratégias e redes de relacionamento. Ciência da Informação. v. 37, n. 1, p. 61-72, 2008. SCHMITT, U. Putting personal knowledge management under the macroscope of informing science. Informing Science: the International Journal of an Emerging Transdiscipline, n. 18, p. 145-176, 2015. SCHMITT, U.; BUTCHART, B. Making personal knowledge management part and parcel of higher education programme and services portfolios. Journal of the World Universities Forum, v. 6, n. 4, p. 87-103, 2014. SCHUMPETER, J. A. The theory of economic development: An inquiry into profits, capital, credit, interest, and the business cycle. New York, Oxford University ,1984. SERPA, D. Coordenador pedagógico vive crise de identidade. Edição especial “Os caminhos da coordenação pedagógica e da formação de professores”. Fundação Victor Civita, Edição Especial, nº 6, 2011. SGUISSARD, V. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educação & Sociedade. v. 29, n. 105, p. 991-1022, 2008. SIMÕES, S. S.; RODRIGUES, G. M. Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2011. TAVARES, S. M. N. Governança no ensino superior privado. In: COLOMBO, S. S.; RODRIGUES, G. M. Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto Alegre: Artmed, p. 175-190, 2011. TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2000. THOMAS, D. R. A general inductive approach for analyzing qualitative evaluation data. American Journal of Evaluation. v. 27, n. 2, 2006. TOFFLER, A. O choque do futuro. São Paulo: Editora Record, 1994. TROCHIM, W. M. K. Outcome pattern matching and program theory. Evaluation and Program Planning. v.12, p.355-366, 1989. TSUI, E. Technologies for personal and peer-to-peer (P2P) knowledge management. Melbourne: Computer Sciences Corporation, 2002. 83 UFRJ. Estatuto da UFRJ. Atualização de 29-08-2013. Disponível em: <https://ufrj.br/estatuto-da-ufrj> Acesso em: 01 ago. 2017. UFRJ. Regimento da UFRJ. Disponível em: <http://www.procuradoria.ufrj.br/legislacao-1/legislacao-da-ufrj/regimento-geral-da-ufrj> Acesso em: 01 jul.2017. VERGARA, S. C.; CALDAS, M. P. Paradigma interpretacionista: a busca da superação do objetivismo funcionalista nos anos 1980 e 1990. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 4, p. 66-72, 2005. VERGARA, S. C. Projetos e relatório de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2013. VOLKEL, M.; ABECKER, A. Cost-Benefit analysis for the design of personal knowledge management systems. In: International Conference on Enterprise Information Systems. 10th , 2008. Anais… ICEIS, 2008, p. 95-105. WRIGHT, K. Personal knowledge management: supporting individual knowledge worker performance. Knowledge Management Research & Practice, v. 3, n. 3, p. 156-165, 2005. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectestratégiapor
dc.subjectgestão do conhecimento pessoalpor
dc.subjectcoordenadores de curso de graduaçãopor
dc.subjectpersonal knowledge managementeng
dc.subjectundergraduate course coordinatorseng
dc.subjectstrategyeng
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleA prática da gestão do conhecimento pessoal de coordenadores de cursos de graduação de uma universidade públicapor
dc.title.alternativeThe practice of personal knowledge management of coordinators of undergraduate courses at a public universityeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Débora Clarissa Valim de Souza Vasconcellos.pdf2019 - Débora Clarissa Valim de Souza Vasconcellos1.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.