???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2225
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Lívia Maria Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9352420404547292por
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Silvia Maria Melo-
dc.date.accessioned2018-03-15T18:38:24Z-
dc.date.issued2016-10-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Lívia Maria Monteiro. Interfaces entre a educação especial e a educação profissional: concepções e ações político-pedagógicas. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2225-
dc.description.resumoA presente pesquisa se propôs a estudar a Interface entre a Educação Especial e a Educação Profissional em uma Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especificamente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), campus Macapá. A dissertação objetivou caracterizar as concepções e ações político-pedagógicas, desse campus, sobre a inclusão do público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional Técnica de Nível Médio; analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFAP na perspectiva de observar diretrizes que se voltem para o atendimento desse público, considerando os objetivos da Educação Especial e Educação Profissional Técnica de Nível Médio; avaliar as implicações político-pedagógicas da legislação nas ações desenvolvidas pelo IFAP em relação ao atendimento do público-alvo da Educação Especial; avaliar os impactos das concepções político-pedagógicas sobre as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFAP. Nossas questões de estudo foram: Qual é a concepção de inclusão afirmada pelo IFAP, campus Macapá, em relação ao aluno público-alvo da Educação Especial no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio? Quais ações político-pedagógicas são observadas a fim de garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio no IFAP, campus Macapá? Como se revela a interface entre a Educação Especial e Educação Profissional no IFAP, campus Macapá? Alicerçada na Teoria Crítica, como suporte teórico-metodológico, enfatizando os estudos de Theodor Adorno e seus comentadores, em especial Damasceno, a análise do objeto de estudo foi realizada. Estabelecemos como procedimentos e/ou instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental, onde analisamos o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFAP, bem como aplicamos questionários e realizamos entrevistas semiestruturadas com os gestores. Os resultados revelam que esse campus conduz seus trabalhos, no que se refere à relação da Educação Especial e a Educação Profissional, com base em uma concepção de orientação inclusiva, que entende a escola como um lugar para a participação de todos. Entretanto, apresenta dificuldades no que se refere à interlocução dos profissionais que atuam no Instituto, trazendo perdas para o planejamento e execução de ações político-pedagógicas voltadas para a interface entre essas modalidades de Ensino, visto que a maior parte das estratégias de inclusão é realizada pelo NAPNE.por
dc.description.abstractThe present research proposed to study the relation between Special Education and Professional Education in an institution of the Federal Professional Education, Science and Technology Network, specifically the Federal Institute of Education, Science Technology of Amapá (IFAP), campus Macapá. The dissertation aimed to characterize the conceptions and political-pedagogical actions of that campus on the inclusion of the audience of special education on high school professional technical education; analyze the Institutional Development Plan of IFAP from the perspective of observing the guidelines to assist that public, considering the objectives of special education and high school professional technical education; evaluate the political and pedagogical implications of the legislation in the actions developed by IFAP in relation to the care of the audience special education; evaluate the impacts of political and pedagogical conceptions of the actions developed by Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE (Assistance to People with Special Educational Needs Center) of IFAP. To achieve these goals it was necessary to resolve the following questions: What is the concept of inclusion signed and affirmed by IFAP campus Macapá, in relation to the target audience student of special education at the high school professional technical education? What political and pedagogical actions are observed in order to ensure access, participation and learning of the target audience of special education and students in high school technical professional education in IFAP campus Macapá? How it presents the interface between special education and professional education in IFAP campus Macapá? The dates were collected from documentary research, which analyzed the Institutional Development Plan of IFAP and questionnaire and semi-structured interview aimed at managers who work on campus. The analysis of the object of study was carried out based in Critical Theory, as a theoretical and methodological support, emphasizing the studies of Theodor Adorno. It is worth noting that other scholars, such as Damasceno. The results shows that this campus, conducts its work, regarding the relation of special education and professional education, based on an inclusive orientation conception that understands the school as a place for participation. However it presents difficulties with regard to the dialogue of professionals working at the Institute, resulting in losses for the planning and execution of political and pedagogical actions aimed at the interface between these categories of education, since most of the inclusion strategies are performed by NAPNE.