???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Erickson Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566554936944091por
dc.contributor.advisor1Pereira, André Luiz Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040por
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Darci Godinho-
dc.date.accessioned2019-11-14T13:09:28Z-
dc.date.issued2014-08-30-
dc.identifier.citationMARTINS, Erickson Nunes. Uma abordagem construtivista do teorema de Tales sob a perspectiva da teoria de Van Hiele. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3092-
dc.description.resumoEste trabalho busca verificar quais são as dificuldades de aprendizagem reveladas pelos alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, nas atividades que envolvem o teorema de Tales. Através de uma abordagem construtivista, pretende-se direcionar e orientar o aluno para uma análise gradativa e interpretativa das ações tomadas para o entendimento e a resolução de situações-problemas que envolvam o teorema de Tales. Para tanto, buscou-se olhar o teorema de Tales sob a perspectiva da teoria de Van Hiele, cuja aprendizagem , sobretudo em geometria, se dá em níveis de compreensão, cabendo ao professor o papel de atuar apenas nos momentos em que o aluno se encontra apto, ou não, a progredir de nível, condição que a teoria de Van Hiele chama de fase de aprendizagem, e ainda, dentro desse contexto, utilizar a história da matemática como elemento motivador. A elaboração das atividades teve um enfoque na compreensão dos elementos formadores e que compõem o teorema de Tales, bem como as diversas formas que eles aparecem em nosso cotidiano e, assim, fazer uma análise interpretativa de situações-problemas em que podemos aplicar o teorema e avaliar se as habilidades e competências, necessárias ao processo de ensino-aprendizagem, foram adquiridas de maneira satisfatória.por
dc.description.abstractThis paper seeks to determine which learning difficulties are revealed by the students of 8th and 9th grade of elementary school, in activities involving the theorem of Thales. Through a constructivist approach, we intend to direct and guide the student to a gradual and interpretative analysis of the actions taken to understand and solve problem situations involving the theorem of Thales. In order to achieve this aim, we thought to look at the theorem of Thales from the perspective of the Van Hiele theory, whose learning, particularly in geometry, occurs in levels of understand of teacher's role acts only at times when the student is able, or not, progressing level, condition that the theory of Van Hiele calls learning phase, and also, in this context, to use the history of mathematics as motivator. The preparation of the activities had a focus on understanding the forming elements which compose the theorem of Thales, as well as the various forms they appear in everyday life and, thus, to interpretative analysis of problem situations in which we can apply the theorem and assess whether the necessary skills and competencies to the teaching-learning process were acquired in a satisfactory mannereng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-11-14T13:09:28Z No. of bitstreams: 1 2014 - Erickson Nunes Martins.pdf: 3642939 bytes, checksum: 0a07c37ce6a857b5529e3dd03ae69ce1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-14T13:09:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Erickson Nunes Martins.pdf: 3642939 bytes, checksum: 0a07c37ce6a857b5529e3dd03ae69ce1 (MD5) Previous issue date: 2014-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13995/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16882/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23196/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29572/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35946/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42342/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48724/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55174/2014%20-%20Erickson%20Nunes%20Martins.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.references[1] BOYER, Carl B. História da matemática. 2ª Edição. São Paulo: Edgard Blucher, 1996. [2] CROWLEY, Mary L. O modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. In: LINDQUIST, Mary & SHULTE, Albert P. (organizadores), Aprendendo e Ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 1994. [3] D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). Campinas: Papirus, 1996. [4] D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Ed.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. [5] EVES, H. Introdução à História da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Unicamp, 2004. [6] FERNANDES, A. Os Idiomas do Aprendente. São Paulo: Artmed, 2001. [7] FREUDENTHAL, H. (1973). Mathematics as an educational task. Dordrecht: Reidel. [8] GROSSI, E. P. (2000). Uma nova síntese sobre como acontece a aprendizagem. In: E. Grossi. A coragem de mudar em educação. Petrópolis: Vozes. [9] MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. A história como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006. [10] MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009(a). [11] MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2. ed. rev. e aum. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009(b). [12] MIGUEL, Antonio; MIORIN, Maria A. História na educação matemática: propostas e desafios. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2005. 84 [13] MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção tendências em educação matemática). [14] MIORIM, Maria Ângela. Introdução a História da Educação Matemática. São Paulo: Atual,1998. [15] ORIENTAÇÕES CURRICULARES, primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental: RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4246635/4104937/MAT_Orientacoes_2013.pdf> [16] PIAGET, J. A psicologia. 2. Ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1973. [17] PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAL (PCN), terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf> [18] VAN HIELE, P.M. (1973). Begrip e Inzicht. Muusses: Purmerend. [19] VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione,1997. [20] VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998. [21] VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003. [22] YOUTUBE. Vídeo: Tales e a altura da pirâmide. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=cWkU6fGoYA8>por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Matemáticapor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectTeorema de Talespor
dc.subjectTeoria de Van Hielepor
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.subjectConstructivismeng
dc.subjectTheorem Taleseng
dc.subjectVan Hiele Theoryeng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleUma abordagem construtivista do teorema de Tales sob a perspectiva da teoria de Van Hielepor
dc.title.alternativeA constructivist approach to Tales' theorem from the perspective of Van Hiele's theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Erickson Nunes Martins.pdf3.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.