???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Márcio Luis Bastos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0368525062485950por
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.contributor.referee1Quaresma, Maísa dos Reis-
dc.contributor.referee2Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.date.accessioned2019-06-12T14:14:45Z-
dc.date.issued2011-08-09-
dc.identifier.citationSILVA, Márcio Luis Bastos da. Os novos desafios da educação profissional e Tecnológica na Bahia com a implantação do IF Baiano. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2744-
dc.description.resumoEste trabalho buscou investigar as percepções de servidores ativos e efetivos bem como dos gestores integrantes das antigas Escolas Agrotécnicas Federais da Bahia em relação à reorganização da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e ao processo de implantação da nova institucionalidade criada pela Lei 11.892/2008 – os Institutos Federais. Procurou, também, identificar os maiores desafios a serem enfrentados pelo Instituto Federal Baiano para implementação de uma educação profissional e tecnológica de qualidade. Fez um resgate histórico das políticas públicas voltadas para a educação profissional no Brasil a partir da década de 1990 até o período de realização desta pesquisa, visando dar sustentação teórica ao trabalho, sem a preocupação de uma discussão exaustiva sobre essas políticas, apresentando algumas reformas e/ou ações governamentais implementadas para essa modalidade de ensino nesse mesmo período. A pesquisa se deu com uma abordagem qualitativa, sendo utilizado como instrumento de pesquisa o questionário, que foi aplicado a um grupo amostral de aproximadamente 1/3 do corpo de servidores das quatro antigas Escolas Agrotécnicas Federais da Bahia bem como aos seus diretores gerais. Foi feita uma caracterização do novo modelo institucional, criado a partir da transformação dessas unidades em Instituto Federal e discutidos aspectos relacionados às inquietações que permearam os debates antes e após a criação dos Institutos. Por fim, após a sistematização das respostas obtidas do universo pesquisado, foram apresentados, na visão dos grupos amostrais, os maiores desafios a serem enfrentados pelo IF Baiano para consolidação da nova estrutura organizacional.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the perceptions of active and effective managers and members of the old Agrotechnical Schools Federal da Bahia in relation to the reorganization of federal vocational education, science and technology and the process of implementation of the new institutions created by Law11.892/2008 - the Federal Institutes. Sought, also, identify the major challenges to be faced by the Federal Institute Baiano for implementing a professional and technological education quality. He made a historical review of public policies for professional education in Brazil from the 1990s to the period of this research, in order to give theoretical support to the work, without the worry of a discussion about these policies, introducing some reforms and/or governmental actions implemented for this type of education in the same period. The research took a qualitative approach, being used as a research tool in the questionnaire, that was applied to a sample group composed approximately 1/3 the body of the four old servers Agrotechnical Schools Federal da Bahia as well as their CEOs. It was made a characterization of the new institutional model, created from the transformation of these units at the Federal Institute and discussed aspects related to the concerns that permeated the discussions before and after the creation of institutes. Ultimately, after the systematization of the responses of the group studied, were presented, in view of the sample groups, the greatest challenges to be faced by IF Baiano for consolidation of the new organizational structure.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-06-12T14:14:45Z No. of bitstreams: 1 2011 - Márcio Luis Bastos da Silva.pdf: 1487885 bytes, checksum: 577a6e4cc8f013c24498fb47998d2ea0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T14:14:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Márcio Luis Bastos da Silva.pdf: 1487885 bytes, checksum: 577a6e4cc8f013c24498fb47998d2ea0 (MD5) Previous issue date: 2011-08-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60973/2011%20-%20M%c3%a1rcio%20Luis%20Bastos%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES, Giovanni. Do “novo sindicalismo” à “concertação social” ascensão (e crise) do sindicalismo no Brasil (1978-1998). Revista de Sociologia e Política. Curitiba, n. 15, p. 111-124, nov. 2000. BRANDÃO, Marisa. Revista Retta. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Vol. 1, n. 1, Seropédica: EDUR, 2010, p. 61-87. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1, p.1-3. ______. Relatório. Câmara dos Deputados, 2008a. Disponível em: http://www2.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=405479. Acessado em 27.04.2009 ______. Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 jul. 2006. Seção 1, p.7. CAMARGOS, Marcos Antônio de. Reflexões sobre o cenário econômico brasileiro na década de 90. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Curitiba-PR, 23 a 25/10/2002. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR30_0918.pdf>. Acessado em 03.08.2009. CASTRO, Marcus Faro de; CARVALHO, Maria Izabel Valladão de. Globalização e transformações políticas recentes no Brasil: os anos 1990. Revista de Sociologia e Política, Curitiba n. 18, p. 109-129, jun. 2002. CIAVATTA, Maria. Universidades tecnológicas: horizonte dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). In: MOLL, Jaqueline e colaboradores. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 159-174. CONSELHO DAS ESCOLAS AGROTÉCNICAS FEDERAIS – CONEAF. Proposta do CONEAF para o novo desenho da Rede Federal de Educação Tecnológica. Sertão, RS, 06/06/2007. FERRETTI, Celso João. A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, vol. 17, nº 1, jan/abr.2008. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Revista Educação & Sociedade, Campinas: Cedes, v. 26, n. 92, p. 39-62, out. 2005. GRABOWSKI, Gabriel; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Reforma, legislação e financiamento da educação profissional no Brasil. In: MOLL, Jaqueline e colaboradores. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. 81 Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 271-284. GUIMARÃES, Maurício dos Santos; SILVA, Maria Cristina Madeira da. As políticas de educação tecnológica para o Brasil do século XXI: reflexões e considerações do Sinsasefe. In: MOLL, Jaqueline e colaboradores. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 244-250. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - IFET Baiano: Plano de Desenvolvimento Institucional. 2009 (mimeo). KLUGE, Luís Fernando. Formação de profissionais para o mercado de trabalho: uma análise crítica da formação dos alunos do curso técnico em agropecuária do colégio agrícola de Camboriú. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008. KUENZER, Acacia Zeneida. A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Revista Educação & Sociedade. Campinas: Cedes, v. 27, n. 96, p. 877-910, out. 2006. ______. As políticas de educação profissional: uma reflexão necessária. In: MOLL, Jaqueline e colaboradores. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010, p.253-270. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. – São Paulo: Atlas 2009. MAUÉS, Olgaíses Cabral; GOMES, Elenilce Gomes; MENDONÇA, Fernanda Lopes. Políticas para a Educação Profissional Média nos anos 1997-2007. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, vol. 17, nº 1, jan/abr.2008. MONLEVADE, João A.; SILVA, Maria Abádia da. Quem manda na educação? Brasília, DF: Editora Idea, 2000. NEVES, Lúcia Maria Wanderley. As reformas da educação escolar brasileira e a formação de um intelectual urbano de novo tipo. In: 27ª Reunião Anual da ANPED, 2004, Caxambu-MG. Programas e resumos, 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/inicio.htm>. Acesso em: 25 ago. 2009. OTRANTO, Celia Regina. O neoliberalismo como proposta hegemônica. Seropédica,RJ: UFRRJ/CPDA, Série Textos, n. 10, setembro/1999, p. 11-18. ______. A Globalização e a Educação Superior Brasileira. In: SOUZA, D. B. & FERREIRA, R. (orgs.). Bacharel ou Professor: o processo de reestruturação dos cursos de formação de professores no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Quartet, 2000, p. 41-53. ______. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs. Revista Retta. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Vol. 1, n. 1, Seropédica: EDUR, 2010, p. 89-110. 82 PAMPLONA, Ronaldo Mendes. As relações entre o Estado e a escola: um estudo sobre o desenvolvimento da educação profissional de nível médio no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008. PEREIRA, Paulo César. O Concefet frente ao atual momento da educação profissional e tecnológica. In: MOLL, Jaqueline e colaboradores. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 271-284. Plano Nacional de Qualificação – PNQ, 2003-2007. Brasília : MTE, SPPE, 2003. 56 p. Disponível em: http://www.trabalho.al.gov.br/configuracao/arquivos/manuais/Pnq_2003_07.pdf. Acessado em 20/08/2010. SAVIANI, Dermeval. Sobre a Concepção de Politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989. ______. O plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. Revista Educação & Sociedade, Campinas: Cedes, v. 28, n. 100 – Especial, p. 1.231-1.255, out. 2007. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e eleboração de dissertação. 3 ed. Revista Atual – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001, 121p. SOARES, Ana Maria Dantas. Política educacional e configuração dos currículos de formação de técnicos em agropecuária, nos anos 90: regulação ou emancipação? Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapor
dc.subjectReformas Educacionaispor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectVocational and Technological Educationeng
dc.subjectEducational Reformseng
dc.subjectFederal Instituteseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleOs novos desafios da educação profissional e tecnólogica na Bahia com a implantação do IF Baianopor
dc.title.alternativeThe new challenges of professional education and technology in Bahia with the implementation of IF Baianoeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Márcio Luis Bastos da Silva.pdf 2011 - Márcio Luis Bastos da Silva.1.45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.