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dc.creatorSchustoff, Suely de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9345631436893961por
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330684865751520por
dc.contributor.referee1Souza, Marcos Aguiar de-
dc.contributor.referee2Dantas, Estélio Henrique Martin-
dc.date.accessioned2020-06-25T23:01:33Z-
dc.date.issued2012-08-30-
dc.identifier.citationSCHUSTOFF, Suely de Oliveira. Atividades físicas, socioculturais e educacionais e níveis de depressão e de disfunção cognitiva em idosos ativos física e socialmente. 2012. 47 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3686-
dc.description.resumoUm dos grandes temas que tem merecido discussão na contemporaneidade é o envelhecimento humano. Inúmeras pesquisas vêm sendo realizadas nesta área, objetivando diminuir as perdas consequentes deste processo e transformar as vidas cada vez mais longas, harmoniosas e saudáveis. Existe, atualmente, uma proliferação de espaços de convivências para idosos, ou os chamados “grupos de terceira idade”, que se presentificam em universidades públicas e privadas, em centros de saúde, em órgãos privados como o SESC, em espaços culturais e religiosos. Com o envelhecimento o indivíduo depara-se com um conjunto de mudanças biológicas, psicológicas e sociais. A depressão e o déficit das funções cognitivas estão entre os principais problemas de saúde mental na terceira idade. O envelhecimento saudável é determinado pela manutenção de certo nível de estabilidade nas funções biopsicossociais. As atividades físicas, socioculturais e educativas para idosos encontram-se na perspectiva da educação permanente. O objetivo da pesquisa foi investigar em que medida a prática de atividades físicas, socioculturais e educacionais informais influenciam os perfis de depressão e declínio das funções cognitivas verificados em idosos. A pesquisa se desenvolveu sob a perspectiva quali-quantitativa. A amostra foi constituída de 74 idosos, de ambos os sexos, participantes de instituições de gestão do envelhecimento (GUATI), domiciliados (GDOMI) e oriundos de instituições de longa permanência (GILPI). Os instrumentos utilizados foram a Escala de depressão geriátrica (GDS) reduzida e o Miniexame do estado mental (MEEM). Os resultados mostram que o GUATI e GDOMI apresentam índices significativamente menores de déficit cognitivo que o GILPI. Relativamente aos índices de depressão geriátrica as diferenças foram significativas apenas entre o GUATI e o GDOMI, com resultados mais positivos de estado mental no GUATI. As variáveis demográficas significativamente associadas aos escores de MEEM foram a idade e a escolaridade. A idade se correlacionou direta e positivamente com o déficit cognitivo, enquanto a escolaridade apareceu inversamente associada com os estados de déficit cognitivo. O nível de escolaridade foi inversamente relacionado com estados críticos de depressão. Mediante o teste quiquadrado verificou-se a associação significativa entre a prática de atividade física e escolaridade com as categorias de déficit cognitivo. Entretanto não se verificou nenhuma associação entre variáveis demográficas e psicosocioeducacionais com os escores de EDG. A pesquisa ratificou a literatura no que diz respeito aos fatores associados ao bem estar dos idosos, com relevo para a escolaridade e prática de atividade física em relação às funções cognitivas dos idosos.por
dc.description.abstractOne of the major themes that have been discussed in the contemporary world is the human aging. Numerous studies have been performed in this area, aiming to reduce losses of this process and promote a longer, healthier and harmonious life. Currently there is a proliferation of spaces for elderly cohabitation, or so-called "third age groups," which are promoted by public and private universities, health centers, private organs like the SESC, as well as cultural and religious spaces. During aging the individual is faced with a set of biological, psychological and social changes. Depression and deficits in cognitive function are among the major mental health problems in old age. Healthy aging is determined by the maintenance of a certain level of stability in the biopsychosocial functions. Physical, socio-cultural and educational activities for seniors represents opportunity for continuing education. The objective of the research was to investigate how the practice of informal physical, socio-cultural and educational activities influence the profiles of depression and decline in cognitive function observed in the elderly. The research was developed in the qualitative and quantitative perspectives. The sample were 74 elderly of both sexes, participants from institutions aging management (GUATI), domiciled (GDOMI) and long stay institutions (GILPI). The instruments used were the Geriatric Depression Scale reduced (GDS) and the Mini Mental State Examination (MMSE). The results show that GUATI and GDOMI groups had significantly lower rates of mild cognitive impairment compared to GILPI. The rates of geriatric depression were significantly different only between GUATI and GDOMI with more positive mental state for GUATI. Demographic variables significantly associated with MMSE scores were age and education. Age was positively correlated with mild cognitive impairment, while schooling appeared inversely associated with mild cognitive impairment. The educational level was inversely associated with critical states of depression. The chi-square test indicated a significant association between physical activity and education with the categories of mild cognitive impairment. However there was no association between demographic and psychological, social and educational variables with GDS scores. The research confirmed the literature regarding the factors associated with mental health of older people, especially the relationship between education and physical activity with cognitive functions of elderly people.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-06-25T23:01:33Z No. of bitstreams: 1 2012 - Suely de Oliveira Schustoff.pdf: 946885 bytes, checksum: a52fa4fe927da1fea7cbf018ccd4a5c4 (MD5)eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdosopor
dc.subjectatividade físicapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectdisfunção cognitivapor
dc.subjectOlder peopleeng
dc.subjectphysical activityeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectmild cognitive impairmenteng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleAtividades físicas, socioculturais e educacionais e níveis de depressão e de disfunção cognitiva em idosos ativos física e socialmentepor
dc.title.alternativePhysical activity, socio-cultural, and educational associations with levels of depression and cognitive impairment in elderly physically and socially activeeng
dc.typeDissertaçãopor
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