???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2580
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A implantação da Lei 10638/03 e as recepções da temática étnico-racial entre professoras das séries iniciais
Other Titles: Receptions of ethnic-racial themes among female teachers of the initial series
???metadata.dc.creator???: Souza, Edson Nobrega de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Miriam de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pereira, Edmundo Marcelo Mendes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fernandez, Annelise Caetano Fraga
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho tem como objetivo compreender como professoras negras atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental pensam a proliferação de ações e propostas curriculares voltadas para a temática étnico-racial, tendo em vista as demandas surgidas em torno da Lei 10639/03 e de suas respectivas diretrizes curriculares. Para isso devese enfatizar que a pesquisa toma como objeto, professoras que atuam nas séries iniciais e portanto chegam ao sistema escolar após uma formação que pode ser obtida tanto a nível médio: o antigo Curso Normal (formação de professores a nível médio), quanto nas graduações de pedagogia e do chamado Normal Superior (que é um curso de existência mais recente, produto de exigências trazidas pela LDB vigente desde 1997). Enquanto atores sociais, com origens sociais múltiplas, essas professoras trazem um olhar sobre o mundo social e mais especificamente sobre o tema que nos interessa: a temática étnico-racial.
Abstract: This work aims to understand how black teachers working in the initial grades of Elementary Education think the proliferation of actions and curricular proposals focused on ethnic-racial themes, in view of the demands arising from Law 10639/03 and its respective guidelines curricular activities. In order to do so, it should be emphasized that the research takes as its object, teachers who work in the initial grades and therefore, reach the school system after a training that can be obtained both at the middle level: the old Normal Course (teacher training at secondary level), which is a course of more recent existence, product of demands brought by the LDB in force since 1997. As social actors, with multiple social origins, these teachers bring a look at the social world and more specifically on the theme that interests us: ethnic-racial themes
Keywords: Educação
Relações Étnico-raciais
Lei 10639/03
Formação de professores
Education
Ethnic-racial relations
Law 10639/03
Teacher training 8
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: Souza, Edson Nobrega de. Recepções da temática étnico-racial entre professoras das séries iniciais. 2017. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2580
Issue Date: 4-Apr-2017
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Edson Nobrega de Souza.pdfEdson Nobrega de Souza817.48 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.