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dc.creatorSilva, Enilza Rosas da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8597702197108183por
dc.contributor.advisor1Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574por
dc.contributor.advisor-co1Mattos, José Roberto Linhares de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.referee1Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee2Barbosa, Aline Mauricio-
dc.contributor.referee3Santos, Roseli Bernardo Silva dos-
dc.date.accessioned2021-05-28T16:47:10Z-
dc.date.issued2018-10-22-
dc.identifier.citationSILVA, Enilza Rosas da. A construção de casas no Araçá e a valorização da cultura na educação escolar indígena.. 2018. 116 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4703-
dc.description.resumoO trabalho analisa os conhecimentos das construções da Comunidade Araçá, na valorização da cultura, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas. O objetivo dessa pesquisa foi identificar as contribuições de técnicas na edificação de seus ambientes de convívio, as condições ambientais e sustentáveis da comunidade que podem ser utilizados no ensino e aprendizagem na Educação Escolar Indígena. Verificar a importância do trabalho coletivo na construção das casas, denominado ajuri, fundamental para a caracterização e formação organizacional, por mutirões entre os moradores. Investigar os conhecimentos técnicos das construções na arquitetura indígena através da etnomatemática no formato, cobertura e estruturas. Diante disso, foi necessário desenvolver uma pesquisa com ações relacionadas ao cotidiano escolar, enfatizando a importância dos conhecimentos nas construções das moradias na Comunidade Araçá e a valorização cultural e ambiental. A metodologia aplicada teve como paradigma os saberes matemáticos locais, que foram trabalhados em sala de aula através da etnomatemática, que incluem noções da geometria, estudos dos ângulos, quantificação de matéria prima e sistema estrutural. Ressaltaram-se os conhecimentos do período apropriado e o manejo adequado dos recursos vegetais empregados na arquitetura das moradias, assim como as práticas grupais. Como resultado das atividades, construíram-se as figuras geométricas através de desenho, pintura, recorte e colagem, bem como a execução de maquete de uma habitação tradicional da Comunidade Araçápor
dc.description.abstractThe paper analyzes the knowledge of building in the Araçá Community, the valorization of culture, the teaching and learning processes in indigenous schools. The goal of this research was to identify the contributions of the techniques in the construction of their living environments, the environmental and sustainable conditions of the community that can be used in teaching and learning in Indigenous School Education. To verify the importance of the collective work in the building of houses, denominated ajuri, fundamental for the characterization and organizational formation, by fellowship among the residents. Investigate the technical knowledge of building in indigenous architecture through ethnomathematics in the format, coverage and structures. Therefore, it was necessary to develop a research with actions related to school daily life, emphasizing the importance of knowledge in building of houses in Araçá Community and cultural and environmental valorization. The methodology applied was based on the local mathematical knowledge, which was worked in the classroom through ethnomathematics, which includes notions of geometry, angles studies, raw material quantification and structural system. It was emphasized the knowledge of the adequate period and the management appropriate management of the vegetal resources used in the architecture of the dwellings, as well as the group practices. As result of the activities, the geometric figures were constructed through drawing, painting, trimming and gluing, as well as the execution of a model of a traditional Araçá Community dwellingeng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-05-28T16:47:10Z No. of bitstreams: 1 2018 - Enilza Rosas da Silva.pdf: 43770720 bytes, checksum: 12e0db6f3053735542244e50d0239e03 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-28T16:47:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Enilza Rosas da Silva.pdf: 43770720 bytes, checksum: 12e0db6f3053735542244e50d0239e03 (MD5) Previous issue date: 2018-10-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65336/2018%20-%20Enilza%20Rosas%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConstruçõespor
dc.subjectIndígenaspor
dc.subjectAjuripor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectBuildingeng
dc.subjectIndigenous peopleeng
dc.subjectAjurieng
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA construção de casas no Araçá e a valorização da cultura na educação escolar indígena.por
dc.title.alternativeThe building of houses in Araçá community and the valorization of culture in indigenous school educationeng
dc.typeDissertaçãopor
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