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dc.creatorCOSTA, Marcos Luiz Peixoto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7673333340495731por
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.referee3Rangel, Mary-
dc.date.accessioned2019-09-17T17:32:03Z-
dc.date.issued2013-09-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcos Luiz Peixoto. O Conselho Superior do Instituto Federal do Mato Grosso: uma análise das concepções de organização e gestão educacional. 2014. .60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2899-
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido no IFMT com foco no Conselho Superior. A pesquisa de natureza qualitativa abordou historicamente desde a criação das Escolas de Aprendizes Artífices de Mato Grosso, passando pelas Escolas Técnicas e Agrotécnicas, os Centros Federais até a criação do IFMT, além de um referencial teórico pautado na organização escolar e gestão democrática. O objetivo principal do estudo foi realizar uma análise sobre as concepções de organização e gestão educacional presentes no Conselho Superior (CONSULP) do IFMT. A Metodologia utilizada foi um estudo teórico acerca de gestão democrática através de livros e artigos, visando dar suporte nas discussões e análises dos resultados que foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada aos membros do Conselho Superior e através de uma pesquisa em documentos do IFMT: PDI, atas, Portarias, resoluções e Estatuto. A pesquisa foi feita por meio de documentos disponibilizados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Os resultados da investigação apontaram que o Conselho Superior foi composto por meio de eleição entre os pares. Um ponto a ser melhorado segundo os próprios conselheiros é a comunicação institucional, que na visão da maioria é falha, e compromete uma gestão participativa. A pesquisa identificou que nem todos os campi do IFMT possuem representatividade no referido conselho, e que devido a distância entre eles, isso se torna um fator complicador nas tomadas de decisões, deixando alguns campi alheios ao processo democrático. A proposta é que sejam disponibilizadas no link já existente do Conselho Superior as informações pertinentes às decisões do colegiado.por
dc.description.abstractThis work was developed in the IFMT focusing on the Board. The research of a qualitative nature, addressed historically since the creation of the schools Apprentice and Craftsmen of Mato Grosso, through the Technical and Agrotechnical schools and the federal Centers until the creation of the present IFMT, plus a theoretical reference grounded in school organization and democratic management. The main objective of the study was to develop an analysis of the concepts of organization and management of education present in CONSULP. The methodology used was a theoretical study on democratic management through books and articles, in order to support the discussions and analyzes of the results that were collected through a semi-structured interview applied to the Board members and through a research on documents of the IFMT: PDI, minutes, ordinances, resolutions and Bylaws. All research was done by means of documents available from the home page of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso. The results diagnosed that the Board was made democratically by election among the same segment group. One aspect to be improved according to the board members themselves is communication, that the majority view is flawed, and jeopardizes participatory management. The research identified that not all campuses are represented and because of the distance between them, it becomes a complicating factor in decision-making, leaving some campuses outside the democratic process. The proposition is to be made available in the existing link of the Superior Council any information relevant for the decisions of the Board.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-09-17T17:32:03Z No. of bitstreams: 1 2014 - Marcos Luiz Peixoto Costa.pdf: 5025215 bytes, checksum: 0dfe30742f7fcfe562dcfeed936ba34a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-17T17:32:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Marcos Luiz Peixoto Costa.pdf: 5025215 bytes, checksum: 0dfe30742f7fcfe562dcfeed936ba34a (MD5) Previous issue date: 2013-09-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10638/2014%20-%20Marcos%20Luiz%20Peixoto%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectConselhopor
dc.subjectProcessopor
dc.subjectTomada de Decisõespor
dc.subjectEleiçãopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectBoardeng
dc.subjectProcesseng
dc.subjectDecision Makingeng
dc.subjectElectioneng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO Conselho Superior do Instituto Federal do Mato Grosso: uma análise das concepções de organização e gestão educacionalpor
dc.title.alternativeThe Governing Board of the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT): an analysis of the concepts of organization and education managementeng
dc.typeDissertaçãopor
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