???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2565
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fonseca, Rafael Almeida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8745419449686607 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo | - |
dc.contributor.referee1 | Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo | - |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | - |
dc.contributor.referee3 | Peters, Franciane Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T17:53:07Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-18 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Rafael Almeida. Uso de princípios básicos de programação como alternativa para o ensino de sistemas lineares e matrizes no ensino médio. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2565 | - |
dc.description.resumo | O trabalho é um estudo de caso onde alunos do 2º ano do ensino médio desenvolveram um aplicativo para smartphone, plataforma Android, com a funcionalidade de ser uma calculadora de sistemas de equações lineares, a plataforma utilizada para o desenvolvimento foi o MIT APP INVENTOR, por ser uma ferramenta gratuita, prática e simples, e ainda encontrar-se traduzida para o português do Brasil. Através da utilização de princípios básicos de programação na aula de matemática buscou-se desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos, além de despertar o espírito criativo e empreendedor dos mesmos. Os resultados aferidos apresentaram uma melhora em relação a motivação e também ao aproveitamento dos alunos, o que indica a viabilidade de aplicação da metodologia proposta. | por |
dc.description.abstract | This work is a case study where high school students have developed a mobile app to solve linear systems. The students developed the mobile app using a free development environment for the Android platform known as MIT APP INVENTOR. By using fundamental programming concepts in math class sought to develop logical-mathematical reasoning of the students, and stimulate their creativity and entrepreneurship. The results obtained showed a great improvement in relation to the motivation and achievement of the students, which indicates the feasibility of applying this proposed methodology. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-01-08T17:53:07Z No. of bitstreams: 1 2017 - Rafael Almeida Fonseca.pdf: 3945669 bytes, checksum: 4fc6f8cd89ebc547df7b2405c0073407 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-08T17:53:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Rafael Almeida Fonseca.pdf: 3945669 bytes, checksum: 4fc6f8cd89ebc547df7b2405c0073407 (MD5) Previous issue date: 2017-08-18 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/9167/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/15834/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/22138/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/28548/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/34968/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/41370/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/47786/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/54262/2017%20-%20Rafael%20Almeida%20Fonseca.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Sistemas lineares | por |
dc.subject | MIT APP INVENTOR | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Smartphone | por |
dc.subject | Linear Systems | eng |
dc.subject | Math classes | eng |
dc.subject | mobile app | eng |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.title | Uso de princípios básicos de programação como alternativa para o ensino de sistemas lineares e matrizes no ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Rafael Almeida Fonseca.pdf | Documento principal | 3.85 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.