???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4729
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeixeira, Fabiano Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937031296738335por
dc.contributor.advisor1Berriel, Marcelo Santiago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9162651718729749por
dc.contributor.referee1Berriel, Marcelo Santiago-
dc.contributor.referee2Amaral, Clínio de Oliveira-
dc.contributor.referee3Lira, Ronald Apolinário de-
dc.contributor.referee4Freitas, Edmar Chaccon de-
dc.date.accessioned2021-06-02T02:39:57Z-
dc.date.issued2018-08-20-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Fabiano Alves. A Batalha de Emaús sob a perspectiva do livro Apócrifo de I Macabeus; o fracasso da expedição punitiva liderada por Antíoquo IV Epífanes em 165 a.C., na Judeia. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Instituto Muldisciplinar - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4729-
dc.description.resumoAspiramos nesta dissertação analisar o documento Apócrifo de I Macabeus, onde o mesmo descreve uma série de eventos na história pela liberdade religiosa e política do povo judeu em detrimento as imposições gregas, tendo Judas Macabeu e sua família no centro dos principais eventos das revoltas insurgentes. A identidade macabeia está repleta de simbolismos marcados pelos discursos de seu passado construído pelos patriarcas, do ideal religioso e do mito que permaneceu como um discurso vivo e legitimado favorecido pela religiosidade. Sua legitimação tornou-se um processo difusor de uma construção simbólica, pois permaneceram mesmo com a pressão helênica, intactos em seus costumes e na religiosidade. Nesse sentido, utilizaremos o conceito de memória e identidade na intenção de promover uma analise dessas singularidades como resultado à argúcia da cultura helênica na Judeia no segundo século a.C. A questão mitológica e a edificação do heroísmo Macabeu apropriou-se dos discursos de santidade em diversas comunidades mediterrâneas nos primeiros séculos da era cristã, promovendo a instabilidade militar, política e religiosa da Judeia e nas províncias sob a égide selêucida. Com a intenção de enriquecer a pesquisa, foi necessário buscar nas fontes de Flávio Josefo e do Livro de Daniel elementos em seus discursos que corroboram com os eventos insurgentes dos macabeus no período proposto para investigação.por
dc.description.abstractIn this dissertation we aspire to analyze the document Apocryphon of I Maccabeus, where it describes a series of events in history by the religious and political freedom of the Jewish people to the detriment of the Greek impositions, with Judas Macabeu and his family at the center of the main events of the insurgent revolts. Macabean identity is replete with symbolisms marked by the discourses of its past built by the patriarchs, the religious ideal and the myth that remained as a lively and legitimized discourse favored by religiosity. Their legitimation became a diffusing process of a symbolic construction, for they remained even with the Hellenic pressure, intact in their customs and religiosity. In this sense, we will use the concept of memory and identity in the intention of promoting an analysis of these singularities as a result of the archetypical Hellenic culture in Judea in the second century BC The mythological question and the building of heroism Macabeu appropriated the discourses of holiness in various communities Mediterranean in the first centuries of the Christian era, promoting the military, political and religious instability of Judea and in the provinces under the Seleucid aegis. With the intention of enriching the research, it was necessary to search in the sources of Flávio Josefo and the Book of Daniel elements in their speeches that corroborate with the insurgent events of the macabeus in the period proposed for