???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDelgado, Wagner Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996914301862160por
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.advisor-co1Marques, Oscilene Simões-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3202212235896496por
dc.contributor.referee1Zatorre, Natalia Pereira-
dc.contributor.referee2Nunes, Anita Bueno de Camargo-
dc.date.accessioned2018-03-19T14:12:29Z-
dc.date.issued2015-11-25-
dc.identifier.citationDelgado, Wagner Fernandes. A Educação profissional, novas perspectivas frente às mudanças da legislação - estudo de caso dos alunos do curso técnico em agrimensura do Colégio Técnico da UFRRJ. 2015. [71 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2229-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado em educação intitulada: “A Educação Profissional, novas perspectivas frente às mudanças da legislação - estudo de caso dos alunos do curso técnico em agrimensura do Colégio Técnico da UFRRJ” expõe os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo explicitar os reflexos das novas políticas públicas e institucionais ocasionadas pelas mudanças na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo como laboratório de estudo a escola vinculada à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). A partir da publicação da Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - (LDB), e do Parecer nº 04/99, que em seu Art. 7º, Inciso I e II, trata de cursos modulares, regulamentados através do Decreto nº 5.154/2004, o Colégio Técnico da UFRRJ reformulou a sua grade curricular, e passou a ofertar cursos modulares subsequentes, e ter em sua matriz o curso de Técnico em Agrimensura, que até então, era oferecido no Instituto de Tecnologia, na forma de convênio com a FAPUR (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ). Trata-se de uma investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, onde se recorre, também, à análise documental, bibliográfica e de campo que historicista a problemática abordada considerando, sobretudo os aspectos políticos, culturais e socioeconômicos envolvidos no processo embasado no pensamento de teóricos, que adotam a epistemologia dialética. Como suporte à coleta de dados realizo aplicação de questionários semiestruturados e entrevista com professores, alunos e gestores. O presente estudo focaliza o Curso Técnico em Agrimensura, objetivando a identificação do perfil dos alunos que procuram a formação técnica. Foi constatado através de entrevistas e aplicação de questionário com os docentes e alunos do Curso Técnico em Agrimensura que as mudanças foram benéficas em sua amplitude, mas existem problemas que precisam ser solucionados, como as altas taxas de evasão no primeiro módulo, o déficit educacional proveniente da má qualidade da formação da escola secundaria, causando um baixo rendimento nas disciplinas de conhecimentos técnicos mais apuradospor
dc.description.abstractThis master thesis in education entitled: "the professional education, new perspectives facing the changes of legislation-a case study of the students of the technical course in surveying the Technical College of UFRRJ" exposes the results of a survey that aims to clarify the reflections of new public and institutional policies occasioned by changes in Professional Technical Education of Middle Level, having as a laboratory to study the school linked to the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), the Technical College of UFRRJ (CTUR). From the publication of law nº. 9,394/1996-Law of national education Bases and Guidelines (LDB), and Opinion nº. 04/99, who in his Art. 7º, item I and II, comes to modular courses, regulated by Decree nº 5.154/2004, the Technical College of UFRRJ reshaped its curriculum and offer modular courses and their subsequent array Technical course in Surveying, until then, it was offered at the Institute of Technology, in the form of an agreement with the FAPUR (Foundation for Support of Scientific and Technological Research of UFRRJ). It is a qualitative research, in the form of case study, where it is contested, too, the documentary analysis, field and that the problems addressed, historicist especially the cultural and socio-political aspects involved in the process based on the theoretical thinking, which adopt the dialectical epistemology. How to perform data collection support application of semi-structured questionnaires and interviews with teachers, students and administrators. The present study focuses on the technical course in Surveying, aiming at the identification of the profile of students seeking technical training. It has been found through interviews and questionnaires with the Faculty and students of the technical course in Surveying the changes were beneficial in their range, but there are problems that need to be resolved, such as the high dropout rates in the first module, the educational deficit from the poor quality of the formation of the secondary school, causing a low yield in the disciplines of technical knowledgeeng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-03-19T14:12:28Z No. of bitstreams: 1 2015 - Wagner Fernandes Delgado.pdf: 1183957 bytes, checksum: b3f1c616325c77496cfc2cea0479e480 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-19T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Wagner