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dc.creatorFilipin, Sergio Divino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1588251453124946por
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira-
dc.contributor.referee2Arruda, Maria da Conceição Calmon-
dc.date.accessioned2020-06-24T14:56:45Z-
dc.date.issued2013-03-21-
dc.identifier.citationFILIPIN, Sérgio Divino. Instrumento para práticas interdisciplinares: recuperação da Mata Atlântica em área degradada de nascentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFS (Campus São Cristóvão). 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3672-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi avaliar como a implantação do projeto – Recuperação da Mata Atlântica em Área Degradada de Nascentes – pode auxiliar no desenvolvimento de atividades aplicadas ao ensino, que promovam a construção do conhecimento na perspectiva interdisciplinar. Como também, faz-se um acompanhamento sobre as atividades de ensino por meio da metodologia de projetos como recurso didático nos processos formativos do curso técnico em agropecuária; e analisar a utilização desta abordagem como ferramenta de maior integração entre diferentes disciplinas, que abordam estudos sobre questões ambientais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, na perspectiva da pesquisa participativa. Foram reunidos quinze discentes da disciplina mecanização agrícola, divididos em dois grupos: alunos residentes na zona urbana; alunos residentes na zona rural. Foi realizada uma entrevista, ao final da pesquisa para avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre os temas: educação, degradação e restauração ambiental. Também foram ouvidos docentes de diferentes disciplinas do currículo do curso, que se posicionaram acerca de suas percepções sobre a questão ambiental e sobre as possibilidades de práticas pedagógicas interdisciplinares. Como campo d estudo, elegemos uma área de aproximadamente 5 hectares, localizado no povoado Quissamã (SE).que tinha sido explorada para retirada de minérios e que necessita de interseção humana para que seja iniciado seu processo de restauração.por
dc.description.abstractThe aim of this work was to evaluate how the implementation of the project - Recovery of Atlantic Forest in Degraded Areas of Headwaters - can assist in the development of activities applied to education, to promote the construction of knowledge in an interdisciplinary perspective. Moreover, developing the project together with students, follow up on the teaching activities through design methodology as a teaching resource in the formative processes of the technical course in agriculture and to analyze the use of this approach as a tool for greater integration between different disciplines, studies that address environmental issues. The methodology was qualitative, from the perspective of participatory research. Were gathered fifteen students in agricultural education, divided into two groups: Group 1 - students living in urban areas, and 2 group - students residing in rural areas. Interviews were held at the end of the study to evaluate the knowledge acquired on the themes: education, environmental degradation and restoration. Were also heard teachers from different disciplines of the course curriculum, which were positioned on their perceptions about environmental issues and the possibilities of interdisciplinary teaching practices. The study area is located in the village Quissamã, owns approximately 05 hectares, an area that was explored with the removal of minerals, and that requires human intervention so that it starts the process of restoring the same.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-06-24T14:56:45Z No. of bitstreams: 1 2013 - Sergio Divino Filipin.pdf: 13319412 bytes, checksum: 85020038ea04ee393175a778f29e50d2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-24T14:56:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Sergio Divino Filipin.pdf: 13319412 bytes, checksum: 85020038ea04ee393175a778f29e50d2 (MD5) Previous issue date: 2013-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60878/2013%20-%20Sergio%20Divino%20Filipin.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação profissional agrícolapor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectProfessional education in agricultureeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleInstrumento para práticas interdisciplinares: recuperação da Mata Atlântica em área degradada de nascentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFS (Campus São Cristóvão)por
dc.title.alternativeTool for interdisciplinary practices: Atlantic Forest restoration in degraded areas of springs at the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFS (Campus São Cristóvão)por
dc.typeDissertaçãopor
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