???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Joana da Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1555846788321737por
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Oliveira, Valéria Marques de-
dc.contributor.referee2Rocha, Fátima Niemeyer da-
dc.date.accessioned2021-09-14T12:19:24Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.citationMOREIRA, Joana da Rocha. Políticas públicas de inclusão e a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): perspectivas histórico-políticas do município de Duque de Caxias /RJ. 2019. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares ) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu - RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5032-
dc.description.resumoEssa dissertação de mestrado elegeu como pesquisa os desafios da inclusão e da escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Duque de Caxias tendo como referencial teórico metodológico a Teoria Crítica. O estudo teve como objetivos: caracterizar a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no âmbito da trama histórico-política da modalidade educação especial, no município de Duque de Caxias/RJ; caracterizar as tramas histórico-políticas de educação no âmbito da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autístico (TEA); analisar os impactos das políticas públicas de educação inclusiva no processo de escolarização dos estudantes com Transtorno do Espectro Autístico (TEA); analisar as perspectivas e estratégias de constituição do ―ser professor‖ de estudantes com Transtorno do Espectro Autístico (TEA); caracterizar os desafios escolares (organizacionais, pedagógicos, entre outros) e docentes (cotidiano escolar, formação, entre outros) no processo de escolarização dos estudantes com Transtorno do Espectro Autístico (TEA). As reflexões acerca desses objetivos foram realizadas principalmente com as ideias de barbárie, desbarbarização, conscientização e emancipação de Theodoro Adorno. Também contribuíram para a análises dessa pesquisa autores como: Damasceno, Bueno, Glat, Mazzotta, Sassaki, Gandin e Panek, Andrade, Mendes, entre outros. Estiveram presentes nesse estudo, dentre outras legislações, as Leis Nº 13.146/2015 e Nº12.764/2012. A pesquisa foi realizada nas escolas da rede municipal com os docentes que atuam com estudantes com TEA em classes especiais e em turmas do ensino regular. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e questionários de caracterização com professores. Os resultados da investigação revelam que o paradigma norteador não estava relacionado com a forma de escolarização, mas sim com a prática docente e que a inclusão e escolarização da pessoa com TEA enfrenta grandes desafios e carecem de políticas educacionais elaboradas e implementadas de maneira que os estudantes tenham suas especificidades respeitadas e não estejam em uma pseudo inclusãopor
dc.description.abstractThis dissertation chose as a research the challenges of inclusion and schooling of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the city of Duque de Caxias, having as methodological theoretical reference to Critical Theory. The aim of the project was to characterize the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (TEA) in the area of the history of the special specialization policy in the municipality of Duque de Caxias / RJ; characterize as historical-political paths of education in the scope of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (TEA); the supporters of the students of education including the students of Autistic Spectrum Disorder (TEA); the stratégies of constitution and education teaching with the Autism Spectrum Disorder (TEA); The school is made up of teachers, teachers, academics, among others, and teachers of elementary education, training, elementary education, and the teaching of students with Autism Spectrum Disorder (TEA). The reflections on these goals were made mainly with the ideas of barbarism, debarbarisation, conscientization and emancipation of Theodoro Adorno. Also contributed to the analysis of this research authors as: Damasceno, Bueno, Glat, Mazzotta, Sassaki, Gandin and Panek, Andrade, Mendes, among others. Law 13,146 / 2015 and Law No. 1264/2012 were present in this study, among other legislations. The research was carried out in schools of the municipal network with teachers who work with students with ASD in special classes and in regular teaching groups. The research was conducted through semi-structured interviews and characterization questionnaires with teachers. The results of the research reveal that the guiding paradigm was not related to the form of schooling but to the teaching practice and that the inclusion and schooling of the person with ASD faces great challenges and lack of educational policies elaborated and implemented so that the students have their specificities respected and are not in a pseudo inclusioneng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-09-14T12:19:24Z No. of bitstreams: 1 2019 - Joana da Rocha Moreira.pdf: 6037844 bytes, checksum: