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dc.creatorMonteiro, Aline Hygino Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7080696681106008por
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151por
dc.contributor.referee1Braun, Patricia-
dc.contributor.referee2Souza, Flávia Faissal de-
dc.date.accessioned2020-02-19T13:15:25Z-
dc.date.issued2014-12-10-
dc.identifier.citationMonteiro, Aline Hygino Carvalho. Inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas no IFRJ – Campus Volta Redonda: um estudo de caso das Licenciaturas em Física e em Matemática. 2014. [183 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3333-
dc.description.resumoA presente dissertação analisa a inclusão educacional como política pública na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e seus efeitos na formação de professores, tendo como recorte as Licenciaturas em Física e em Matemática do Campus Volta Redonda (CVR) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Como objetivos específicos nos propusemos a analisar as concepções de futuros professores, os licenciandos, e servidores sobre a inclusão de educandos com necessidades específicas e refletir sobre o papel do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do CVR/IFRJ, inserido no Programa de Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas (TEC NEP), ação desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC). As bases teóricas, sob a ótica da teoria histórico-cultural, partiram do reconhecimento de que a produção de saberes no âmbito educacional representa um desafio aos grupos negligenciados ao longo da história e que a implantação e o alcance de projetos governamentais que possibilitem o desenvolvimento humano são significativos para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento da nação. A amplitude do assunto e a existência de grande leque de oportunidades de estudos, a partir da contextualização dos Institutos Federais como estruturas recém-criadas e seus NAPNEs são de relevância científica face aos significativos impactos sociais. Como caminho metodológico, adotou-se o estudo de caso com abordagem qualitativa. Como instrumentos para coleta de dados utilizamos registros escritos e imagéticos de observação participante e entrevistas semiestruturadas com doze participantes (professores, licenciandos e membros do NAPNE/CVR/IFRJ). Os resultados da pesquisa revelaram o potencial dos NAPNEs para se desenvolverem como uma rede de inclusão, porém, ainda carecem de um plano de capacitação; apontaram a necessidade do reconhecimento da afetividade e da intelectualidade como conceitos indissociáveis para o desenvolvimento humano e a formação de professores em uma perspectiva inclusiva pressupõe o rompimento com tabus que reforçam (pre)conceitos de que pessoas com necessidades específicas não possam ser professores. Compreendemos os grupos de pesquisa, na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, no que tange ao favorecimento da interação com indivíduos mais capazes em determinadas atividades para o alcance a níveis superiores de desenvolvimento. Com base nessas reflexões, compreendemos o licenciando com necessidade específica, enquanto sujeito de sua história, também como um mediador, com a sua presença e interação com a comunidade acadêmica, para que a inclusão em educação supere a inserção social e se comprometa com o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para um novo olhar para a formação de professores inclusivos e reflexivospor
dc.description.abstractThis present dissertation analyzes the educacional inclusion as public policy at the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education and its effects on the graduation of teachers, having as profile the Degrees in Physics and in Mathematics on Volta Redonda Campus (CVR) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ). As specific objectives we set out to analyze the conceptions of future teachers, the undergraduates, and the servers about the inclusion of the students with specific needs and reflect about the role of the Center of Treatment to the People with Specific Needs (NAPNE) of CVR/IFRJ, inserted in the Technology Program, Education, Citizenship and Professionalization for People with Specific Needs (TEC NEP), action developed by the Ministry of Education (MEC). The theoretical bases under the view of the historical-cultural theory, started from the acknowledgement that the production of knowledge in the educational scope represents a challenge for the neglected groups throughout the history, and that the implantation and achievement of governmental projects which enable the human development are meaningful to improve a better life quality and development of nation. The extent of subject and the existence of the great range of opportunities of studies, from the contextualization of Federal Institutes as newly-created structures and the methodological way, it was adopted the case study with a qualitative approach. As participant and semi structured interviews with twelve participants (teachers, undergraduates and members of NAPNE/CVR/IFRJ). The results of the research revealed the potential of the NAPNEs to develop themselves as a inclusion network, although they still need a plan of training; they point to the necessity of recognition of the affection and intellectuality as indissociable concepts for the human development and the formation of under an inclusive perspective foresees the disruption from bias which reinforces (pre)conceptions that people with specific needs cannot be teachers. It can be understood the research groups, under the historicalcultural perspective by Vygotsky, with respect to the fostering of the interaction with more capable individuals in specific activities for the achievement of higher levels of development. Based on these reflections, we understand that the undergraduate with specific need, as the subject of their own history, also as a mediator, with their presence and the interaction with the academic community for the inclusion in education overcome the social insertion and it compromise itself with the teaching-learning process, contributing for a new view for the formation of inclusive and reflexive teacherseng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-02-19T13:15:25Z No. of bitstreams: 1 2014 - Aline Hygino Carvalho Monteiro.pdf: 26138090 bytes, checksum: c32d17c50989824d1eb0298b480dc8ef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-19T13:15:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Aline Hygino Carvalho Monteiro.pdf: 26138090 bytes, checksum: c32d17c50989824d1eb0298b480dc8ef (MD5) Previous issue date: 2014-12-10eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas de educação especial e inclusão no ensino superiorpor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectnecessidades educacionais específicaspor
dc.subjectSpecial education policies and inclusion in the graduation courseseng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectFederal Instituteseng
dc.subjectformation of teacherseng
dc.subjectspecific educational needs.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleInclusão de alunos com necessidades educacionais específicas no IFRJ – Campus Volta Redonda: um estudo de caso das Licenciaturas em Física e em Matemáticapor
dc.title.alternativeInclusion of students with specific educational needs on IFRJ – Volta Redonda Campus: a case study of Degrees in Physics and Mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
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