Fernandes Delgado.pdf: 1183957 bytes, checksum: b3f1c616325c77496cfc2cea0479e480 (MD5) Previous issue date: 2015-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6051/2015%20-%20Wagner%20Fernandes%20Delgado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20864/2015%20-%20Wagner%20Fernandes%20Delgado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27197/2015%20-%20Wagner%20Fernandes%20Delgado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33606/2015%20-%20Wagner%20Fernandes%20Delgado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40012/2015%20-%20Wagner%20Fernandes%20Delgado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46336/2015%20-%20Wagner%20Fernandes%20Delgado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52740/2015%20-%20Wagner%20Fernandes%20Delgado.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59178/2015%20-%20Wagner%20Fernandes%20Delgado.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBRASIL. Presidência da República. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1961. _______. Presidência da República. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1o e 2o graus. Diário Oficial da União. Brasília, 1971. _______. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1.996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1.996. _______. Presidência da República. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2.001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2001. _______. Presidência da República. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2.008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, da educação de jovens e adultos e da Educação Profissional e tecnológica. Diário Oficial da União. Brasília, 2008. _______. Presidência da República. Decreto nº 22.506, de 22 de janeiro de 1.947. Altera a denominação de estabelecimentos de ensino agrícola, subordinados ao Ministério da Agricultura. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 1947. _______. Presidência da República. Decreto nº 36.862, de 4 de fevereiro de 1.955. Transforma em Escola Agrotécnica a Escola Agrícola Ildefonso Simões Lopes. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 1.955. _______. Presidência da República. Decreto nº 1.984, de 10 de janeiro de 1.963. Aprova o Estatuto da Universidade Rural do Brasil. Diário Oficial da União. Brasília, 1.963. _______. Presidência da República. Decreto nº 2.008, de 17 de abril de 1.997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1.997. _______. Presidência da República. Decreto nº 5.154, de 17 de abril de 2.004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2.004. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Resolução nº2, de 26 de junho de 1.997, Diário Oficial da União. Brasília, 1.997. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Parecer nº2, de 26 de fevereiro de 1.997, Diário Oficial da União. Brasília, 1.997. _______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Educação Profissional: Legislação Básica. 2a ed. Brasília, 1998. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Resolução nº4, de 5 de dezembro de 1.999, Diário Oficial da União. Brasília, 1.999. _______. Ministério da Educação. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: bases legais. Brasília: MEC, 1999. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. PROEP – Programa de Expansão da Educação Profissional. Brasília: MEC, 2000. _______. Ministério da Educação. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Referencias Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico. Introdução. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. _______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. 1a ed. Brasília, 2000. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Resolução nº1, de 21 de janeiro de 2004, Diário Oficial da União. Brasília, 2.004. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Parecer nº39, de 8 de dezembro de 2.004, Diário Oficial da União. Brasília, 2.004. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.: Proposta em Discussão. Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. 1a ed. Brasília, 2004. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Resolução nº1, de 3 de fevereiro de 2.005, Diário Oficial da União. Brasília, 2005. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Resolução nº2, de 4 de abril de 2.005, Diário Oficial da União. Brasília, 2.005. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Resolução nº4, de 27 de outubro de 2.005, Diário Oficial da União. Brasília, 2.005. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica: Legislação Básica. 6a ed. Brasília, 2005. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Resolução nº4, de 16 de agosto de 2006, Diário Oficial da União. Brasília, 2006. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Parecer nº 277, de 7 de dezembro de 2006, Diário Oficial da União. Brasília, 2007. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. 1a ed. Brasília, 2007. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Resolução nº1, de 27 de março de 2008, Diário Oficial da União. Brasília, 2008. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Resolução nº3, de 9 de julho de 2008, Diário Oficial da União. Brasília, 2008. _______. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Parecer nº11, de 12 de junho de 2.008, Diário Oficial da União. Brasília, 2.008. _______. Ministério da Educação. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na rede federal de Educação Profissional, científica e tecnológica, Brasília 2014. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. - Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, Porto - Portugal, 1994. BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos: Paidéia, FFCLRP – USP, Rib. Preto, 5, agosto/1993. CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000a. DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação Técnica de Nível Médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, set. /dez. 2011. FRIGOTTO, Gaudêncio; Formação profissional no 2º. grau: em busca do horizonte da Educação Politécnica Cad. Saúde Pública vol.4 nº 4 - Rio de Janeiro Oct./Dec.1988 FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise. “A Gênese do Decreto nº. 5.154/2004: no contexto controverso da democracia restrita”. In: Ensino Médio Integrado – Concepções e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005a. ________, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise. A Política de Educação Profissional no Governo Lula: Um Percurso Histórico Controvertido In: Educação e Sociedade. Campinas: vol. 26, nº. 92, p. 1087 - 1113, 2005b. GAMA, Paulo Sérgio. O Colégio Técnico da UFRRJ e o Ensino Profissionalizante: 1973 a 1988. Teresópolis – RJ: Dissertação de Mestrado, PUC. 2005. KUENZER, Acássia Zeneida. Pedagogia da Fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. 6a ed. São Paulo: Cortez, 2002. _______, Acácia Zeneida. A. Ensino médio e profissional: as políticas do estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997. _______, Acácia Zeneida. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, nº 100 – Especial, p. 1153 -1178, out. 2007. Disponível em Acesso em 10 set. 2015. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5a ed. revistada e ampliada – Goiânia: Alternativa, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar; políticas, estrutura e organização / José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira, Mirza Seabra Toschi – 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. – (Coleção Docência em Formação / coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta). LUDKE, Menga. André, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MACHADO, Lucília R. de Souza. Educação e Divisão Social do Trabalho. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1989. MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011. MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. MATURANA, H.; VARELA, F. De máquinas e seres vivos: autopoiese a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. OLIVEIRA, Cristiane Nascimento Weber de. “Isso aqui é uma escola técnica”: um estudo discursivo de falas de professores do CTUR sobre seu trabalho no ensino médio e no ensino técnico. Dissertação de Mestrado, UERJ, Instituto de Letras. 2015. PAULA, Lucília Augusta Lino de. O movimento estudantil da UFRuralRJ: memórias e exemplaridade. Rio de Janeiro: Tese de Doutorado, PUC-Rio. 2003. PAMPLONA, Ronaldo Mendes. As relações entre o estado e a escola: um estudo sobre o desenvolvimento da Educação Profissional de nível médio no Brasil. Seropédica: Dissertação de Mestrado, UFRRJ. 2008. RAMOS, Marize Nogueira. Pedagogia das competências-autonomia ou adaptação. São Paulo, Cortes, 2001. RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. CIAVATTTA, Maria. RAMOS, Marise. (Orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo, Cortez, 2005. p.106-127. REGATTIERI, Marilza, CASTRO, Jane Margareth, Ensino médio e Educação Profissional: desafios da integração – 2.ed – Brasília : UNESCO, 2010. SAVIANI, D. Escola e democracia. 4° ed. Campinas: Autoes Associates, 2006. TINTO, Vincent, Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research, Review of Educational Research, n. 45, pp. 89-125, 1975. WERLANG, Canrobert Kumpfer. Os desafios da formação profissional frente aos novos pressupostos científicos e tecnológicos e as implicações sobre o ensino agrícola de segundo grau. Diss. Dissertação de Mestrado. Santa Maria, UFSM, 1997. WINCKLER, Carlos Roberto; SANTAGADA, Salvatore. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Brasil: transição para um novo modelo. Indic. Econ. FEE, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 97-110, 2012por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessional Technical Educationeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectWork; Scienceeng
dc.subjectTechnology and Cultureeng
dc.subjectEducação Profissional Técnicapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectTrabalho; Ciênciapor
dc.subjectTecnologia e Culturapor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA Educação Profissional, novas perspectivas frente às mudanças da legislação - estudo de caso dos alunos do curso técnico em agrimensura do Colégio Técnico da UFRRJpor
dc.title.alternativeProfessional education, new perspectives facing the changes of legislation-a case study of the students of the technical course in surveying the Technical College of UFRRJ,eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Wagner Fernandes Delgado.pdf Wagner Fernandes Delgado1.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.