f617641ec3300691b2be5cd64059968c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-14T12:19:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Joana da Rocha Moreira.pdf: 6037844 bytes, checksum: f617641ec3300691b2be5cd64059968c (MD5) Previous issue date: 2019-04-29eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66731/2019%20-%20Joana%20da%20Rocha%20Moreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995. ______. Educação Após Auschwitz. Trad. de Aldo Onesti. IN: COHN, Gabriel. Theodor Adorno. Sociologia. São Paulo: Ática, 1986. ______. Primeira Versão. Teoria da Semicultura. Tradução Newton Ramos de Oliveira. Ano IV, Nº191. volume XIII mai/ago. Porto Velho, 2005 ______. Notas marginais sobre teoria e práxis. In: ADORNO, T. W. Palavras e sinais: modelo crítico. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995b. ______. Teoria da semicultura. Trad. de Newton Ramos de Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. Moura Abreu. IN: Educação & Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação, Ano XVII, nº56, Campinas: Editora Papirus, dez/96, p. 388-411. ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3. ed. Lisboa: Presença, 1980. ANDRADE, Maria América. Trabalhando com autismo nos EUA: o que esta experiência me diz sobre o atendimento das pessoas com autismo no Brasil. In:Mello, Ana Maria S. Ros de; Andrade, Maria América; Ho, Helena; Souza Dias, Inês de; Retratos do autismo no Brasil, 1ª ed. São Paulo: AMA . 2013 P. 75-100. BARTZ, Maicker Leite; QUARTIERI, Ewerton da Silva; FREITAS, Tiarajú Alves. Indisciplina e violência escolar: uma análise das escolas públicas do Rio Grande do Sul. Estudo & Debate, Lajeado, v. 24, n. 3, p. 241-263, 2017. ISSN 1983-036X BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/L9394.htm. Acessado em: 13 ago 2016. ______. Lei 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União- Seção1- 10/1/2001, página 1 (publicação original). ______. Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmera dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF. ______. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem : autismo - 2. ed. rev. - Brasília: MEC, SEESP, 2003. ______. Lei nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3odoart. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, 2012. Disponível em: 173 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 10 ago 2016. ______. Lei 12.796 de 4 de Abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2013/Lei /L12796 .htm acessado em: 29 out. 2018. ______. Emenda Constitucional Nº 59, DE 11 de Novembro de 2009. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao /Emendas/Emc/emc59.htm acessado em: 29 out. 2018 ______. Lei nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. ______. Nota Técnica nº 04, de 23 de Janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2014. Acessado em: 15 dez 2018. ______. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/idh/idh/idh_entenda_oqe.pdf. Acessado em: 10 ago 2016 ______. Decreto Nº 9.765, de 11 de Abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/697347146 /decreto-9765-19 Acessado em: 12 de abr. 2019. BUENO, José Geraldo Silveira. Políticas de Escolarização de alunos com deficiência. IN: MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; BUENO, José Geraldo Silveira. Políticas Públicas, Escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional.1ed. Araraquara, SP: Junqueira&Marin,2013 P. 25-38 ______. A produção discente do PEPG em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP) no campo dos processos de escolarização, desigualdade social e deficiência. IN: MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; BUENO, José Geraldo Silveira. Políticas Públicas, Escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional.1ed. Araraquara, SP: Junqueira&Marin,2013 P.119-136 CAMAZ, Fernando Ribeiro. Duque de Caxias-Rio de Janeiro: contradições entre crescimento econômico e desenvolvimento social. Espaço e Economia [Online]. Disponível em: http://espacoeconomia.revues.org/2061 ; DOI : 10.4000/espaco economia.2061. Acessado em: 12 set. 2016. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/05.pdf Acessado em: 19 mar 2018. 174 ______. Direito à Educação, Diversidade e Educação em Direitos Humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul.-set. 2012 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/04.pdf Acessado em: 09 mar 2019. CID10. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Disponível em: https://www.cremesp.org.br/pdfs/ cid10_ultimaversao disponivel_2012. pdf. Acessado em: 10 fev. de 2019 COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa educacional. Porto Alegre: Mediação, 1996. CRUZ, Talita Souza Umbelino Rodrigues. Acompanhamento da experiência escolar de adolescentes autistas no ensino regular. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências Humanas – Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba: 2009. DAMASCENO, Allan Rocha. A formação dos professores e os desafios para a educação inclusiva: as experiências da escola Municipal Leônidas Sobrino Pôrto. