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dc.creatorBranch, Elizabeth Cristina nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996353023702305por
dc.contributor.advisor1Melo, Sandra Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499803166947247por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.referee2Santos, Monica Pereira dos-
dc.date.accessioned2018-09-03T12:53:33Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.identifier.citationBranch, Elizabeth Cristina nascimento. “Política Institucional de Inclusão de estudantes com necessidades específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí”. 2017. [86 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2405-
dc.description.resumoNa busca pelo conhecimento e compreensão do movimento inclusivo, investigamos como são assimilados e incorporados nos documentos, assim como, nas concepções e práticas o movimento de inclusão em educação por um Campus de um Instituto Federal, localizado no Estado do Pará, na cidade de Tucuruí. Como referencial para a explicação das exclusões e suas relações com a inclusão foi utilizado o Index para a Inclusão (BOOTH & AINSCOW, 2011) que compreende a inclusão em suas três dimensões: a construção de culturas, o desenvolvimento de políticas e a orquestração de práticas inclusivas e os estudos em diálogo com as reflexões de Santos (2000, 2001, 2003, 2010), Santos & Oliveira (1999), Santos & Paulino (2008), Santos, Melo & Fonseca (2009) e Santos, Silva & Fonseca (2010), por serem os autores que vêm ampliando as discussões acerca da inclusão como direito universal à educação. Foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010) para leitura das Declarações que versam acerca da inclusão, tais como: a Conferência Mundial de Educação para Todos de Jomtien (1990); a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Específicas de Salamanca (1994); as legislações nacionais e locais que fundamentam a Educação Inclusiva no âmbito do IFPA, o Programa Tec Nep e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Os resultados, evidenciaram que alguns servidores da instituição, apesar de manifestarem ideais inclusivos, reconhecem praticas excludentes em seu fazer institucional. Revelaram também que a instituição, em sua prática, não percebe o processo inclusivo como espaço de participação legítima, com respeito à igualdade de oportunidades e respeito à diversidade humana evidenciando que muito precisa ser mudado, em especial, a cultura institucional de isolamento e não participação entre os servidores da instituição, apesar de, em seus documentos oficiais apresentarem ações e planejamento inclusivospor
dc.description.abstractIn the search for knowledge and understanding of the inclusive movement, we investigate how the movement of inclusion in education by a Campus of a Federal Institute, located in the State of Pará, in the city of Tucuruí, is investigated as being assimilated and incorporated in the documents, as well as in the conceptions and practices . The Index for Inclusion (BOOTH & AINSCOW, 2011) was used as a reference for the explanation of the exclusions and their relation with inclusion, which includes the inclusion in its three dimensions: the construction of cultures, the development of policies and the orchestration of practices (Santos & Oliveira, 1999), Santos & Paulino (2008), Santos, Melo & Fonseca (2009) and Santos, Silva & Fonseca (2009). 2010), since they are the authors who have been broadening the discussions about inclusion as a universal right to education. The Content Analysis technique (BARDIN, 2010) was used to read Declarations that deal with inclusion, such as the Jomtien World Conference on Education for All (1990); the World Conference on Specific Educational Needs of Salamanca (1994); the national and local legislations that underpin Inclusive Education within IFPA, the Tec Nep Program and the Institutional Development Plan (IDP). The results showed that some of the institution's servants, despite manifesting inclusive ideals, recognize practices that are exclusive to their institutional work. They also revealed that the institution in its practice does not perceive the inclusive process as a space for legitimate participation, with respect to equal opportunities and respect for human diversity, showing that much needs to be changed, especially the institutional culture of isolation and non-participation among the institution's employees, even though in their official documents they presented inclusive actions and planning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-09-03T12:53:31Z No. of bitstreams: 1 2017 - Elizabeth Cristina Nascimento Branch.pdf: 2601975 bytes, checksum: 14b0f9db97013cecabeac9f85d0d8423 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T12:53:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Elizabeth Cristina Nascimento Branch.pdf: 2601975 bytes, checksum: 14b0f9db97013cecabeac9f85d0d8423 (MD5) Previous issue date: 2017-08-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8368/2017%20-%20Elizabeth%20Cristina%20Nascimento%20Branch.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2010. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010. BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. ______. Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989 - Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência: Brasília. ______. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial: Brasília: MEC/SEESP, 1994. ______. A educação nas mensagens presidenciais (1890-1986). Brasília: INEP, 1987. ______. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 –Dispõe sobre - Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência: Brasília. _______. Lei 11.741, de 16 de julho de 2008. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão em Educaçãopor
dc.subjectPolíticas Públicas de Educaçãopor
dc.subjectCulturaspor
dc.subjectPolíticas e Práticas de inclusãopor
dc.subjectInclusion in Educationeng
dc.subjectPublic Policies of Educationeng
dc.subjectCultureseng
dc.subjectPolicies and Inclusion practiceseng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.title“Política Institucional de Inclusão de estudantes com necessidades específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí”por
dc.title.alternative"Institutional Policy of Inclusion of students with specific needs of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - Campus Tucuruí"eng
dc.typeDissertaçãopor
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