???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJardim, Anilda Carmen da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8464501338658005por
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee2Abbonízio, Aline Cristina de Oliveira-
dc.contributor.referee3Sales, Márcio-
dc.date.accessioned2018-03-15T18:25:30Z-
dc.date.issued2016-10-24-
dc.identifier.citationJARDIM, Anilda Carmen da Silva. Valorização dos saberes de estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2224-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica, que vem passando por mudanças significativas, visando atender às novas exigências da sociedade, principalmente com relação às práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, esse fator requer cada vez mais dos professores a aquisição de novos saberes que considerem o contexto de vida dos educandos, seus saberes e experiências. Além disso, há de considerar que a maioria das propostas curriculares de nossas escolas, no que se refere à organização e seleção de conteúdo, ainda se assenta numa abordagem formalista do currículo, que se baseia na fragmentação do conhecimento, ignorando a singularidade, a troca de experiências e as vivencias sociais e culturais dos educandos. Partindo desse contexto, esta pesquisa se propôs a investigar a percepção dos docentes e discentes acerca da valorização dos saberes prévios dos estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) nas práticas docentes, do Curso Técnico de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Amapá IFAP- Campus Macapá. Os sujeitos da pesquisa foram 57 discentes do 4º, 5º e 7º semestres e 14 docentes do Curso Técnico em Alimentos, na modalidade PROEJA do IFAP. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados, a aplicação dos questionários a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPP), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os planos de aula e os planos de ensino dos professores, com o intuito de observar os saberes priorizados no currículo do núcleo comum e do núcleo técnico, bem como identificar os saberes valorizados na prática pedagógica do professor do PROEJA. Ao final desta investigação, chegou-se ao entendimento de que os saberes prévios dos estudantes do Curso Técnico de Alimentos são considerados por alguns docentes em sala de aula, porém não recebem a importância devida. Os saberes valorizados são: o saber curricular; o saber disciplinar e o saber dos docentes, isto é, o saber científico do professor se sobrepõe aos saberes cotidianos dos discentes.por
dc.description.abstractThe Youth and Adult Education (EJA) is a form of Basic Education which has been undergoing significant changes in order to meet the new demands of society especially with regard to the pedagogical practices developed in the school environment. This factor increasingly requires the teachers to acquire new knowledge to consider the context of life of the students, their knowledge and experiences. In addition to this, there is to consider that most of the proposed curriculum of our schools as regards the organization and selection of content even if based on a formalistic approach to the curriculum which is based on the fragmentation of knowledge ignoring the uniqueness the exchange experiences and social and cultural experiences of learners. From this context, this research aims to investigate the perception of teachers and students on the value of prior knowledge of the students of the Youth and Adult Education Program (PROEJA) in teaching practices at the Food Technical Course at the Federal Institute of Education Science and technology of Amapá Macapá IFAP- Campus.. The researchers were 57 students of 4th, 5th and 7th semester and 14 teachers of the Technical Course in Food in PROEJA carried ou at IFAP. We used as data collection instruments the application of questionnaires documentary analysis of the Pedagogical Course Project (PPP), as well as the Institutional Development Plan (IDP) lesson plans and teaching plans in order to observe the prioritized knowledge in the common core curriculum and core technical and identify the knowledge valued in pedagogical practice PROEJA teacher. At the end of this investigation, we came to the understanding that the prior knowledge of students of the Technical Course of Food are considered by some teachers in the classroom but not given due importance. The valued knowledge are: knowledge curriculum; the disciplinary knowledge and the knowledge of teachers, that is, the teacher of scientific knowledge overlaps the daily knowledge of students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-03-15T18:25:30Z No. of bitstreams: 1 2016 - Anilda Carmen da Silva Jardim.pdf: 1682779 bytes, checksum: 39b0de5bbcb52e4df12f01ca2cca6bea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-15T18:25:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Anilda Carmen da Silva Jardim.pdf: 1682779 bytes, checksum: 39b0de5bbcb52e4df12f01ca2cca6bea (MD5) Previous issue date: 2016-10-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7425/2016%20-%20Anilda%20Carmen%20da%20Silva%20Jardim.