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dc.creatorOliveira, Roberta de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0050233166480569por
dc.contributor.advisor1Macedo, Marcelo Alvaro da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4195343422847965por
dc.contributor.referee1Souza Neto, Silvestre Prado de-
dc.contributor.referee2Zotes, Luis Perez-
dc.date.accessioned2018-08-24T13:54:40Z-
dc.date.issued2010-05-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Roberta de Souza. Políticas de crédito dos distribuidores de combustível na cidade do Rio de Janeiro sob a ótica dos revendedores. 2010. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2379-
dc.description.resumoO objetivo geral nesta dissertação consiste em analisar as políticas de crédito adotadas por empresas distribuidoras de combustível na cidade do Rio de Janeiro (Petrobrás; Shell; Cosan; Ipiranga; Ale; DPPI; Manguinhos; Ello-Puma; Dinamo; Agip) e os respectivos postos, incluindo os de bandeira branca (ou sem bandeira), através da consulta aos seus revendedores. O estudo foi realizado com a utilização de uma pesquisa exploratória e bibliográfica focada no tema “crédito”, para o qual foi elaborado um questionário composto de vinte e cinco questões, a maioria delas fechadas, visando compreender o processo de concessão de crédito, as diferentes formas de atuação em cada uma das bandeiras; o nível da organização (se operacional, tático ou estratégico) no qual a avaliação de crédito é realizada; e a utilização dos cinco C’s do crédito a partir do suporte fornecido pelo modelo Small Business Scoring para Microempresas. Com a análise de freqüência, pôde-se constatar que as empresas trabalham de forma semelhante na realização do cadastro, no atendimento, na forma de pagamento e na concessão de prazos. Entretanto, no que se refere ao motivo de escolha da bandeira do posto, os dados mostraram aspectos diferentes entre as empresas. A maior parte das distribuidoras com exceção de uma, não efetua nenhum tipo de consideração visando minimizar os riscos e reduzir os investimentos em valores a receber, no que diz respeito a restringir compras acima da média. Mas, de acordo com os respondentes, 70,11% dos postos entrevistados possuem um garantidor fidejussório e, em 95,40% dos postos pesquisados o volume de vendas não é concentrado em poucos clientes, o que reduz o risco de inadimplência. A maioria das empresas, de acordo com os respondentes, não utiliza as centrais de informação de crédito e não solicita nenhuma informação relacionada aos índices financeiros dos postos. Entretanto não se pode afirmar que a análise da capacidade do cliente não é efetuada, haja vista que, o estudo não contemplou a análise do conteúdo contratual que os postos de bandeira possuem com as distribuidoras. Foi ainda constatado que as distribuidoras utilizam apenas o modelo credit scoring e não o behavioral ou o misto. Com base na análise de cluster foram gerados três grupos, nomeados de acordo com a forma de atuação, o primeiro grupo chamado de Rigoroso apresentou um prazo maior, entretanto uma política de crédito muito rígida, o segundo, grupo Flexível apresentou menor rigor do que o primeiro, já o terceiro grupo, Sem Política, apresentou 100% das compras à vista e pôde-se concluir que o mesmo não necessita de política de cobrança.por
dc.description.abstractThe general aim of this dissertation is to analyse the credit policies adopted by fuel distributing companies in the city of Rio de Janeiro (Petrobrás; Shell; Cosan; Ipiranga; Ale; DPPI; Manguinhos; Ello-Puma; Dinamo; Agip) and their respective gasoline stations, including the non-contracted and non-branded ones, throught a questionnaire applied on gasoline stations . The study was carried out by using an exploratory survey and bibliography focusing on the subject of “credit”, and a questionnaire containing twenty five questions, most of which had closed answers, was compiled, with an aim to understanding the credit concession process, the different ways each brand functions and the level of the organization (whether operational, tactical or strategic) in which credit evaluation is effected and utilized by the five C’s of credit that stem from the support provided by the Small Business Scoring model for micro-companies. Based on analysis of frequency, it can be seen that the companies work in similar ways when carrying out registration, service, ways of payment and conceding deadlines. However, with regard to the reason for selecting the brand of the gas station, the data shows some different aspects between the companies. Most of the distributors, except one, do not take any steps to minimize risks or to reduce investments on amounts to be received with regard to restricting above average purchases. But, according to those questioned, 70.11% of the gas stations interviewed have a letter of indenmity and in 95.40% of the gas stations surveyed, the volume of sales is not concentrated on just a few clients, and this reduces the risk of default. Most of the companies, according to those questioned, do not use credit information centres and do not request any information relating to the financial indices of the gas stations. However, it cannot be assumed that client capacity analysis is not carried out, bearing in mind that the study did not cover what is stated in the contracts that the brand gas stations have with the distributors. It was also evident that the distributors only use the credit scoring model and not the behavioural or mixed ones. Based on analysis of cluster was generated three groups, nominated accordance with the performance form, the first group called Rigorous presented a bigger stated period, however one very rigid credit policy, the second, Flexible group presented minor severity of what the first one, already the third group, Without Politics presented 100% of the purchases by money, so they don`t need to worried about insolvency.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2018-08-24T13:54:40Z No. of bitstreams: 1 2010 - Roberta de Souza Oliveira.pdf: 665463 bytes, checksum: 38b934eddb51dbd8d012166b2c4597c2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-24T13:54:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Roberta de Souza Oliveira.pdf: 665463 bytes, checksum: 38b934eddb51dbd8d012166b2c4597c2 (MD5) Previous issue date: 2010-05-04eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCréditopor
dc.subjectRiscopor
dc.subjectCinco C`spor
dc.subjectCrediteng
dc.subjectRiskeng
dc.subjectFive C’seng
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titlePolíticas de crédito dos distribuidores de combustível na cidade do Rio de Janeiro sob a ótica dos revendedorespor
dc.typeDissertaçãopor
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