investigation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-06-02T02:39:57Z No. of bitstreams: 1 2018 - Fabiano Alves Teixeira.pdf: 1219716 bytes, checksum: ce211d9c72328ba4685b7503df595112 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-02T02:39:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Fabiano Alves Teixeira.pdf: 1219716 bytes, checksum: ce211d9c72328ba4685b7503df595112 (MD5) Previous issue date: 2018-08-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65425/2018%20-%20Fabiano%20Alves%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesa) Fontes primárias BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 1985; Livro de I Macabeus. BÍBLIA. Português. Bíblia de Referência Thompson. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e corr. Compilado e redigido por Frank Charles Thompson. São Paulo: Vida, 1992: Livro de Daniel Cap. 7-12. - JOSEFO, Flávio. Uma testemunha no tempo dos apóstolos: tradução L. F. Leal Ferreira. São Paulo, Paulus, 2011. - . História dos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. b) Obras citadas e consultadas ANNEMARIE, Ohler. MENZEL, Tom. Atlas da bíblia: textos detalhados, tabelas cronológicas, mapas e Gráficos sobre os livros da bíblia. Hagnos, São Paulo, 2013. ARMSTRONG, Karen. Jerusalém: Uma cidade, três religiões. São Paulo, Cia das Letras, 2000. ARRUDA, José Jobson de A. História Antiga e Medieval. São Paulo, Ática, 1986. AUSUBEL, Nathan. Conhecimento Judaico. Rio de Janeiro: A. Koogan, 1989. BARROS, José D' Assunção. Memória e história: uma discussão conceitual. In: Tempos históricos – Dossiê: História, cinema e música./ Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Campus Marechal Cândido Rondon. Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras. Colegiado do curso de História – v.15, N. 01. Ano XIII. 1º semestre. Marechal Cândido Rondon: EDUNIOESTE, 2011. (p. 369-400). BARROS, José D' Assunção. Sobre a feitura da micro história. Revista OPSIS, Vol. 7, UFMG, 2007. BARROS, José D`Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens, Rio de Janeiro, Vozes, 2004. 124 BARROS, José D`Assunção. O projeto de pesquisa em história: da escolha do tema ao quadro teórico. Rio de Janeiro, Vozes, 2011. BARROS, José D`Assunção. Teoria da história, princípios e conceitos fundamentais. Rio de Janeiro, Vozes, 2011. BARROS, José D’Assunção. O campo da história: especificidades e abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. BOAZ, Franz. Antropologia Cultural. Rio de Janeiro, Zahar, 2004. BRENNER, Michael. Breve história dos judeus. São Paulo, Martins Fontes, 2013. BRIGTH, John. História de Israel. São Paulo, Paulus, 2003. BRISCO, THOMAS. V. Holman Bible Atlas. Nashville, Tennessee, Holman Reference, 1998. CALINA, Luiz. CALINA Andréa. Pergaminhos do Mar Morto: um legado para a humanidade. Instituto de Antiguidades de Israel, 2004. CASSIRER, Ernest. Ensaio sobre o Homem. São Paulo, Martins Fontes, 1994. CASSIRER, Ernest. Linguagem e mito. São Paulo, Perspectiva, 2009. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990. CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história. Porto Alegre: Artmed, 2001. CHEVITARESE, André Leonardo. Judaísmo, cristianismo e helenismo; ensaio acerca das interações culturais do Mediterrâneo Antigo. São Paulo, Fapesp/Annablume, 2007. COHEN, S. J. D. ―Alexander the Great and Jadus the High Priest According to Josephus.‖ Association for Jewish Studies. New York, vol. 7, pgs. 41-68, 1982. 