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21032/2016%20-%20Anilda%20Carmen%20da%20Silva%20Jardim.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27373/2016%20-%20Anilda%20Carmen%20da%20Silva%20Jardim.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33724/2016%20-%20Anilda%20Carmen%20da%20Silva%20Jardim.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40154/2016%20-%20Anilda%20Carmen%20da%20Silva%20Jardim.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46532/2016%20-%20Anilda%20Carmen%20da%20Silva%20Jardim.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52904/2016%20-%20Anilda%20Carmen%20da%20Silva%20Jardim.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53304/2016%20-%20Anilda%20Carmen%20da%20Silva%20Jardim.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALEXANDRE, G.; POCHMANN, M.; RONNIE, A. (Org.). Atlas da exclusão social no Brasil: dez anos depois. São Paulo: Cortez, 2014.v.1 AMAPÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI. Instituto Federal do Amapá - IFAP, 2014-2018. Disponível em: Erro! A referência de hiperlink não é válida. Acesso em 15 fev. 2015. ANDRADE, E.R. Os jovens da EJA e a EJA dos jovens: In OLIVEIRA, I.B. de e PAIVA, J. (Orgs). Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP & A, 2004. ANTUNES, R. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: GENTILI, Pablo FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). A Cidadania Negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo, SP. Cortez, 2002. ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar: novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. ARROYO, M.G. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. Caderno de textos: 1ª Conferência Municipal de Educação de Contagem – MG. p.39-56. Contagem, MG. 2005. ARROYO, M.G. Educação e exclusão da cidadania. Disponível em: porto educa. blogspot.com/2013/06/miguel-g-arroyo.html. P.1-10. Acesso em 23 abril 2016. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70. 2010. BEISIEGEL, C. R. Considerações sobre a política da União para a educação de jovens e adultos analfabetos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 4, p.26-34, jan./abr. 1997. BOFF, LEONIR. A. As políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos no Estado de Mato Grosso 1991/2001: Internalidade de diálogos com o mundo da vida dos jovens e adultos. 254 f Dissertação (Mestrado em Educação). Porto Alegre, UFRGS, 2002. BRASIL, Ministério da Educação. Documento base – Programa de Integração da Educação Profissional técnica de nível médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília: SETEC, 2007b. BRASIL. PARECER Nº CNE/CP 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Aprovado em: 08/05/2001. BRASIL. Documento Base do PROEJA: Formação Inicial e Continuada/Ensino Fundamental. Brasília, DF, 2007a. BRASIL, Ministério da Educação: Construção de uma Proposta Curricular para a EJA, Parte II, ANO 2002. BRASIL. Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Brasília, DF, 1 jul. 2005b. BRASIL. Decreto nº. 5.557, de 5 de outubro de 2005. Regulamenta o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Brasília, DF, 6 out. 2005a. BRASIL, República Federativa do. PROJOVEM – Manual do educador, orientações Gerais. Brasília: Ministério da Educação, 2008. BRASIL, Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 14 de julho de 2006. BRASIL. Parecer CNE/CEB N. 11/2000 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação de Jovens e Adultos. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proeja_parecer11_2000.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2010. BRASIL. Resolução nº 6/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 2012. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. BRASIL. Parecer CNE/CEB N. 03/2010-Diretrizes Operacionais para a educação de Jovens e Adultos. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5642-rceb003-10&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 12 Set. 2015. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB. Nº 1/2000. Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, maio, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental: Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 2002. Disponível em portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_livro_01.pdf. Acesso em 27 Junho 2016. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acesso em: 10 ev. 2014. _______Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 20 de dezembro de 1996. _______Constituição Federal da República Federativa do Brasil. 