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-03-15T18:38:24Z No. of bitstreams: 1 2016 - Livia Maria Monteiro Santos.pdf: 1009188 bytes, checksum: 4eda697b67c9a19ee6eec1dfb1ee0dde (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-15T18:38:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Livia Maria Monteiro Santos.pdf: 1009188 bytes, checksum: 4eda697b67c9a19ee6eec1dfb1ee0dde (MD5) Previous issue date: 2016-10-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7437/2016%20-%20Livia%20Maria%20Monteiro%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21118/2016%20-%20Livia%20Maria%20Monteiro%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27387/2016%20-%20Livia%20Maria%20Monteiro%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33800/2016%20-%20Livia%20Maria%20Monteiro%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40224/2016%20-%20Livia%20Maria%20Monteiro%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46582/2016%20-%20Livia%20Maria%20Monteiro%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52994/2016%20-%20Livia%20Maria%20Monteiro%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59424/2016%20-%20Livia%20Maria%20Monteiro%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesADORNO, T. W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995a. _____________________. Notas marginais sobre teoria e práxis. In: ADORNO. Palavras e Sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995b ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de janeiro: Zahar, 1985. AINSCOW, Mel. O que significa inclusão? Entrevista concedida a Centro de referência em Educação Mário Covas (Comunicação Oral), São Paulo, Brasil, 2002 Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br> Acesso em: 02 mai de 2016. ALVES, D. O; BARBOSA, K. A. M. Experiências Educacionais Inclusivas: refletindo sobre o cotidiano escolar. In. Experiências educacionais inclusivas: Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. (Orgs). BERENICE W. R. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006. BRASIL. Um passado vestido de futuro: fragmentos da memória da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Editora IFB, 2012. ____________________. IBGE. Cidades, 2010. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/uf.php?lang=&coduf=16&search=amapa. Acesso em: jun. 2016. _____________________. Ministério da Educação MEC/SEESP. Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. I Revista da Educação Especial. Brasília, Secretaria de Educação Especial/MEC, v.4, n.1, p.7-17, jan /jun.2008a. _____________________. Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, 2008b. _____________________. Ministério da Educação, SETEC – Secretaria de Educação Técnica e Profissionalizante – Programa TEC NEP – Educação, Tecnologia e Profissionalização para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Brasília, 2006. _____________________. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 04, que estabelece: Diretrizes Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, 1999. _____________________. Ministério da Educação. Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2004. _____________________. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais Para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF, 2001. _____________________. Ministério da Educação MEC. Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. _____________________. [Plano Nacional de Educação (PNE)] Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. _____________________. Decreto n° 7.611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF, 2011. _____________________. Educação Profissional: indicações para a ação: a interface Educação Profissional/Educação Especial. Brasília: MEC//SEESP, 2003. ________. Nota Técnica nº 24, de 21 de março de 2013. Orientação aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 12.764/2012. