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dc.creatorRabelo, Manuel Ricardo dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7579329308577552por
dc.contributor.advisor1Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.advisor-co1Mattos, José Roberto Linhares de-
dc.contributor.referee1Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee3Santos, Douglas Monsôres de Melo-
dc.date.accessioned2018-02-07T18:03:12Z-
dc.date.issued2016-10-17-
dc.identifier.citationRABELO, Manuel Ricardo dos Santos. A construção do conhecimento em matemática através de estratégias diferenciadas em um curso técnico em agropecuária, 2016. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica – RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2197-
dc.description.resumoNesta pesquisa desenvolvida no PPGEA/UFRRJ, como dissertação de mestrado, fizemos uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da matemática escolar enfatizando algumas experiências docentes que valorizam a abstração, a memorização, com conteúdos fora da realidade dos alunos, e neste contexto inserimos o ensino profissional do campo, no Brasil Nesta perspectiva, concebemos como problema de pesquisa: quais estratégias podem ser usadas para que o ensino e a aprendizagem da matemática escolar contribuam para a melhoria do conhecimento do profissional do campo? Para contribuir com este problema, identificamos as principais dificuldades encontradas nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática escolar no curso técnico profissional e pesquisamos algumas metodologias em que estes processos possam ocorrer de forma significativa. Trabalhamos com duas turmas do curso técnico em agropecuária, uma de controle e outra experimental, que neste trabalho trataremos como turma de campo, para realizarmos comparações. Aplicamos às duas turmas um pré-teste, para identificar algumas dificuldades em relação aos conteúdos de geometria e aritmética, um questionário diagnóstico e um pós-teste. Destacamos, ainda, ser necessário saber quais conhecimentos os alunos tinham sobre multiplicação e divisão. O questionário diagnóstico nos permitiu verificar, alunos ausentes da escola, uma quantidade considerável trabalhava e alguns consideravam o ensino da matemática escolar ofertado de forma descontextualizado e fragmentado. Realizamos para as duas turmas aula teórica com auxílio de videoaula. Em seguida e somente para a turma de campo propusemos uma atividade de campo, na qual eles mediram as dimensões dos viveiros e canteiros do instituto, acharam a área disponível para plantio assim como o contorno da região e mediram o espaçamento entre as hortaliças plantadas no canteiro. Esta atividade despertou bastante o interesse dos alunos e questionamentos. Após esta atividade, aplicamos um pós-teste seguido de um questionário de resultados. Verificamos que aulas teóricas seguidas de aulas de campo melhoram o conhecimento dos alunos. Ressaltamos que, podemos fazer diferença para melhorar o ensino de matemática escolar, com aulas teóricas dinâmicas e contextualizadas quando acompanhada da aula prática, realizada fora do contexto da sala de aula. Alertamos para a importância de um técnico vivenciar a matemática escolar em atividades profissionais tornando-a significativa.por
dc.description.abstractThis research developed in PPGEA / UFRRJ as dissertation, we made a reflection on the teaching and learning of school mathematics emphasizing some teaching experiences that value abstraction, memorization, with content outside the reality of students, and in this context we enter the vocational education field in Brazil this perspective, think of as research problem: what strategies can be used for the teaching and learning of school mathematics contribute to the improvement of knowledge of the field professional? To contribute to this problem, identify the main difficulties encountered in the teaching and school mathematics learning in the professional technical course and research some methods in which these processes can significantly occur. We work with two groups of technical progress in agriculture, a control and the other experimental, that this work will treat as a field class to accomplish comparisons. We applied to two classes a pre-test to identify some difficulties in relation to the geometry of content and arithmetic, a questionnaire diagnosis and post-test. We also point may need to know what knowledge the students had about multiplication and division. The diagnostic questionnaire allowed us to check, missing school students, a considerable amount worked and some considered the school mathematics teaching offered in decontextualized and fragmented way. We performed for the two lecture classes with the help of video lesson. Then and only for the country group proposed a field of activity in which they measured the dimensions of the ponds and flowerbeds of the institute, they found the area available for planting as well as the outline of the region and measured the spacing between the vegetables planted in the flower bed . This activity aroused enough student interest and questions. After this activity, we applied one after posttest results of a questionnaire. We verified that followed the lectures of field classes improve the students' knowledge. We emphasize that we can make a difference to improve school mathematics teaching, with dynamic lectures and contextualized when accompanied by practical classes held outside the classroom context. We alert for the importance to the technical experience school mathematics in professional activities making it significant.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-02-07T18:03:12Z No. of bitstreams: 1 2016 - Manuel Ricardo dos Santos Rabelo.pdf: 1301532 bytes, checksum: 9e93dab4c197d7e8c11715a4ea105991 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-07T18:03:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Manuel Ricardo dos Santos Rabelo.pdf: 1301532 bytes, checksum: 9e93dab4c197d7e8c11715a4ea105991 (MD5) Previous issue date: 2016-10-17eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANASTASÍOU, Léa das Graças Camargos; ALVES,L P. Estratégias de ensinagem. ln: ANASTASLOU, Lea das Graças Camargos, ALVES, L P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5ed. Joenville-SC. Univille, 2009. Cap.3. ATAIDE, Luiz. Tabatinga: Crônicas Fronteiriças. Bogotá: Gente Buena, 2015. BORDENAVE, Juan Díaz. PEREIRA. Adair Martins. Estratégias de ensino aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 10 jan. 2016. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei n°11.892 de 28 de dezembro de 2008, sobre a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. MEC, 2008 BRASIL, Ministério de Educação e Cultura, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmath learningeng
dc.subjectteaching strategieseng
dc.subjecttechnical course in agricultureeng
dc.subjectdailyeng
dc.subjectpractical activitieseng
dc.subjectaprendizagem de matemáticapor
dc.subjectestratégias de ensinopor
dc.subjectcurso técnico em agropecuáriapor
dc.subjectcotidianopor
dc.subjectatividades práticaspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA construção do conhecimento em matemática através de estratégias diferenciadas em um curso técnico em agropecuáriapor
dc.typeDissertaçãopor
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