5 de outubro 1988. BRUNEL, C. Jovens cada vez mais jovens na Educação de jovens e Adultos. Porto Alegre: mediação, 2004. CHELALA, Charles Achcar. A Magnitude do estado na Socioeconômica Amapaense. Macapá: UNIFAP, 2008. CIAVATTA, M. F. Formação profissional para o trabalho incerto: um estudo comparativo Brasil, México e Itália. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e Crise do Trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: Ensino médio integrado: concepções e contradições. (Org) FRIGOTTO, Gaudêncio. CIAVATTA, Maria. RAMOS, Marise – São Paulo: Cortez, 2005. CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, out. 2005. COSTA, C. G. Desafios da EJA em face das transformações do trabalho. Rev. Lugares de Educação [RLE], Bananeiras/PB, v.3 n.6, 90-103. Julho 2013. ISSN 2237-1451. COSTA. C. B. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o mundo do trabalho: trajetória histórica de afirmação e negação de direito à educação-Paidéia, Belo Horizonte, Ano 10 n. 15 p. 59-83 jul./dez. 2013. COSTA, C.B. Trabalhadoras-alunas da EJA: desafios da sobrevivência e a permanência na escola. P.1-17, 2008. Disponível em 33 reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/.../GT09-6737--Int.pdf. Acessado em 23 abril 2016. DECLARAÇÃO de Hamburgo sobre Educação de Adultos [e] Agenda para o futuro da educação de adultos. In: BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conferência Regional Preparatória, Brasília, janeiro/97; V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos, Hamburgo, julho/97. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 89-128. DEMO, P. Desafios modernos da educação. 18ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. DI PIERRO, M. C.; JÓIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: Caderno CEDES, v.21, nº. 55. Campinas, nov. 2001. DI PIERRO, C. M. Educação de Jovens e Adultos: Uma história de complexidade e tensões. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 939-959, jul.-set. 2010. ESPÍNDOLA. G. A. Trajetória do poder da mulher: do lar ao mercado de trabalho. Disponível em: http://pt.slideshare.net/eudelucy/a. P.1-10, 2011. Acesso em 05 maio 2016. FÁVERO, O; FREITAS, M. A educação de adultos e jovens e adultos: um olhar sobre o passado e o presente. Da Universidade Federal Fluminense. Da Universidade Federal de Alagoas. Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 365-392, jul. dez. 2011 385 Dossiê. FAVERO Osmar. Lições da história: os avanços de sessenta anos e a relação com as políticas de negação de direitos que alimentam as condições do analfabetismo no Brasil. in: OLIVEIRA, I.B de e PAIVA, J. Educação de jovens e adultos Rio de Janeiro: DP & A , 2004. FAZENDA, I.C.A. Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou ideologia, São Paulo, Brasil: Edições Loyola, 2011. FERREIRA, D. C. Caderno Temático sobre a EJA, coleções FTD para EJA. Paraná. MEC/SECAD, 2008. FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G; et al (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. FRIGOTTO, G; et al (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um reexame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 2010. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. O trabalho como princípio educativo no projeto Educação integral de trabalhadores. Caderno de textos: 1ª Conferência Municipal de Educação de Contagem – MG. P. 64-78. Contagem, MG. 2005. FRIGOTTO, G. Trabalho, Conhecimento, Consciência e a Educação do Trabalhador: Impasses Teóricos e Práticos. In: GOMES, Carlos M. Trabalho e conhecimento: Dilemas na Educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1987. FRIGOTTO, G. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens - adultos populares? Disponível<online: www.reveja.com.br/revista/0/artigos, 2007>. Acessado em 31 de jan.2016. FRIGOTTO, G. et al (Org.). Educação, Crise do Trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. FRIGOTTO, G. Educador crítica Pronatec e diz que projeto favorece rede privada. 01 de jul.2014. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN. FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática de libertação uma introdução ao Pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Freire, 1987. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. GADOTTI, M; ROMÃO, J. E. Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. GADOTTI, M. Pedagogia da Práxis. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. GADOTTI, M. Mova, por um Brasil Alfabetizado / Moacir Gadotti. – São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. GADOTTI, M. Educação de Adultos como Direito Humano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2009. (Instituto Paulo Freire. Série Cadernos de Formação). GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2014. GODOY, Arilda Schimidt. