???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2461
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGraça, Luziray Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0020474131521590por
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.referee2Bastos, Ana Mena Barreto-
dc.contributor.referee3Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee4Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.date.accessioned2018-09-21T17:32:56Z-
dc.date.issued2016-06-28-
dc.identifier.citationGRAÇA, Luziray Barbosa. A percepção da comunidade escolar sobre o Instituto Federal do Amazonas campus Tabatinga: realidades e perspectivas. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2461-
dc.description.resumoA presente dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito do município de Tabatinga, interior do estado do Amazonas, localizado na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru. Abordou-se, a princípio, informações relativas à região fronteiriça, destacando as relações educacionais, políticas, econômicas e sociais entre os países. Além disso, o estudo ressaltou a implantação dos Institutos Federais, criados através da Lei 11.892/08, e a atuação do IFAM desde sua instalação na cidade de Tabatinga. Teve como objetivo geral a compreensão da percepção da comunidade escolar sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) campus Tabatinga, tecendo uma análise pautada nas visões de alunos internos e externos ao Instituto. No primeiro momento, o foco do trabalho concentrou-se na apresentação do IFAM campus Tabatinga à comunidade escolar tabatinguense, considerando a oferta da educação técnica profissional à população. No segundo momento, a pesquisa destacou a percepção da comunidade escolar quanto à formação no Instituto Federal, implantado no município. A proposta foi desenvolvida através de uma pesquisa exploratória com abordagens qualitativa e quantitativa, utilizando-se a investigação bibliográfica, documental e o estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados a observação participante e o uso de questionários. Assim, através da análise do estudo, considerou-se que a realidade vivenciada pela comunidade escolar de Tabatinga, bem como as perspectivas desses estudantes, compõe aspectos que possibilitam a discussão e o planejamento de estratégias capazes de intensificar ações positivas em prol do processo de evolução educacional, sanando também os entraves que dificultam o crescimento local, norteando as questões definidoras dos rumos da instituição e da região.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a survey conducted in the city of Tabatinga, interior of the State of Amazonas, located in the triple border Brazil, Colombia and Peru. If addressed, in principle, consistent information to the border region, highlighting the educational, political, economic and social relations between the countries. In addition, the study highlighted the implementation of the Federal Institutes, created by Law 11.892/08, and the operation since its installation in the city of Tabatinga. Its general objective is to understand the perception of the school community about the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) - campus Tabatinga, weaving an analysis guided the views of internal and external students at the Institute. At first, the focus of the work focused on the presentation of the IFAM campus Tabatinga to tabatinguense school community, considering the offer of vocational technical education to the population. In the second phase, the research highlighted the perception of the school community about the training at the Federal Institute, established in the municipality. The proposal was developed through an exploratory research, with qualitative and quantitative approaches, and using the literature research, document and case study. As data collection instruments were used participant observation and questionnaires. So with the analysis of the study, we believe that the reality experienced by the school community of Tabatinga, and the prospects of these students make up aspects that enable discussion and planning strategies capable of enhancing positive actions for the educational development process, also remedying the obstacles that hinder local growth, guiding the defining issues of the direction of the institution and the region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-09-21T17:32:56Z No. of bitstreams: 1 2016 - Luziray Barbosa Graça.pdf: 2757117 bytes, checksum: 08740a232f56f689a76ce5383647386f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-21T17:32:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Luziray Barbosa Graça.pdf: 2757117 bytes, checksum: 08740a232f56f689a76ce5383647386f (MD5) Previous issue date: 2016-06-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8650/2016%20-%20Luziray%20Barbosa%20Gra%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15322/2016%20-%20Luziray%20Barbosa%20Gra%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21622/2016%20-%20Luziray%20Barbosa%20Gra%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28006/2016%20-%20Luziray%20Barbosa%20Gra%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34384/2016%20-%20Luziray%20Barbosa%20Gra%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40772/2016%20-%20Luziray%20Barbosa%20Gra%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47128/2016%20-%20Luziray%20Barbosa%20Gra%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53550/2016%20-%20Luziray%20Barbosa%20Gra%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTríplice Fronteirapor
dc.subjectDiscentepor
dc.subjectEnsino Técnicopor
dc.subjectTriple Bordereng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectTechnical Educationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA percepção da comunidade escolar sobre o Instituto Federal do Amazonas campus Tabatinga: realidades e perspectivaspor
dc.title.alternativeThe perception of the school community about the Instituto Federal do Amazonas campus Tabatinga: realities and perspectiveseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Luziray Barbosa Graça.pdfDocumento principal2.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.