???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2908
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Saneamento com base na compostagem: uma abordagem para confrontar a crise sanitária na Universidade de Mekelle, Tigrai, Etiópia
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Samuel Autran Dourado e 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbieri, Alisson Flávio
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barbieri, Alisson Flávio
???metadata.dc.contributor.referee2???: May, Peter Herman
???metadata.dc.contributor.referee3???: Amâncio, Cristiane Oliveira da Graça
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo do projeto foi implementar um sistema de saneamento sustentável com base na compostagem a partir de um estudo de caso em Mekelle, Tigrai, Etiópia. Justifica-se o projeto pelo fato do saneamento com base na compostagem ser uma alternativa importante em países em que a eletricidade, a água e os recursos financeiros são de difícil acesso à população. O projeto desenvolvido consistiu na aplicação de um questionário e incursão aos sete distritos da cidade de Mekelle, buscando investigar a condição e localização dos pontos comunitários de água, latrinas públicas e entrepostos e central de resíduos. O êxito na coleta de dados primários, relacionados à análise de contexto, fundamentou uma intervenção teórico-prática em banheiros do tipo seco-compostável, que além de informar e discutir a lacuna do saneamento na cidade de Mekelle, possibilitou a concepção, planejamento e construção, junto ao staff do Colégio de Ciências da Saúde (CCS) e Hospital de Referência Ayder, de um sistema de saneamento com base na compostagem. O protótipo instalado é destinado ao público masculino: funcionários e estudantes moradores do dormitório estudantil do CCS. A relevância deste trabalho se dá no reconhecimento de uma tecnologia potencial ao enfrentamento da crise sanitária em Mekelle e no estabelecimento de um documento útil a implementação de novas experiências práticas em saneamento com base na compostagem.
Abstract: Mekelle University in Tigray, Ethiopia, has not only shortage of water as well as poor water and soil quality but also lacks sanitation systems adapted to the users’ culture. A one-year pilot project started in July 2013, aiming to explore sustainable and economic solutions for a hygienic, user-friendly toilet situation at the student dormitories while giving the added value of rich soil for campus horticulture. Importance is placed in a low cost solution, making use of existing resources on campus and staff capacity. Toilets are designed around users behavior such as squatting and open defecation. The pilot is ready for scale-up.
Keywords: Saneamento sustentável
Compostagem termofílica
transferência de tecnologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Florestas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Citation: SOUZA, Samuel Autran Dourado e. Saneamento com base na compostagem: uma abordagem para confrontar a crise sanitária na Universidade de Mekelle, Tigrai, Etiópia. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável). Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2908
Issue Date: 25-Aug-2014
Appears in Collections:MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Samuel Autran Dourado e Souza.pdfDocumento principal5.09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.