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. __________.Nota Técnica nº 62, de 08 de Dezembro de 2011. Orientações aos Sistemas de Ensino sobre o Decreto nº 7.611/2011. Brasília: MEC/SECADI/DPEE/2011. __________.Nota Técnica nº 05, de 27 de Abril de 2010. Implementação da Educação Bilíngue. Brasília: MEC/SECADI/GAB/2011. __________.Nota Técnica nº 08, de 20 de Abril de 2011. Orientação para promoção de acessibilidade nos exames nacionais. Brasília: MEC/SEESP/GAB/2011. __________.Nota Técnica nº 07 , de 30 de Março de 2011. INES e IBC. Brasília: MEC/SEESP/GAB/2011 __________.Nota Técnica nº 06, de 11 de Março de 2011. Avaliação de estudante com deficiência intelectual. Brasília: MEC/SEESP/GAB/2011. __________.Nota Técnica nº 03, de 28 de Fevereiro de 2011. Atendimento de estudantes com deficiência com 18 anos ou mais. Brasília: MEC/SEESP/GAB/2011. ________. Nota Técnica nº 04, de 23 de Janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2014. ________. Nota Técnica nº 20, 18 de março de 2015. Orientações aos sistemas de Ensino visando ao cumprimento do artigo 7° da Lei n° 12764/2012 regulamentada pelo Decreto n° 8368/2014. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2015 ________. Nota Técnica nº 20, 10 de maio de 2013. Orientação à atuação dos Centros de AEE, na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013 ________. Nota Técnica nº 23, 10 de janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. ________. Nota Técnica nº 28, 21 de março de 2013. Uso do Sistema de FM na escolarização de estudantes com Deficiência Auditiva. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. ________.Nota Técnica nº 055, 10 de Maio de 2013. Orientação à atuação dos Centros de AEE, na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. CARNEIRO, M. A. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. CARVALHO, R.E. A Nova LDB e a Educação Especial. 4. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2007. CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs). – São Paulo: Cortez, 2005. COSTA, V. A. Formação e Teoria Crítica da Escola de Frankfurt: trabalho, educação, indivíduo com deficiência. Niterói, EdUFF, 2005. _____________________, V. A. Os processos de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais: políticas e sistemas. Rio de Janeiro: UNIRIO/CEAD, 2007. CIAVATTA, M.. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. COSTA, V.F.; DAMASCENO, A.R.. Educação Inclusiva: sociedade, cultura e formação. In. DAMASCENO, A.; PAULA, L.L; MARQUES, V. (orgs). Educação Profissional Inclusiva: desafios e perspectivas. Seropédica, RJ: EDUR, 2012. CHOCHÍK, J.L. Aspectos que permitem a segregação na escola pública. In: Conselho Regional de Psicologia. (Org.). EDUCAÇÃO ESPECIAL EM DEBATE. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, DAMASCENO, A. R. Educação inclusiva e organização da escola: projeto pedagógico na perspectiva da teoria crítica. 269 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, RJ, 2010. ESTEVES NETO, H. Preconceito e contato intergrupal: um estudo dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas. João Pessoa, 2014. 255f. Tese (Doutorado Interinstitucional em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba e Instituto Federal de Mato Grosso. João Pessoa, 2014. FERNANDES, S. Fundamentos para Educação Especial. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2011. FERREIRA, E. B.; GARCIA, S.R.O., O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: um projeto em construção nos estados do Espírito Santo e do Paraná. In. FRIGOTTO, G. ; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs). – São Paulo: Cortez, 2005. FLEITH, D.S. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: altas habilidade/superdotação. 4º. Ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M.(orgs). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. GALLINDO, J. Formação para o trabalho e profissionalização no Brasil: da assistência à educação formal. In. BATISTA, E.L; MULLER, M.T. A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6º.ed. São Paulo: Atlas, 2008. GLAT, R.; NOGUEIRA, M.L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Revista Integração, Brasília (MEC/SEESP), ano 14, v.24, 2002, p. 22-27. GLAT, R.; PLETSCH, M. D. Inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais. Rio de janeiro: EdUERJ, 2011. GOMES, H.M.; MARINS, H.O. A ação docente na Educação Profissional. São Paulo: editora Senac São Paulo, 2004. GOMES, H.S.C. Os modos de organização e produção do trabalho e a Educação Profissional: uma história de dualismos e racionalidade técnica. In: BATISTA, E.L; MULLER, M.T. A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013. JANNUZZI, G. S.M. Oficina Abrigada e a integração do deficiente mental. Revista Brasileira de Educação Especial. São Paulo, v. 1, n.1, p.51-63, 1992. LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6.ed. São Paulo: Heccus Editora, 2015. LUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012. MACEDO, Pedro Clei Sanches. Educação Profissional e desenvolvimento territorial: a implantação, expansão e interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2014. MANTOAN, M. T.; SANTOS, M.T. T. Atendimento educacional especializado: políticas públicas e gestão nos municípios. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2010. MAZZOTTA, M.J.S. Educação Especial no Brasil. 