125 COLLINS, J. Imaginação apocalíptica: uma introdução à literatura apocalíptica judaica. Trad. Carlos Guilhermeda Silva Magajewski. São Paulo: Paulus, 2010. DEGAN, Alex. As lágrimas e o historiador: uma leitura de Guerra Judaica. UFTM, 2009. Acessado em 12/01/2017. DETIENNE, Marcel. Comparar o incomparável. São Paulo, Ideia das letras, 2004. DOUGHERTY, Martin J. HASKEW, Michael E. JESTICE, Phyllis G. RICE, Rob S. Batalhas na bíblia (1400 a.C - 73 d.C). Conflitos militares e religiosos que determinaram a história da humanidade. São Paulo, M. Books, 2010. ECO, Umberto. Semiótica e Filosofia da Linguagem. São Paulo, Ática, 1984. FILHO, Robson Rodrigues Gomes. Carisma e dominação carismática: perspectivas teórico-metodológicas do conceito weberiano de carisma e sua efetivação histórica nos estudos da religião. Revista teoria da história, Vol. 11, UFG, 2014. ISSN: 2175- 5892. FILHO, Robson Rodrigues Gomes. Carisma e dominação carismática: Perspectivas teórico-metodológicas do conceito weberiano de carisma e sua efetivação histórica nos estudos da religião. UFG, Goiás, 2014. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 2008. GERSTENBERGER, Erhard S. Israel no tempo dos persas, Séculos V e IV antes de Cristo. São Paulo, edições Loyola, 2014. GOLDBERG, David J. RAYNER, John D. Os judeus e o judaísmo. História e religião. Rio de Janeiro, Xenon editora, 1989. Jerusalém, São Paulo, Paulus, 2013. GONÇALVES, Francielle Sthefane Bruschi Cordeiro. História, memória histórica e a contribuição da cultura midiática. (Unioste) http://www.histedbr.fe.unicamp.br. GOODMAN, Martin. Rome & Jerusalem. London: Allen Lane. 2007. GRANT, Michael. The history of Ancient Israel. Nova York: Scribner, 1984. 126 GREEN, P. Alexander of Macedon, 356-323 B.C: A Historical Biography. Rev. ed. Berkeley: University of California Press, 1991. GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo, Contexto, 2014. GUNNEWEG, Antonius H.J. História de Israel. São Paulo: Edições Loyola, 2005. HADAS-LEBEL, Meireille. Flávio Josefo, o judeu de Roma. Imago, 1991. HALL Stuart. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva de estudos culturais/Tomaz Tadeu Silva (Org). Rio de Janeiro, Vozes, 2014. HALL, Stuart. Da diáspora, identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, UFMG, 2013. HEINEN, H. Syrian-Egyptian Wars and the new kingdoms of Asia. In: WALBANK, F. et al. (Ed.). The Cambridge Ancient History: Vol.: VII, The Hellenistic World.Cambridge: Cambridge University Press, 1984. p. 400-450. HENGEL, M. Judaism and Hellenism: studies in their encounter in Palestine during the early Hellenistic Period. Philadelphia: Fortress Press, 1981. JOSEPHUS, Flavius. The Jewish War. London: Loeb Classical Library, 1961- 1967. JULIEN, Greimas, Algirdas. Dicionário de Semiótica. São Paulo, Contexto, 2008. KAUFMANN, Yehezkel. A Religião de Israel; do início ao exílio babilônico. São Paulo, Perspectiva, 1989. KAUTSKY, Karl. A origem do cristianismo. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010. KEEGAN, John. Uma história da guerra. Ed. Schwarcz, São Paulo, 2006. LAMAIRE, André. História do povo hebreu. Rio de Janeiro, José Olympio, 2011. LE GOFF, J. História e Memória. Campinas - SP: Unicamp, 1990. 127 LE GOFF, Jacques. A história deve ser divida em pedaços? São Paulo, Unesp, 2015. LÉVÊQUE, Pierre. O Mundo Helenístico. Tradução Teresa Meneses. Lisboa: Edições 70, 1987. LIVERANI, Mario. Antigo Oriente: história, sociedade e economia. São Paulo, Edusp, 2016. MAGNOLI, Demétrio. História das Guerras. São Paulo, Contexto, 2006. MAIRS, R. “Hellenization” in BAGNALL, R., BRUDERSEN, K., CHAMPION, C., ERSKINE, A. HUERBNER, S. (orgs) The Encyclopedia o, Ancient History Oxford University Press, 2011. MARTIN, Metzger. História de Israel. São Leopoldo, Sinodal, 1981. MOMIGLIANO, Arnald. Os limites da helenização. Jorge Zahar, 1991. MONTEFIORE, Simon Sebag. Jerusalém, a geografia. São Paulo, Cia das Letras, ed. 2009. MONTEIRO, João Gouveia. MORAIS, José. Grandes conflitos da história da Europa. De Alexandre Magno a Guilherme "O Conquistador". Imprensa da Universidade Coimbra, 2014. NETO, Francisco Abraham Ben-Abraham Corrêa. Os judeus, povo ou religião? Rio de Janeiro, 1987, Comunidade Israelita NEUSNER, Jacob. Introdução ao Judaísmo. Rio de Janeiro, Imago, 2002. NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Apocrificidade. O Cristianismo Primitivo para além do Cânon. São Paulo, Fonte Editora, 2015. ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso, imaginário social e conhecimento. 53-59, Unicamp. 128 OTZEN, Benedikt. O judaísmo na antiguidade: a história política e as correntes religiosas de Alexandre Magno até o imperador Adriano. São Paulo, Paulinas, 2003. PASSUELLO, Victor. Alexandre Magno e os Judeus nas Antiguidades Judaicas de Flávio Josefo: Coexistência ou Resistência? Revista Mundo Antigo, Ano II, 04 de dezembro de 2013. ISSN 2338-8788. Acessado em 12/01/2017. REHFELD, Walter I. Nas sendas do judaísmo. São Paulo, Perspectiva, 2003. ROCHA, Esperança Ivan. Dominadores e Dominados na Palestina do Século I. Departamento de História – Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – 19806- 173 – Assis – SP. Acesso em 04/11/2017. ROLLAND, Bernard. A Palestina no tempo de Jesus. São Paulo, Paulus, 2014. ROSSI, Luiz Alexandre Solano. A máquina helênica de fazer guerra. Antíteses, http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses, UNICAMP, 907-923. Acesso em 06/12/2017. ROST, Leonardo. Introdução aos Livros Apócrifos e Pseudepígrafos do Antigo Testamento e aos Manuscritos de Qumran. São Paulo: Ed. Paulinas, 1980 RUSEN, Jorn. Razão Histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília, UNB, 1987. SAND, Shlomo. A invenção da Terra da Hisrael. Da Terra Santa à Terra Pátria. São Paulo, Benvirá, 2014. SAND, Shlomo. A invenção do povo judeu. São Paulo, Benvirá, 2007. SAULNIER, Christiane. A revolta dos Macabeus. São Paulo, Paulinas, 1987. SELVATICI, Monica. Os judeus helenistas e a primeira expansão cristã: questões de narrativa, visibilidade histórica e etnicidade no Livro dos Atos dos Apóstolos. Tese de Doutorado, UEC- Campinas, SP, 2006. 129 SHINAN, Avigdor. ZAKOVITCH, Yair. Fron Gods to God; how the bible hebunked, suppressed, or changed ancient myths & legends. Unvisersity of Nebraska Press, 2004. SILVA, Sérgio Henrique Pinto. Geografia Física e Geografia Humana: Uma dicotomia a ser superada? Revista Outros Tempos, 2011, 40-49, UEMA. SILVA, Severino Pedro. Daniel versículo por versículo. Rio de Janeiro, CPAD, 1986. SIMON, Marcel; BENOIT, André. Judaísmo e cristianismo antigo: de Antíoco Epifânio a Constantino. São Paulo: EDUSP, 1987. SOUSA, Ágabo Borges de. Daniel: uma panorâmica do apocalipse anticuotestamentário. Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia. Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS,Feira de Santana, BA, 2012. SUETÔNIO. A vida dos doze Césares. Trad. Sady-Garibaldi. São Paulo: Ediouro. TÁCITO. Anais. Trad. Leopoldo Pereira. São Paulo: Ediouro. TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo, Perspectiva, 2003. TOYNBEE, Arnald. J. Helenismo – História de uma civilização. Tradução e Waltensir Dutra. Rio de Janeiro, Zahar, 1963. TRICCA, Maria Helena de Oliveira. Apócrifos – Os proscritos da Bíblia. São Paulo: Ed. Mercuryo, 1989. WEFFORT, Francisco C. (Org.). Os Clássicos da política. Maquiavel, Hobbes, Locke, Mostesquieu, Rousseau, “O Federalista‖. Série fundamentos 62. São Paulo, Ática, 1989.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHelenismopor
dc.subjectidentidadepor
dc.subjectrevolta macabeiapor
dc.subjectHellenismeng
dc.subjectidentityeng
dc.subjectMaccabean revolteng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA Batalha de Emaús sob a perspectiva do livro Apócrifo de I Macabeus; o fracasso da expedição punitiva liderada por Antíoquo IV Epífanes em 165 a.C., na Judeiapor
dc.title.alternativeThe battle of Emmaus from the perspective of the Apocryphal book of 1 Maccabees; the failure of the punitive expedition led by Antíoquo IV Epiphanes in 165 BC in Judea.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Fabiano Alves Teixeira.pdf2018 - Fabiano Alves Teixeira1.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.