???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrancischetti, Zélia Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souza dos-
dc.contributor.advisor-co1Magalhães, Luís Mauro Sampaio-
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Souza dos-
dc.contributor.referee2Almeida, Nilma Figueiredo de-
dc.contributor.referee3Jesus, Eli Lino de-
dc.date.accessioned2020-07-24T20:11:56Z-
dc.date.issued2005-12-12-
dc.identifier.citationFRANCISCHETTI, Zélia Aparecida Pereira. A Agroecologia como tema transversal na formação do técnico agrícola. 2005. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3757-
dc.description.resumoA educação agrícola atua na formação de profissionais que podem interferir nas cadeias produtivas, de forma a possibilitar a ocorrência de impactos positivos ou negativos no ambiente. Neste contexto, frente a crescente degradação ambiental, os educadores, são desafiados a propor ações pedagógicas que visem a formação de profissionais comprometidos com as questões ambientais. A complexidade das relações homem-natureza motivou pesquisar, no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí, como ocorre a aplicação dos conceitos ligados a Agroecologia nesta modalidade de ensino, com vistas à construção de um paradigma que privilegie a formação integral do cidadão. Acredita-se que para alcançar tal objetivo faz-se necessário o rompimento com a visão mecânica de mundo cujo saber dar-se de forma unidirecional e fragmentada e ações pedagógicas embasadas em atitudes inter-transdisciplinares. A inter-transdisciplinaridade, a contextualização e a transversalidade, como uma forma de mediar o conhecimento Agroecológico, constituem -se como o referencial teórico que sustentará esta pesquisa. Nesta perspectiva, a pesquisa foi desenvolvida com a participação dos professores, alunos e egressos da instituição. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados seminários, oficinas, fórum, questionários e entrevistas com roteiros semi-estruturados, com vistas além da compreensão do conhecimento dos conceitos de Agroecologia e das práticas agroecológicas na produção agrícola, também das possíveis contribuições desta ciência na formação integral do cidadão.por
dc.description.abstractAgricultural Education acts in the formation of professionals who can interfere in the productive chains in order to turn possible the occurrence of positive or negative impacts in environment. In such context, face to the growing environment degradation, educators are defied to propose pedagogic actions which aim the formation of professionals compromised with environment questions. The complexity of man-nature relationship motivated researching in the extent of Urutai Federal Center of Technological Education the way it occurs the application of concepts linked to Agroecology in such teaching modality, aiming the construction of a model which privileges the integral formation of a citizen. In order to reach this aim, it is necessary to breakup with the mechanical world vision where learning happens in an unidirectional and fragmented way, and pedagogic actions are based on inter-transdisciplinary attitudes the inter-transdisciplinary actions, contextualized ways and tranversality, as mediators to the Agroecologic knowledge, are the theoretic referential to this research. In such perspective, this research was developed with the partnership of teachers, pupils and former students of the institution. As instument for data collection it was used seminaries, workshops, forums, questionaries and interviews with semi-structured rules aiming beyond the comprehension of knowledges of the Agroecology concepts and agroecologic practices on agricultural production, also the possible contributions of this science of the citizen integral formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-07-24T20:11:56Z No. of bitstreams: 1 2005 - Zélia Aparecida Pereira Francischetti.pdf: 595700 bytes, checksum: 08d65a9778d1e086459e2b49e4d3a70a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-24T20:11:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005 - Zélia Aparecida Pereira Francischetti.pdf: 595700 bytes, checksum: 08d65a9778d1e086459e2b49e4d3a70a (MD5) Previous issue date: 2005-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61321/2005%20-%20Z%c3%a9lia%20Aparecida%20Pereira%20Francischetti.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectagroecologiapor
dc.subjecttemas transversaispor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjectagroecologyeng
dc.subjecttransversal themeseng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA Agroecologia como tema transversal na formação do técnico agrícolapor
dc.title.alternativeAgroecology as transversal theme in the agricultural technician formationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005 - Zélia Aparecida Pereira Francischetti.pdfDocumento principal581.74 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.