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dc.creatorMartins, Gilmar Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1837505048851629por
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.referee2Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee3Melo, Sandra Cordeiro-
dc.date.accessioned2019-10-15T16:40:37Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.citationMARTINS, Gilmar Vieira. Um estudo sobre leitura, escrita e interpretação textual das quebradeiras de castanha-do-brasil e suas influências no mundo do trabalho. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2959-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada com o intuito de analisar assuntos pertinentes a área de linguagem. Dentro do campo de trabalho de pessoas que lidam diariamente com a quebra e limpeza da castanha-do-brasil no município de Laranjal do Jari no Estado do Amapá. Tem como objetivo buscar entender se há necessidade de haver competências de leitura e escrita dentro do setor de quebra e qual sua relação com o trabalho manual exercido pelas quebradeiras, visto que a baixa escolaridade é uma característica predominante entre as trabalhadoras da área. A maioria terminou somente o Ensino Fundamental, não prosseguindo com os estudos. Todas as participantes estão lotadas dentro da área de quebra e limpeza da castanha na Cooperativa Mista Agroextrativista de Laranjal do Jari, COMAJA. A escolha dos sujeitos e da área deu-se pelo fato de serem identificados com o menor grau de escolaridade entre os colaboradores da cooperativa. Para orientar as reflexões e análise sobre a questão, procuraram-se fundamentos teóricos em conceituados estudos feitos nas áreas de Linguagem e Educação, entre os quais se destacam Paulo Freire com o processo de conscientização como teoria e prática da libertação e Koch com a teoria da língua como processo de interação; de modo a construir a ponte existente entre teoria e prática. Soma-se à análise a experiência do conhecimento prático sobre a vida, o dia a dia das pessoas e os diversos motivos que as levaram a trabalhar na cooperativa. Como procedimentos metodológicos, fez-se uso de coleta de dados por meio da técnica da observação participante, e de instrumentos de pesquisa como questionários e entrevistas. As conclusões mostram que a relação de escolaridade com o trabalho desenvolvido no setor não sofre muita influência dos itens posto a verificação, quando analisados a função desempenhada pelo trabalhador e seu grau de escolaridade.por
dc.description.abstractThis research was conducted in order to examine subject pertaining to the area of communication. Through the prism of Education within the field of work of people who deal daily with breaking and cleaning of Brazil nuts in the municipality of Laranjal do Jari in Amapá. The main focus has looked at the possibilities of the existence of a relationship of reading and writing, among people who are working in the area of breakage and cleaning Chestnut Brazil in Cooperativa Mista Agroextrativista of Laranjal do Jari, COMAJA, and work to develop in this area. The relationship between the situations mentioned ever considered working in an area where there is a lower level of education among employees of the cooperative. We try to understand if it is necessary to have skills in reading, writing and understanding in the sector, and which breaks its relationship with manual labor exercised by chestnut trees which perform the function already under discussion. So we look for foundations of our notes from reputable studies done in the areas of language and education. Find out more about the lives of these people and the various reasons which led them to work in the cooperative, were also considered for completion of our hypothesis. However it became apparent that the relationship of education to work in this area does not suffer much influence the items put under check, when analyzed the role played by the worker and his schooling function.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-10-15T16:40:37Z No. of bitstreams: 1 2014 - Gilmar Vieira Martins.pdf: 5587016 bytes, checksum: aa2c2ee2794ab31ebc426b4d96d81ca0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-15T16:40:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Gilmar Vieira Martins.pdf: 5587016 bytes, checksum: aa2c2ee2794ab31ebc426b4d96d81ca0 (MD5) Previous issue date: 2014-10-16eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAgroindústriapor
dc.subjectCastanha-do-Brasilpor
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectAgribusinesseng
dc.subjectBrazil nutseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleUm estudo sobre leitura, escrita e interpretação textual das quebradeiras de castanha-do-brasil e suas influências no mundo do trabalhopor
dc.title.alternativeA study about read, writer and textual interpretation of the quebradeiras de castanha-do-brasil and their influences in the work wordeng
dc.typeDissertaçãopor
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