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. In Revista de Administração de Empresas, São Paulo, vol. 35, n. 3, p. 20-29, maio-jun. 1995. GOUVEIA, K. R. Política educacional do PROEJA: implicações na Prática Pedagógica. 303f. (Tese de Doutorado). Recife, UFPE, 2011. GEVAERD, E.A.P.; OLIVEIRA, S.D. PROEJA–O aluno. Florianópolis: IFSC, 2010. GAUTHIER, Clermont. Por uma Teoria da Pedagogia: Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. Coleção fronteiras da educação. ED. UNIJÍ. 2ª edição, 2006. HADDAD. DI. P, M.C. Diretrizes de Política Nacional de Educação de Jovens e Adultos - consolidação de documentos 1985-1994. São Paulo: CEDI/Ação educativa, 1994. HADDAD, S.; DI PIERRO, M. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, nº 14, São Paulo, maio-ago/2000. HADDAD e DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 14. 500 anos de educação escolar. Rio de Janeiro: Anped, mai/jun/jul/ago 2000. HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ. Edital PROPESQ/IFAP n. 04/2013. Processo seletivo simplificado para o ingresso no Curso de Pós Graduação em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ. Edital n. 16/2013 - PROEXT/IFAP. Processo seletivo simplificado para o ingresso no Curso de Formação Continuada de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos- PROEJA. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Alimentos na modalidade PROEJA. Macapá, 2012. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional. Macapá, 2014. KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Educação e Crise do Trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. LOBATO, S.S. Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá. (1944-1956). Belém: Paka-Tatu, 2009. LEITÃO, C. Itinerários e processos de auto formação. In: OLIVEIRA, I.B. de e PAIVA, J. (Orgs). Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP & A, 2004. LÜDKE, M.; ANDRÉ, A. D. E. M. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014. MENDES, T.M.S: Defasagens cognitivas em adultos: um olhar Piagetiano. in: SHEIBEL, M.F. ; LEHENBAUER. S. (Org). Saberes e singularidades na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2010. MOLICA, M.C; LEAL, M. Letramento em EJA. São Paulo. Parábola editorial, 2009. MORO, D. A. Guilherme. Do trabalho para a escola: olhares de trabalhadores- estudantes e professores sobre as relações entre o saber da prática e o saber da escola. 2012.176 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Curitiba, 2012. MORAES, P. D.; MORAES, J. D. O Amapá em perspectiva: geografia do Amapá. Macapá: JM Gráfica, 2009. MORAES, P.D. O passado é o espelho do presente. Macapá: JM Gráfica, 2013. MORAES, P.D.; ROSÁRIO, I.S. Amapá: de Capitania a Território. Macapá: JM GRÁFICA, 2006. MOURA, D. H., HENRIQUE, A. L. S. PROEJA: Entre desafios e possibilidades. HOLOS – ISSN 1807-1600, Natal: 2012.Disponível em www2.ifrn.edu.br› Capa › v. 2 (2012).Acessado em 28 jul. 2016. MOURA. D.H. EJA, Formação Técnica Integrada ao Ensino Médio. In. Boletim 16, Salto para o Futuro, Set 2006. MOURA. D. H. O PROEJA e a rede federal de educação profissional e tecnológica. In: EJA e a formação técnica integrada ao Ensino Médio. Boletim 16. Salto para o Futuro, Ministério da Educação, 2006. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 12, p.59-73, Set./Out./Nov./Dez. 1999. OLIVEIRA, Gilvan. A pesquisa como princípio educativo: construção coletiva de um modelo de trabalho. Florianópolis: IPOL, 2009. Disponível em: <http://www.ipol.org.br/ler.php?cod=233>. Acessado em 08/06/2016. OLIVEIRA, M.K. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p.211-229, 2004. Disponível em:https://uspdigital.usp.br/tycho/produçãoacademica/fe/edf/CV32.html.Acesso em 10 março 2016. OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares. 2001. Disponível em www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo.Acessado em 02 de set 2016. OLIVEIRA, I.B. de; PAIVA, J.(orgs). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. OLIVEIRA,T.P. Estado, Igreja Católica e a educação feminina: O papel estratégico da Escola Doméstica no Território Federal do Amapá (1951-1964), 2015. Disponível em www.snh2015.anpuh.org/.../1428186432. Acessado em 04 de set de 2016. Organização Internacional do Trabalho. Desemprego juvenil no Brasil: em busca de opções à luz de algumas experiências internacionais. 2.ed.- Brasília: OIT, 2001. PAIVA, Jane. Educação de jovens e adultos: questões atuais em cenários em mudanças. In: OLIVEIRA, I.B. de e PAIVA, J. (Orgs). Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP & A, 2004. PAIVA, J. (Org). Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP & A 2004. PAIVA, Jane. Educação de Jovens e Adultos: Direito, Concepções e Sentidos. 480f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense – Faculdade de Educação. Niterói, 2005. PAIVA, P. V. Educação popular e educação de adultos. 