???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2476
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Alain Roel Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4713636911186547por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee2Paula, Lucilia Augusta Lino de-
dc.contributor.referee3Arruda, Maria da Conceição Calmon-
dc.date.accessioned2018-09-26T18:00:58Z-
dc.date.issued2017-03-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Alain Roel Rodrigues dos. Gestão Democrática e Educação no campo: uma experiência no Município de Porto Grande, Amapá, 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2476-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo investigar os processos democráticos que norteiam a gestão da Escola Municipal Acre, do ponto de vista dos gestores, professores e conselheiros. Em termos específicos delinearam-se alguns objetivos, tais como: identificar o modelo de gestão estratégica adotada na Escola Municipal Acre; verificar se os indicadores institucionais estão sendo alcançados a partir da adoção da gestão democrática; identificar no Projeto Político Pedagógico aspectos organizacionais que subsidiam e definem a estrutura de um modelo de gestão democrática e discutir com os sujeitos envolvidos na pesquisa, os mecanismos para a efetivação da gestão democrática na escola de modo a consecução dos objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual foram aplicadas técnicas de interrogação a partir de questionários individuais semiestruturado destinados aos gestores, professores e conselheiros. Os dados levantados revelam que os processos democráticos que norteiam a gestão da Escola Municipal Acre são baseados em procedimentos deliberativos, muito embora, a verticalização das decisões governamentais ainda se constitua um grande obstáculo para as tomadas de decisões sobre a escola, e a comunidade, que apesar das decisões governamentais verificou-se que os indicadores institucionais estão sendo alcançados a partir da adoção da gestão democrática, uma vez que, a gestão escolar mediante instâncias deliberativas como Conselho de Classe, reunião de pais e mestres, consulta pública e plenárias busca ouvir as necessidades e dar ênfase naquilo que é realmente considerado como prioritário a comunidade. Identificamos no Projeto Político Pedagógico o Conselho de Classe, reunião de pais e mestres, consulta pública e plenárias são os meios que subsidiam e definem a estrutura do modelo de gestão democrática adotado pela escola Acre. Concluímos que a escola Acre busca desenvolver um modelo de gestão democrática, que apesar das normativas verticalizadas do executivo municipal, busca meios para fazer com que as tomadas de decisões sejam um acontecimento de todos. Que a equipe administrativa e pedagógica busca meios para que a gestão da escola aconteça de maneira participativa e democrática. Entretanto, entendemos que a gestão escolar participativa necessita que haja autonomia na escola, de forma deliberada.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the democratic processes that guide the management of the Acre Municipal School, from the point of view of managers, teachers and counselors. Specifically, some objectives were outlined, such as: identifying the strategic management model adopted at Acre Municipal School; To verify if institutional indicators are being reached after the adoption of democratic management; To identify in the Political Pedagogical Project in organizational aspects that subsidize and define the structure of a democratic management model and to discuss with the subjects involved in the research, the mechanisms for the implementation of democratic management in the school in order to achieve the objectives, a research was carried out of a qualitative nature, in which interrogation techniques were applied from individual semi-structured questionnaires for managers, teachers and counselors. The data gathered show that the democratic processes that guide the management of the Acre Municipal School are based on deliberative procedures, although the verticalization of government decisions still constitutes a major obstacle to school and community decision making. Despite government decisions, institutional indicators have been reached since the adoption of democratic management, since school management through deliberative bodies such as the School Council, parents and teachers, public consultation and plenary sessions seeks to hear the Needs and to emphasize what the community is really considered to be a priority. We identified in the Political Educational Project the Class Council, meeting of parents and teachers, public consultation and plenary are the means that subsidize and define the structure of the democratic management model adopted by the Acre school. We conclude that the school Acre seeks to develop a model of democratic management, which despite the vertical regulations of the municipal executive, seeks ways to make decision-making an event for all. That the administrative and pedagogical team seek means for the management of the school to take place in a participatory and democratic manner. However, we believe that participatory school management requires deliberate autonomy in school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-09-26T18:00:58Z No. of bitstreams: 1 2017 - Alain Roel Rodrigues dos Santos.pdf: 765337 bytes, checksum: 201a68a77cab18334ccd03894ec172b9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-26T18:00:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Alain Roel Rodrigues dos Santos.pdf: 765337 bytes, checksum: 201a68a77cab18334ccd03894ec172b9 (MD5) Previous issue date: 2017-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8698/2017%20-%20Alain%20Roel%20Rodrigues%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15484/2017%20-%20Alain%20Roel%20Rodrigues%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21796/2017%20-%20Alain%20Roel%20Rodrigues%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28180/2017%20-%20Alain%20Roel%20Rodrigues%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34558/2017%20-%20Alain%20Roel%20Rodrigues%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40946/2017%20-%20Alain%20Roel%20Rodrigues%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47302/2017%20-%20Alain%20Roel%20Rodrigues%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53724/2017%20-%20Alain%20Roel%20Rodrigues%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectgestão democráticapor
dc.subjectparticipaçãopor
dc.subjectField educationeng
dc.subjectdemocratic menagementeng
dc.subjectparticipationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleGestão Democrática e Educação no campo: uma experiência no Município de Porto Grande, Amapápor
dc.title.alternativeDEMOCRATIC MANAGEMENT AND EDUCATION IN THE FIELD: an experience in the Municipality of Porto Grande, Amapáeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Alain Roel Rodrigues dos Santos.pdfDocumento principal747.4 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.