???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4852
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A experiência estética literária no ensino fundamental pela prática do sarau poético
Other Titles: The literary aesthetic experience in elementary school through the practice of the poetic sarau
???metadata.dc.creator???: Vilanova, Maísa Sales 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pasche, Marcos Estevão Gomes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Navarro, Roberto José Bozzetti
???metadata.dc.contributor.referee2???: Dias, Ana Crélia Penha
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho surgiu da vontade de aproveitar a rica presença dos saraus poéticos que ocorrem na cidade do Rio de Janeiro, e que atraem tantas pessoas, na prática em sala de aula, apresentada pedagogicamente, de forma que se possa conceber a facilitação da experiência estética literária ao aluno do Ensino Fundamental, colocando a execução do sarau poético em sala de aula como metodologia possivelmente eficaz para que tal experiência se realize de forma adaptada à realidade escolar. Para que se realizasse a pesquisa foi preciso buscar a inspiração em saraus populares, e para sua justificativa, o estudo de teóricos como Candido, que por si só, já fornece uma ampla visão sobre a importância de se estudar literatura, por sua função humanizadora. Também importantes os teóricos Todorov, que alerta sobre possíveis equívocos no foco em que se ensina Literatura, Deway, com seus estudos sobre a experiência estética, entre outros que contribuem enormemente para a compreensão da importância de se facilitar a experiência estética através da escola.
Abstract: This work arises from the desire to take advantage of the rich presence of the poetry gatherings (saraus) that occur in the city of Rio de Janeiro, which attract so many people, as a creative tool in the classroom. It is presented in a pedagogically appropriate manner, so to conceive the facilitation of the literary practice to the Elementary School student. It formulates the execution of the saraus in the classroom as a possibly effective methodology for the poetic study adapted to the school reality. In order to carry out the research it was necessary to seek inspiration in popular saraus. And the study of theorists as Candido, which provides a broad view on the importance of studying literature, for its humanizing function was the basis for this piece of study justification. Also important are the theorists Todorov, who warns of possible misunderstandings in the focus of Literature, Deway, with his studies on aesthetics experience, among others that greatly contribute to the understanding of the importance of facilitating aesthetic experience at school.
Keywords: Literatura
Sarau poético
Ensino fundamental
Leitura oral
Experiência estética
Literature
Poetic Sarau
Elementary education
Oral reading
Aesthetic experience
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: VILANOVA, Maísa Sales. A experiência estética literária no Ensino Fundamental pela prática do sarau poético. 2018. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4852
Issue Date: 23-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Maísa Sales Vilanova.pdf2018 - Maísa Sales Vilanova2.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.