???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3382
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Isabella Ribeiro de Figueiredo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9839552283731593por
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.advisor-co1Coutinho, Maria Angélica-
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee2Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.referee3Quaresma, Maísa dos Reis-
dc.date.accessioned2020-03-11T17:11:07Z-
dc.date.issued2013-07-30-
dc.identifier.citationVIEIRA, Isabella Ribeiro de Figueiredo. O processo de formação continuada de docentes no Instituto Federal de Mato Grosso - campus São Vicente. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3382-
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido no IFMT - Campus São Vicente com docentes que ali lecionaram no segundo semestre de 2012. A pesquisa contextualizou a formação continuada desses docentes e dimensionou o processo desta formação. Realizou-se através de pesquisa qualitativa, cujo instrumento utilizado foi o questionário semiestruturado. A Metodologia escolhida permitiu entender como se deu o processo de formação continuada dos docentes, e como vem evoluindo esta temática a partir do agrupamento, análise e reflexão das respostas. Esse estudo permitiu também entender que a formação continuada mais do que qualquer outro tema, torna-se primordial como lócus de discussão no contexto atual da Educação. A relação que se cria ao compreender, dimensionar e participar de tal formação conduz os interessados docentes, gestores e discentes a um contínuo desenvolvimento, com reflexos nítidos na educação. Compreender a dinâmica da formação continuada, trouxe resultados significativos e elevou a importância deste conceito, como elo de entendimento do que é a carreira, como ocorre o desenvolvimento profissional, intensifica o conhecimento da formação inicial, conduz caminhos ao ser professor pesquisador, norteia caminhos à construção da identidade profissional e competência, contextualiza as políticas da educação, dentre outros. Sendo assim, a valorização do processo de formação continuada busca saber onde está; para onde quer chegar, caracterizando holisticamente a continuidade do cenário de formação. A palavra atual nesse novo contexto de Educação é “diálogo”, ou seja, intensificar as relações, mediar encontros, oportunizar situações de conversa e troca, a fim de formatar perspectivas mais favoráveis ao crescimento da Instituição, do docente e do discente e principalmente oportunizar situações de entendimento e continuidade onde o professor é mediador do conhecimento, formatador do entendimento e acelerador de posturas favoráveis ao desenvolvimento da sociedade. Portanto, o trabalho contribui para demonstrar que o processo de formação continuada dos docentes dos Institutos Federais acontece interno e externamente sendo, necessária à diversificação de práticas sob aspectos diferenciados bem como locais de socialização e discussão dentro e fora do IFMT.por
dc.description.abstractThis research was developed at IFMT – São Vicente Campus involving teachers who have taught in 2012 - second semester. The research contextualized the continuing education of teachers and scaled the process of that training. We conducted through qualitative research, whose instrument was a semi-structured questionnaire. The methodology used allowed us to understand how was the process of continuing education of those teachers and how this issue has evolved from the formation of group and responses from analysis and reflection. Due to this research it was possible knowing the continuing education more than any other issue, becomes paramount as the locus of discussion in the current context of education. The relationship created to understand, measure and participate leads to interested teachers, managers and students to a continuous development with sharp reflexes in education. Understanding the dynamics of continuing education brings significant results and increases the importance of this concept as a bond of understanding of what is the career, how occurs the professional development, it enhances the knowledge of the initial training leading to ways to being researcher teacher, guiding ways to the construction of professional identity and competence, contextualizes the policies of education, among others, so the recovery process of continuing education which is characterized wherever arrive, featuring holistically continuity formation scenario. The current word in this new context of education is "dialogue", id est, to intensify relations, to mediate meetings, to give moments opportunities for dialogue and exchange to format more favorable prospects for institucional growing, envolving teacher, student and especially giving opportunities to understanding that the teacher is the mediator of knowledge, understanding formatter and accelerator of favorable positions to the development of society. So, this research contributes to demonstrate that the process of continuous formation of teachers from the Federal Institute happens internally and externally, being necessary diversification of practices under different aspects and socialization places and discussion inside and outside at IFMT/Campus São Vicente.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-03-11T17:11:06Z No. of bitstreams: 1 2013 - Isabella Ribeiro de Figueiredo Vieira.pdf: 1422468 bytes, checksum: 917e7ed572e8ef63b32959a51f4ad068 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T17:11:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Isabella Ribeiro de Figueiredo Vieira.pdf: 1422468 bytes, checksum: 917e7ed572e8ef63b32959a51f4ad068 (MD5) Previous issue date: 2013-07-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13346/2013%20-%20Isabella%20Ribeiro%20de%20Figueiredo%20Vieira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17292/2013%20-%20Isabella%20Ribeiro%20de%20Figueiredo%20Vieira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23610/2013%20-%20Isabella%20Ribeiro%20de%20Figueiredo%20Vieira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29988/2013%20-%20Isabella%20Ribeiro%20de%20Figueiredo%20Vieira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36362/2013%20-%20Isabella%20Ribeiro%20de%20Figueiredo%20Vieira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42740/2013%20-%20Isabella%20Ribeiro%20de%20Figueiredo%20Vieira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49120/2013%20-%20Isabella%20Ribeiro%20de%20Figueiredo%20Vieira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55566/2013%20-%20Isabella%20Ribeiro%20de%20Figueiredo%20Vieira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subjectFederal Instituteeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO processo de formação continuada de docentes no Instituto Federal de Mato Grosso - campus São Vicentepor
dc.title.alternativeThe process of continuing education faculty at the Federal Institute of Mato Grosso - São Vicente Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Isabella Ribeiro de Figueiredo Vieira.pdfDocumento principal1.39 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.