4ª ed. São Paulo: edições Loyola, 1972. PINTO, A.V. Sete lições sobre Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Cortez, 2013. PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividades docentes. 8ªed. São Paulo: Cortez, 2012. PIMENTA, S. G., GONÇALVES, C. L Revendo o ensino de 2º Grau: propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2 edição, 1990. PICONEZ, S. C. B. Educação Escolar de jovens e adultos. Campinas, São Paulo: Papirus, 2002. POCHMANN, M. Desemprego no ajuste fiscal. Rede Brasil Atual, Setembro/2015. POCHMANN. M. Extensão e intensificação do trabalho. Ed. 98. Revista Forum. Mai.de 2011. RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado: In: FRIGOTTO, G; et al (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008a. Disponível em: <http://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09>. Acesso em: 20 abr. 2012. RAIMANN, E.G. A Educação de Jovens e Adultos em Goiás: Uma Retrospectiva Histórica, 2010. Disponível em www.congressohistoriajatai.org/anais2007/doc%20(19).pdf. Acessado em 28 maio 2016. REZENDE, M.A. Os Saberes dos professores da educação de Jovens e Adultos: O percurso de uma professora. Dourados, MS: Editora UFGD, 2008. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2014. ROSA, S.M.O. Formação continuada dos professores da EJA: ressignificando a prática. in: SHEIBEL, F. M.; LEHENBAUER. S.(Org). Saberes e singularidades na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2010. SAMPAIO. N. M. Práxis Educacional. Vitória da Conquista v. 5, n. 7 p. 13-27 jul./dez. 2009. SANTOS, F.R. História do Amapá: da autonomia territorial ao fim do Janarismo – 1943 a 1970. Belém. Grafinorte Ind. e Comércio, 2006. SANTOS, A. C. R. Geografia do Amapá: a reprodução do espaço amapaense e seus contrastes. Macapá. Rigon, 2003. SAVIANI, N. Saber Escolar, Currículo e Didática: Problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso J. et al (org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Rio de janeiro: Vozes, 1996. SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. ARTMED. Porto Alegre, 2000. SILVA, E. M. A.; ARAÚJO, C. M. Reflexão em Paulo Freire: Uma contribuição para a formação continuada de professores. V Colóquio Internacional Paulo Freire, Recife, 19 a 22 setembro 2005. Disponível em <http://189.28.128.100/nutricao/docs/Enpacs/.../reflexao_em_paulo_freire_2005.pdf>.Acesso em: 20 ago.2016. SILVA, E.S. Autonomia como princípio educativo. Revista Espaço Acadêmico Mensal Nº 101, Outubro de 2009, ISSN 1519-6186. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/index. Acesso em: 20 ago.2016. SILVA. A. L. da Silva. O Acolhimento como estratégia de Integração, in. Currículo integrado. Florianópolis. IFSC, 2014. SILVA. A.L. da Silva. Currículo Integrado: Debatendo o Conceito. Florianópolis. IFSC, 2014. SILVA, V.C.N. A Implementação do PROEJA na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: Visão dos Gestores. 190f. Dissertação (Mestrado). Universidades de Brasília. DF, 2010. SOARES, L. et ali (orgs.) Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. SOARES, D. Dilemas políticos ao agir pedagógico. Disponível em: www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2014/GT08/GT_08_x26x.PDF, acessado em 28 de junho de 2016. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. TEIXEIRA, l. A Juvenilização no Ensino Médio: Revista Educação de Jovens e Adultos: Esteio RS, ano. 3. n. 3, p. 5-7, dezembro 2012. Disponível em: http://www.integrar.org.br/paginas/ver_publicacoes.asp?cod=26. Acesso em 20 abril 2016. VIANA, E. M. S, ET AL. A Identidade do aluno e do Professor da EJA, 2011. Disponível em www.planetaeducacao.com.br /portal/artigo.asp? artigo=2069.Acessado em 11ago. 2016. VIANA, ET AL. O fazer pedagógico no centro do processo de formação continuada de professores: autonomia e emancipação. In: OLIVEIRA, I.B. de e PAIVA, J. (Orgs). Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP & A, 2004. VIEIRA, C. M. História e Experiência: trajetórias de educadores de jovens e adultos no Brasil. Defesa em: 01/10/2006. Doutorado. Universidade de Minas Gerais. Minas Gerais. VIEIRA, E.F. Evasão Escolar no curso do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. 75 f Dissertação (Mestrado em Educação). Seropédica, UFRRJ, 2009.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectYouth and Adult Educatioeng
dc.subjectPreliminary knowledgeeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectSaberes Préviospor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleValorização dos saberes de estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos - PROEJApor
dc.title.alternativeValuing the knowledge of students in the Youth and Adult Education Program - PROEJAeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Anilda Carmen da Silva Jardim.pdfDocumento principal1.64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.