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dc.creatorMolano, Pedro Gabriel Marcano-
dc.creator.Lattes-por
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araújo-
dc.contributor.referee2Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.referee3Elias, Sael Sanchez-
dc.date.accessioned2021-05-07T12:33:14Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.citationMOLANO, Pedro Gabriel Marcano. Discentes do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: relação entre necessidades e formação continuada docente. 2017. [85 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4613-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada no Programa de pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA - UFRRJ). O universo de estudo foram os discentes e egressos do PPGEA – UFRRJ durante o período 2003 – 2016. O alcance metodológico da pesquisa foi descritivo e o levantamento de e as análises foram de natureza quantitativa e qualitativa, realizado com uma população de 217 discentes e egressos do programa entre os anos de 2003 – 2016. O objetivo geral do trabalho foi identificar quais são as necessidades e a relação com a formação continuada e apropriação do conhecimento dos Professores de distintos níveis de Ensino discentes e graduados do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola PPGEA – UFRRJ no período 2003 - 2016. A fim de atingir os objetivos, foi adotada, como metodologia de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e documental e a pesquisa de campo exploratória, cujas ferramentas investigativas foram: observação, questionário estruturado não disfarçado, escala Tipo Likert e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, constatou-se a relevância do PPGEA – UFRRJ para os participantes da pesquisa, o estudo das necessidades indica que realizar um mestrado respondeu principalmente a uma necessidade da prática de ensino, caracterizado por fatores internos (tendência a autorrealização onde as atividades estão encaminhadas para o aperfeiçoamento docente e o preenchimento de vazios de conhecimento) e externos (necessidades coletivas e exigências do local do trabalho), alem disso, foi possível correlacionar os resultados com a teoria da hierarquia das necessidades, constatando-se que o programa contribui na satisfação de todos os níveis (necessidades básicas, de segurança, sociais, de status, as de auto-realização)por
dc.description.abstractThis research was carried out in the Graduate Program in Agricultural Education of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (PPGEA - UFRRJ). The study population was the students and graduates of the PPGEA - UFRRJ during the period 2003 - 2016. The methodological scope of the research was descriptive and the survey and the analyzes were of a quantitative and qualitative nature, carried out with a population of 217 students and graduates of the program between the years 2003 - 2016. The general objective of the work was to identify what are the needs and the relationship with the continuing education and appropriation of the knowledge of the Teachers of different levels of Education students and graduates of the Postgraduate Program in Education Agrícola PPGEA - UFRRJ in the period 2003 - 2016. In order to reach the objectives, it was adopted, as data collection methodology, the bibliographical and documentary research and exploratory field research, whose investigative tools were: observation, structured questionnaire not disguised , Likert-type scale and semi-structured interviews. As a result, the relevance of the PPGEA - UFRRJ to the participants of the research was verified, the study of the necessities indicates that to carry out a master's degree of education responded mainly to a need of the teaching practice, characterized by internal factors (tendency to self-realization where the activities are directed for teacher improvement and filling of knowledge gaps) and external (collective needs and demands of the workplace), it was also possible to correlate the results with the theory of the hierarchy of needs, noting that the program contributes to satisfaction of all levels (basic needs, security, social, status, self-fulfillment)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-05-07T12:33:14Z No. of bitstreams: 1 2017 - Pedro Gabriel Marcano Molano.pdf: 1493151 bytes, checksum: bd1034b5c15abfcb390ec8363802e7a9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-07T12:33:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Pedro Gabriel Marcano Molano.pdf: 1493151 bytes, checksum: bd1034b5c15abfcb390ec8363802e7a9 (MD5) Previous issue date: 2017-11-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64950/2017%20-%20Pedro%20Gabriel%20Marcano%20Molano.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação continuadapor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjectnecessidadespor
dc.subjectapropriação do conhecimentopor
dc.subjectcontinuing teacher educationeng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjectneedseng
dc.subjectappropriation of knowledgeeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleDiscentes do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: relação entre necessidades e formação continuada docentepor
dc.title.alternativeStudents of the Postgraduate Program in Agricultural Education of the Federal Rural University of Rio de Janeiro: relationship between needs and continuing teacher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
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