???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Antonio Carlos da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4390345057373430por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.referee2Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.referee3Oliveira, Ivone Adelina de-
dc.date.accessioned2018-10-31T19:32:46Z-
dc.date.issued2013-04-14-
dc.identifier.citationFERNANDES, Antonio Carlos da Silva. O projeto pedagógico como ferramenta do processo ensino-aprendizagem. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2507-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar a importância da aplicação de projetos pedagógicos como forma de viabilização do processo ensino-aprendizagem. Para tal, toma como objeto de análise um projeto pedagógico sobre uma matriz fotovoltaica executado, com auxílio do professor, pelos alunos do Instituto Federal de Roraima-IFRR. No sentido geral, analisa as diversas matrizes energéticas mais recorrentes na atualidade no mundo contemporâneo, no sentido específico analisa o projeto pedagógico sobre a matriz fotovoltaica produzida pelos alunos. A partir do desenvolvimento do projeto pedagógico, os alunos puderam aprender várias habilidades, conhecer leis, teorias e conceitos, possibilitando o aprender fazendo. Aborda ainda a percepção que os alunos tiveram sobre o ensino através de projetos pedagógicos. A pesquisa conclui mostrando que os alunos tiveram uma excelente impressão da utilização de projetos pedagógicos como mecanismos de viabilização do processo ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the importance of the implementation of educational projects as a way of enabling the teaching-learning process and also complementing the educational books. To this end, a pedagogical project on a photovoltaic panel executed, with the help of the teacher, by the students of Instituto Federal de Roraima – IFRR is taken as the object of analysis. In a general sense, this work analyses the various solar panels which are being used most currently in the world, more specifically it analyzes the pedagogical project on the photovoltaic panel produced by the students. Throughout the development of the pedagogical project the students could learn various skills, know laws, theories and concepts, enabling learning with practice executing a range of theories studied in the books. It also approaches the perception that the students had about teaching through educational projects. The research concludes by showing that the students had an excellent impression of the use of pedagogical projects as a mechanism for enabling the teaching-learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-10-31T19:32:46Z No. of bitstreams: 1 2013 - Antonio Carlos da Silva Fernandes.pdf: 2151644 bytes, checksum: 3bba0818f7c6f358b676175bdfbc0df6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-31T19:32:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Antonio Carlos da Silva Fernandes.pdf: 2151644 bytes, checksum: 3bba0818f7c6f358b676175bdfbc0df6 (MD5) Previous issue date: 2013-04-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8825/2013%20-%20Antonio%20Carlos%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15506/2013%20-%20Antonio%20Carlos%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21884/2013%20-%20Antonio%20Carlos%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28242/2013%20-%20Antonio%20Carlos%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34676/2013%20-%20Antonio%20Carlos%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41052/2013%20-%20Antonio%20Carlos%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47404/2013%20-%20Antonio%20Carlos%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53818/2013%20-%20Antonio%20Carlos%20da%20Silva%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectprocesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectmatrizes energéticaspor
dc.subjectmatriz fotovoltaicapor
dc.subjectsustentabilidadepor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO projeto pedagógico como ferramenta do processo ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativeThe pedagogicaltoolasteaching-learning processeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Antonio Carlos da Silva Fernandes.pdfDocumento principal2.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.