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dc.creatorSilveira, Raphael Bruno Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257421593383050por
dc.contributor.advisor1Pereira, André Luiz Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040por
dc.contributor.referee1Félix, Luciano Viana-
dc.contributor.referee2Mafra, Albetã Costa-
dc.date.accessioned2019-09-12T15:12:58Z-
dc.date.issued2015-05-28-
dc.identifier.citationSilveira, Raphael Bruno Rodrigues da. Códigos corretores de erros: exemplos da matemática aplicada em situações do cotidiano. 2015. [99f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2883-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo oferecer uma sequência didática que permita a contextualização do ensino de sistemas de numeração, vetores, matrizes e sistemas lineares por meio dos códigos corretores de erros. Na da mencionada sequência de atividades é realizada a contextualização histórica do surgimento dos códigos corretores, com o uso de situações-problemas para motivar os educandos. Além disso, o computador é utilizado como um colaborador no processo de ensino-aprendizagem. Os problemas são apresentados de forma que os alunos possam perceber o que motivou Hamming a se dedicar à pesquisa sobre os códigos corretores, pois são apresentadas situações em que: não será possível a detecção de erros; será possível a detecção, mas não a correção; será possível a detecção, mas não a correção com confiança; e será possível a detecção e a correção com certo grau de certeza. Assim, por meio da mencionada sequência didática, a qual possui um enfoque construtivista de construção do conhecimento, espera-se que os estudantes, ao final das atividades, compreendam que a Matemática é útil para resolver diversos problemas do dia-a-dia e sejam capazes de verificar que os conteúdos estudados no Ensino Médio possuem mais aplicações no cotidiano do que eles imaginampor
dc.description.abstractThis paper aims to offer a didactic sequence to enable the contextualization of teaching the numbering systems, vectors, matrices and linear systems using error correcting codes. Through the mentioned sequence of activities is carried out at historical background of the emergence of error correcting codes, with the use of application problems that depict real situations of day-to-day to motivate students. In addition, the computer is used as a collaborator in the teaching and learning process. The problems are presented in a way that students can understand what motivated Hamming to research on error correcting codes, because situations are presented in which: no error detection is possible; detection is possible, but not correction; detection is possible, but not the correction with confidence; and it is possible the detection and correction with some degree of certainty. Thus, through the mentioned didactic sequence, which has a constructivist approach to knowledge construction, it is expected that students at the end of the activities, understand how mathematics is useful to solve problems and be able to verify that the contents studied in high school have more applications in everyday life than they realize.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-09-12T15:12:58Z No. of bitstreams: 1 2015 - Raphael Bruno Rodrigues da Silveira.pdf: 1333663 bytes, checksum: 50e15627a747469c3760a0374ced7aa8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-12T15:12:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Raphael Bruno Rodrigues da Silveira.pdf: 1333663 bytes, checksum: 50e15627a747469c3760a0374ced7aa8 (MD5) Previous issue date: 2015-05-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10588/2015%20-%20Raphael%20Bruno%20Rodrigues%20da%20Silveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCódigos Lineares Corretores de Errospor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectMatrizes e Sistemas Linearespor
dc.subjectError Correcting Linear Codeseng
dc.subjectMathematics Teachingeng
dc.subjectContextualizationeng
dc.subjectMatrices and Linear Systemseng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleCódigos corretores de erros: exemplos da matemática aplicada em situações do cotidianopor
dc.title.alternativeError Correcting Codes: Examples of Applied Mathematics in Everyday Situationspor
dc.typeDissertaçãopor
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