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade Federal Fluminense, 2006 ______. Formação de professores e educação inclusiva: Experiências na escola pública, IN: COSTA, Valdelúcia Alves; CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho; MIRANDA, Terezinha Guimarães Miranda; DAMASCENO, Allan. Políticas públicas e produção do conhecimento em educação inclusiva. Niterói: Intertexto, & CAPES, p. 31-52, 2011. ______. DAMASCENO, Allan Rocha. Tessituras histórico-políticas da inclusão de estudantes com necessidade especiais: da educação especial a educação inclusiva. IN: COSTA, Valdelúcia Alves; CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho; MIRANDA, Terezinha Guimarães Miranda; DAMASCENO, Allan. Políticas públicas e produção do conhecimento em educação inclusiva. Niterói: Intertexto, & CAPES, p. 107-131, 2011b. ______. Educação Inclusiva e organização da escola: perspectivas críticas e desafios políticos do Projeto Pedagógico. Rio de Janeiro: Abrace um Aluno Escritor, 2015. ______. Educação Inclusiva e a Organização da Escola: diálogos críticos sobre o projeto pedagógico. Rio de Janeiro. Ci. Huma. e Soc. em Rev., EDUR, v. 34, n. 12, jan / jun, p. 159-176, 2012. DINIZ, Debora. O que é deficiência. 2ªed. São Paulo: Brasiliense, 2007. DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA João Ferreira. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sc i_arttext&pid=S0101-32622009000200004. Acessado em: 30 abr. 2018. FAVERO, Nadja. DSM V, Autismo, Asperger: TEA. Disponível em:https://nadjafavero .wordpress.com/ 2013/06/05/dsm-v-e-tea/ acesso em: 4nov.2017 175 FERNANDES, Alexandre Ribeiro. Deficiência Intelectual. In: MAIA Heber. Necessidades Educacionais Especiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. p 19-29 FONSECA, Hellen Vieira. História de vida de uma professora de alunos com autismo: constituição da identidade profissional. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, 2009. FREIRE, Ana Maria Araújo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000. GIRON, Graziela Rosseto. Políticas Públicas, Educação e Neoliberalismo: O que tem a a ver com cidadania? Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 17-26, junho 2008 GOMES, Erissandra. Hipersensibilidade Auditiva em Crianças com Transtorno do Espectro Autista. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, p. 95. 2003 GOMES, Erissandra; PEDROSO, Fleming Salvador; WAGNER, Mário Bernardes. Hipersensibilidade auditiva no transtorno do espectro autístico. Pró-Fono R. Atual. Cient. vol.20 no.4 Barueri Out./Dez. 2008. GONZÁLEZ, Pedro. Curso de Capacitação Sobre a lei Brasileita de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Defensoria do Rio de Janeiro. 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. PAS - Pesquisa Anual de Serviços. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/duque-de-caxias/pesquisa/ 38/47001 ?tipo =ranking&ano=2015. acessado em: 15 dez 2017. ______. Atlas Nacional do Brasil Milton Santos. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. ______. Produto interno bruto dos municípios em 2012. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Pib_Municipios/2012/pdf/tab01.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2016. INEP. Metas e resultado IDEB. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado. Acesso em:14 ago 2016. 1 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível: http://download.inep.gov .br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_censo_escolar_2018.pdf GANDIN, Temple; PANEK, Richard, Tradução CAVALCANTI, Maria Cristina Torquilho. O cérebro autista. 1 ed. Rio de Janeiro: Record, 2015. Recurso digital. GLAT, R. & NOGUEIRA, M. L. de L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. In: Revista Integração. vol. 24, ano 14; Brasília: MEC/SEESP, p.22-27.2002. GUARESCHI, Thaís; ALVES, Marcia Doralina; NAUROJORKS, Maria Inês . AUTISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO BRASIL. Journal of Research 176 in Special Educational Needs. Volume 16 Number s1. 2016 246–250. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/. Acessado em: 20 jun 2018 doi10.1111/1471-3802.12286 KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Possibilidades na formação de pesquisadores em educação especial. IN: MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; BUENO, José Geraldo Silveira. Políticas Públicas, Escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional.1ed. Araraquara, SP: Junqueira&Marin,2013 P.119-136 KWANT, Fátima de . AUTISMO E O PROCESSAMENTO SENSORIAL : Os cinco sentidos a mais. Disponível em: http://www.autimates.com/autismo-e-o-processamento-sensorial -os-cinco-sentidos-mais/. Acesso em: 5 out. 2016. LAZZERI, Cristiane. Educação Inclusiva para Alunos com Autismo e Psicose: Das Políticas Educacionais aos Sistema de Ensino. Dissertação ( Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS: 2010 LEHER, Roberto. Organização, Estratégia Política e o Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://marxismo21.org/wp-content/uploads/2014/08/R-Leher-Estrat%C3%A9gia-Pol%C3%ADtica-e-Plano-Nacional-Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf . Acesso em: 5 ago 2016. LEHER, Roberto. 