6. ed. São Paulo: Cortez 2011. MENDES, I.; PLETSCH, M; PAULA, L.L. Da política de ―Educação Inclusiva‖ à realidade institucional: um estudo sobre acessibilidade na Educação Profissional. In. DAMASCENO, A.; PAULA, L.L; MARQUES, V. (orgs). Educação Profissional Inclusiva: desafios e perspectivas. Seropédica, RJ: EDUR, 2012. MÜLLER, M.T. A Educação Profissionalizante no Brasil e no SENAI. In. BATISTA, E.L; MULLER, M.T. A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013. MOURA, D.H. Políticas públicas para a Educação Profissional técnica de nível médio nos anos 1990 e 2000: limites e possibilidades. In OLIVEIRA, R. Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional. Campinas, SP: Papirus, 2012. NASCIMENTO, F.C.; FARIA, R. a questão da inclusão na rede federal de Educação Profissional, científica e tecnológica, a partir da ação TEC NEP. In. NASCIMENTO, F. C.; FLORINDO, G. M. F.; SILVA, N. S. Educação Profissional e tecnológica inclusiva: um caminho em construção. Brasília: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Brasília, 2013. NASCIMENTO, F. C.; FLORINDO, G. M. F.; SILVA, N. S. Educação Profissional e tecnológica inclusiva: um caminho em construção. Brasília: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Brasília, 2013. NEVES.; CARMEN, M.C. N. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. OLIVEIRA, N. R. A escola, esse mundo estranho. In PUCCI, Bruno (org) Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. 4º.ed. Petrópolis, RJ: Vozes: São Carlos, SP: EDUFSCAR, 2007. PESSANHA, V.V. Direito fundamental à educação na Constituição. Jus Navigandi, Teresina, ano 18, n. 3557, 28 mar. 2013. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/24050>. Acesso em: 22 fev. 2015. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP. Macapá – AP, 2014. PUCCI, BRUNO. Anotações sobre teoria e práxis educativa. Colóquio Nacional ―Dialética Negativa, Estética e Educação‖, 2001. Disponível em: <http //orbita.starmedia.com/~escola_de_frankfurt/newton.htm>. Acesso em 8 de mai. de 2015. PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação. In PUCCI, Bruno (org) Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. 4º.ed. Petrópolis, RJ: Vozes: São Carlos, SP: EDUFSCAR, 2007. RAMOS, M. O novo Ensino Médio à luz de antigos princípios: trabalho, ciência e cultura. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 29, n.2, p. 19-27, 2004. RAMOS, M. N. Concepções do Ensino Médio Integrado. Secretaria de Educação do Estado do Pará. Maio, 2008. REHEM, C.M. Perfil e formação do professor de Educação Profissional técnica. São Paulo: Editora: SENAC, 2009. RODRIGUES, S. M. A Construção de Práticas Pedagógicas Inclusivas em uma Escola Pública de Belo Horizonte, 2013, 267 f. Tese – (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. ROSA, V. F. Políticas públicas educacionais, direitos sociais e democratização do acesso à escola: uma visão a partir da implantação da Ação TECNEP na Rede Federal de Educação Tecnológica. Marília, 2011. 137f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília, 2011. SÁ, Nathalia Araújo de. Políticas públicas de educação inclusiva : formação de professores e experiências do atendimento educacional especializado (AEE) no município de Nova Iguaçu/RJ. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2014. SANTOS, K. S. A Política de Educação Especial, a Perspectiva Inclusiva e a centralidade das Salas de Recursos Multifuncionais: a tessitura na rede Municipal de educação de Vitória da Conquista – BA. 2012. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2012. SANTOS, K. S. Novos referenciais cognitivos e normativos para a política nacional de Educação Especial no Brasil. Rev. Práxis Educacional. Vitória da Conquista. V10, n 16. P. 15-33. Jan./jun. 2014. SOARES, A. M. D. Política Educacional e Configurações dos Currículos em Formação de Técnicos em Agropecuária, nos anos 90: regulação ou emancipação. 251 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e sociedade) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2003. VIEGAS, C.M.C.; CARNEIRO, M.A. Educação Profissional: indicação para a ação: a interface entre a Educação Profissional/Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2003. ZARCO, C. Um breve balanço e os principais desafios. In: CAMPANHA Nacional pelo Direito à Educação. A educação na América Latina: direito em risco. São Paulo: Cortez, 2006, p. 13. INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ- IFAP. Regulamento Institucional dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE. Resolução n.º 27 de maio de 2015. Acesso em <www.ifap.edu.br/index.php?option=com_docman&task=doc> Acesso em: 29 de jun.de 2016.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectCritical Theoryeng
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectTeoria Críticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleInterfaces entre a Educação Especial e a Educação Profissional: Concepções e ações político-pedagógicaspor
dc.title.alternativeInterfaces between Special Education and Professional Education: Conceptions and political-pedagogical Actionseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Livia Maria Monteiro Santos.pdfDocumento principal983.34 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.