???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Júlio Cesar Pires do-
dc.contributor.advisor1Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.referee2Oliveira Júnior, Montauban Moreira de-
dc.contributor.referee3Busse, Ronaldo da Silva-
dc.date.accessioned2019-01-09T15:29:14Z-
dc.date.issued2017-08-23-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Júlio Cesar Pires do. Um estudo sobre a valorização e as dificuldades do ensino de probabilidade na educação básica. 2017. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2571-
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco um estudo do conceito de probabilidade aplicado nos ensinos fundamental e médio, embasado em uma pesquisa realizada a partir da análise dos PCN e de outros textos que orientam o ensino de Matemática em âmbito nacional, com o intuito de investigar os motivos da deficiência no ensino de Probabilidade na Educação Básica. O objetivo é apontar caminhos que favoreçam seu ensino e incentivar professores a valorizar e reconhecer a importância deste tema para muitas áreas do conhecimento e para o cotidiano. Apresenta-se aqui uma pesquisa com alunos do ensino médio sobre a presença de temas importantes da Matemática, mostrando que a Probabilidade, em comparação com outros temas, não é estudada de forma satisfatória em grande parte das escolas de origem destes alunos. Destacam-se a importância da atualização do professor e da escola, e a necessidade da utilização de metodologias que privilegiam o aprendizado desta área, além de sugestões de problemas e jogos ao longo do texto.por
dc.description.abstractThis work focuses on a study of the concept of probability applied in primary and secondary education, based on a research carried out from the analysis of PCNs and other texts that guide the teaching of mathematics at the national level, in order to investigate the motives Of the deficiency in the teaching of Probability in Basic Education. The objective is to point out ways that favor their teaching and to encourage teachers to value and recognize the importance of this theme for many areas of knowledge and everyday life. Is seen here a research with high school students about the presence of important Mathematics areas, showing that Probability, compared to other subjects, is not studied satisfactorily in most of the schools of origin of these students. It is important to highlight the importance of updating the teacher and the school, and the need to use methodologies that favor learning in this area, as well as suggestions for problems and games throughout the text.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-01-09T15:29:14Z No. of bitstreams: 1 2017 - Júlio Cesar Pires Do Nascimento.pdf: 793206 bytes, checksum: af8d0a40e0d902ee45d4b92452f7319d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-09T15:29:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Júlio Cesar Pires Do Nascimento.pdf: 793206 bytes, checksum: af8d0a40e0d902ee45d4b92452f7319d (MD5) Previous issue date: 2017-08-23eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9186/2017%20-%20J%c3%balio%20Cesar%20Pires%20Do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15738/2017%20-%20J%c3%balio%20Cesar%20Pires%20Do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22050/2017%20-%20J%c3%balio%20Cesar%20Pires%20Do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28434/2017%20-%20J%c3%balio%20Cesar%20Pires%20Do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34848/2017%20-%20J%c3%balio%20Cesar%20Pires%20Do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41244/2017%20-%20J%c3%balio%20Cesar%20Pires%20Do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47646/2017%20-%20J%c3%balio%20Cesar%20Pires%20Do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54082/2017%20-%20J%c3%balio%20Cesar%20Pires%20Do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectProbabilityeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleUm estudo sobre a valorização e as dificuldades do ensino de probabilidade na educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Júlio Cesar Pires Do Nascimento.pdfDocumento principal774.62 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.