25 anos de educação pública: notas para um balanço do período. Guimarães, Cátia (Org.) Trabalho, educação e saúde: 25 anos de formação politécnica no SUS = Work, Education and Health: 25 years of Politechnical Eduction in SUS = Trabajo, educación y salud: 25 años de la formación politécnica en el SUS. / Organizado por Cátia Guimarães, Isabel Brasil e Márcia Valéria Morosini ; tradução inglesa de Jean-Pierre Barakat ; tradução espanhola de Atelier das Letras Ltda. – Rio de Janeiro: EPSJV, 2010. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 21 ed. SP: Cortez,1994. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico] : DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2014. MARX, Karl. O Capital. Vol. 1/1. 22. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. MASCARO Cristina Angélica Aquino de Carvalho. Políticas e práticas de inclusão escolar: um diálogo necessário. Revista Faculdade Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso), vol. 19, ano 11, n.1, p. 33-55, jan./jun. 2013. MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Inclusão Escolar: das Diretrizes a Realidade das Escolas. IN: MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia. Das Margens ao Centro: Perspectivas Políticas e Práticas Educacionais no Contexto da Educação Especial Inclusiva. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010. ______. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2011 177 MELO, Adriana Almeida Sales; MARTINS, André Silva; SOUZA, Camila Azevedo; FALLEIROS, Ialê; NEVES, Lucia Maria Wanderley. Mudanças na educação básica no capitalismo neoliberal de Terceira Via no Brasil. MARTINS André; Lúcia M.V. Neves (orgs.) Educação básica: tragédia anunciada?. São Paulo: Xamã, 2015. P.23-44 MELO, Adriana Almeida Sales; SOUZA, Camila Azevedo; MELO; Marcelo Paula. Determinantes externos da formação simples para o trabalho. MARTINS André; Lúcia M.V. Neves (orgs.) Educação básica: tragédia anunciada?. São Paulo: Xamã, 2015. P. 45-74 NUNES, Debora Regina de Paula; AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico, SCHMIDT, Carlo. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial v. 26 n. 47 p. 557-572 set./dez. 2013 Santa Maria Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article /view/10178/ pdf acessado em: 10 mai. 2017 OLIVEIRA, Newton Ramos. Para não imobilizar o conceito de Indústria Cultural. IN:VAIDERGORN, José; BERTONI, Luci Mara. Indústria Cultural Ensaios, Pesquisa, Formação. 1ªed. Araraquara: JM Editora, 2003 POLYAK, Andrew; KUBINA Richard M; GIRIRAJAN, Santhosh. Comorbidity of intellectual disability confounds ascertainment of autism: implications for genetic diagnosis. Am J Med Genet Part. 2015. Disponível em: http://onlinelibrary. wiley.com/doi/10.1002/ajmg.b.32338/abstract Acessado em:10 out 2017 POSAR, Annio ; VISCONTI, Paola. Sensory abnormalities in children with autism spectrum disorder. J Pediatr (Rio J). 2018;94:342---50. Disponível em: https://doi.org/ 10.1016/j.jped.2017.08.008 acessado em: 8 mar de 2019 SASSAKI, Romeu Kasumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1999. ______. Atualizações semânticas na inclusão de pessoas: Deficiência mental ou intelectual? Doença ou transtorno mental? Revista Nacional de Reabilitação, ano IX, nº 43, mar./abr. 2005, p. 9-10. SAVIANNI, Dermeval. Ciência e educação na sociedade contemporânea: desafios a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista Faz Ciência, v.12, n.16 Jul./dez. 2010. SCHMIDT, C. Temple Grandin e o autismo: uma análise do filme. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 2, 2012, p. 179-194. Disponível em: . Acesso em: 27 maio 2013 SILVA, Micheline ; MULICK, James A. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicol. cienc. prof., v.29, n.1, Brasília, mar. 2009. UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. CORDE, Brasília, 1994. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/seesp/ arquivos /pdf /salamanca.pdf. Acesso em: 10 ago 2016. 178 VYGOTSKY, Lev Semenovitc. Formação Social da mente. Martins Fontes: São Paulo, 2007 ZUIN, Antônio Álves Soares. Sobre a Atualidade no Conceito de Indústria Cultural. Cadernos Cedes, Ano XXI nº54, ago, 2001por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.subjectpolíticas educacionaispor
dc.subjectinclusãopor
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.subjecteducational policieseng
dc.subjectinclusioneng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titlePolíticas públicas de inclusão e a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): perspectivas histórico-políticas do município de Duque de Caxias/RJpor
dc.title.alternativePublic policies of inclusion and schooling of people with Autistic Spectrum Disorder (TEA): historical-political perspectives of the municipality of Duque de Caxias/RJpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Joana da Rocha Moreira.pdfJoana da Rocha Moreira5.9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.