???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Maíra Gomes de Souza da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490537683167242por
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.referee2Glat, Rosana-
dc.contributor.referee3Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo-
dc.date.accessioned2021-03-23T21:58:14Z-
dc.date.issued2014-02-17-
dc.identifier.citationROCHA, Maíra Gomes de Souza da. Processos de ensino e aprendizagem de alunos com múltiplas deficiências no AEE à luz da teoria histórico-cultural. 2014. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4475-
dc.description.resumoEste trabalho analisa processos e práticas para o desenvolvimento da aprendizagem de quatro alunos com múltiplas deficiências matriculados no atendimento educacional especializado (AEE). Está relacionado ao projeto “A escolarização de alunos com múltiplas deficiências em uma escola pública da Baixada Fluminense: formação de professores e processos de ensino e aprendizagem” (Edital FAPERJ N.º 31/2012) o qual integra a rede de pesquisa “A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem” (OBEDUC/CAPES). A investigação foi realizada em duas salas de recursos multifuncionais de uma escola pública do Município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Realizamos uma pesquisa qualitativa, baseada nos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação. Através desta metodologia, buscamos em conjunto com as professoras dos educandos participantes, alternativas para as dificuldades que foram identificadas, assim como oportunizar intervenções que contribuíssem para a formação e prática pedagógica com os referidos sujeitos atendidos no AEE. O trabalho de campo se desenvolveu através do acompanhamento semanal das práticas desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais, realizando, concomitantemente, encontros com as docentes para discussão sobre o que era observado bem como para estudo e aprofundamento teórico. Pertinente às ações pedagógicas, buscamos o entendimento de como as áreas de tecnologia assistiva e, a partir desta, da comunicação alternativa e ampliada poderiam ser utilizadas pelas professoras a fim de atender às necessidades educacionais de seus alunos e consequentemente beneficiar o desenvolvimento da aprendizagem e a aquisição de conceitos científicos. Realizamos a coleta de dados utilizando procedimentos como a observação participante (com registro em diário de campo), análise de vídeos (pautada na abordagem microgenética e utilizando como instrumento a filmagem) e entrevistas semiestruturadas com as professoras envolvidas. Como referencial teórico, empregamos a perspectiva histórico-cultural de Vigotski a fim de encontrar em seus conceitos, aportes para o andamento do trabalho e compreensão das especificidades do desenvolvimento destes alunos. Desta investigação emergiram como principais resultados: a) a complexidade do trabalho pedagógico com estudantes com deficiência múltipla no AEE; b) as potencialidades de aprendizagem que estes sujeitos apresentam; c) as possibilidades da utilização de recursos de tecnologias assistivas e da comunicação alternativa, funcionando como instrumentos de compensação em benefício dos processos de ensino e aprendizagem; d) a necessidade de investimentos na formação de professores para a atuação com alunos com este tipo de comprometimento no AEE; e) urgência de maior aproximação das políticas públicas de inclusão escolar da realidade dos educandos em questão. Ao final do trabalho fizemos considerações sobre o alcance dos objetivos elencados e também trouxemos reflexões e propostas a respeito da escolaridade de alunos que apresentam múltiplas deficiências.por
dc.description.abstractThis work examines processes and practices for the development of learning four students with multiple disabilities enrolled in specialized educational services (SES). Is related to the project "The schooling of students with multiple disabilities in a public school in the Baixada Fluminense training of teachers and the teaching and learning" (FAPERJ Notice No. 31/2012) which integrates the research network "Schooling students with intellectual disabilities: policies, processes and cognitive assessment of learning" (OBEDUC/CAPES). The research was conducted in two multi-functional features of a public school in the city of Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. We conducted a qualitative research, based on the methodological assumptions of action research. Through this methodology, we seek together with the teachers of the participating students, alternatives to the difficulties that have been identified, as well as interventions that create opportunities to contribute to the training and teaching practice with those subjects treated at SES. The fieldwork was developed through weekly monitoring of practices developed in the multi-functional resources room, performing concomitant meetings with teachers to discuss what was observed as well as study and theoretical development. Relevant to educational activities, we seek to understand how the areas of assistive technology and, from this, augmentative and alternative communication could be used by teachers to meet the educational needs of their students and consequently benefit the development of learning and acquisition scientific concepts. We collected data using procedures such as participant observation (with journaling field), video analysis (aimed at micro-genetic approach and using the footage as a tool) and semi-structured interviews with the teachers involved. As a theoretical framework, we use the historical-cultural perspective of Vygotsky to find in their concepts, contributions to the progress of the work and understanding the specifics of the development of these students. This investigation have emerged as key results: a) the complexity of the pedagogical work with students with multiple deficiencies in SES; b) the potential for learning these subjects present; c) the possibilities of using resources of assistive technologies and alternative communication, working as instruments of compensation in benefit of the teaching and learning processes; d) the need to invest in teachers development for the work with students with this type of involvement in SES; e) urgency of closer ties between public policies of inclusion to the reality of the students observed. At the end of the work we made considerations about the reach of the listed goals and also brought ideas and proposals regarding schooling of the pupils who have multiple deficiencies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-03-23T21:58:14Z No. of bitstreams: 1 2014 - Maíra Gomes de Souza Rocha.pdf: 2388456 bytes, checksum: 7ede0e28028cf06aa2518cc390cd04fc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-23T21:58:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Maíra Gomes de Souza Rocha.pdf: 2388456 bytes, checksum: 7ede0e28028cf06aa2518cc390cd04fc (MD5) Previous issue date: 2014-02-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64379/2014%20-%20Ma%c3%adra%20Gomes%20de%20Souza%20Rocha.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcessos de ensino e aprendizagempor
dc.subjectmúltiplas deficiênciaspor
dc.subjectatendimento educacional especializadopor
dc.subjecttecnologias assistivaspor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectTeaching and learning processeseng
dc.subjectmultiple deficiencieseng
dc.subjectspecialized educational serviceeng
dc.subjectassistive technologyeng
dc.subjectteacher’s developmenteng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleProcessos de ensino e aprendizagem de alunos com múltiplas deficiências no AEE à luz da teoria histórico-culturalpor
dc.title.alternativeProcesses of teaching and learning of students with multiple deficiencies in the light of SES historical-cultural theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Maíra Gomes de Souza Rocha.pdf2.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.