???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeixeira, Tarciso Manfrenatti de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0246213579886771por
dc.contributor.advisor1Pereira, José Valter-
dc.contributor.referee1Pereira, José Valter-
dc.contributor.referee2Silva Junior, Jonas Alves da-
dc.contributor.referee3Caetano, Márcio Rodrigo Vale-
dc.contributor.referee4Ribetto, Anelice Astrid-
dc.date.accessioned2018-02-07T16:47:37Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza. “Você é um homem ou um rato”: narrativas de como ser homem na educação. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu - RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2193-
dc.description.resumoEu cresci escrevendo diários íntimos. No entanto, quando cheguei ao mestrado, fui convidado a re-ler os meus escritos. À medida que ia re-lendo percebi que não escrevia sobre a questão racial. Essa ausência, tornou-se um dado altamente relevante que fez com que eu percebesse e me questionasse sobre os poderosos “instrumentos de escolarização” que me ensinaram a ser homem, ou melhor, a ser macho, branco, heterossexual e cristão, fundamentalmente. Então, hoje, visualizo que no interior de diferentes espaços educativos (na escola, na família, nos espaços religiosos, nos espaços de lazer, na mídia, na rua, no trabalho, etc) circula uma “pedagogia” que acaba por (re)produzir desigualdades de raça, gênero e sexualidade. Nesta perspectiva, os marcadores sociais de raça, gênero e sexualidade serão apresentados em uma visão, interseccional, polimórfica e polifônica. Baseando-me na “pedagogia narrativa”; conjugo o verbo escrever/pesquisar atrelado ao verbo existir. E, assim, vou narrando aquilo que me acontece, escrevo o que me toca enquanto um povo menor, bastardo, sempre inacabado.por
dc.description.abstractI grew up writing private diaries. However, when I got my masters degree, I was invited to re-read my writings. As I re-read it I realized that I did not write about the racial issue. This absence became a highly relevant fact that made me realize and question myself about the powerful of schooling that taught me to be a man, or rather to be male, white, heterosexual and christian, fundamentally. So today, I visualize that a "pedagogy" circulates within different educational spaces (at school, in the family, in religious spaces, in leisure spaces, in the media, in the street, at work, etc.) that ends up (re)producing inequalities of race, gender and sexuality. In this perspective, social markers of race, gender and sexuality will be presented in a vision, intersectional, polymorphic and polyphonic. According to Narrative Studies; I conjugate the verb to write/search attached to the verb to exist. And so, I'm narrating what happens to me, I write what touches me as a minor people, bastard, always unfinished.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-02-07T16:47:37Z No. of bitstreams: 1 2017 - Tarciso Manfrenatti de Souza Teixeira.pdf: 3974204 bytes, checksum: 8e67a847e6f7ea213dcf86c16762a2df (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-07T16:47:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Tarciso Manfrenatti de Souza Teixeira.pdf: 3974204 bytes, checksum: 8e67a847e6f7ea213dcf86c16762a2df (MD5) Previous issue date: 2017-02-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7353/2017%20-%20Tarciso%20Manfrenatti%20de%20Souza%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20686/2017%20-%20Tarciso%20Manfrenatti%20de%20Souza%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27055/2017%20-%20Tarciso%20Manfrenatti%20de%20Souza%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33468/2017%20-%20Tarciso%20Manfrenatti%20de%20Souza%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39810/2017%20-%20Tarciso%20Manfrenatti%20de%20Souza%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46220/2017%20-%20Tarciso%20Manfrenatti%20de%20Souza%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52586/2017%20-%20Tarciso%20Manfrenatti%20de%20Souza%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59098/2017%20-%20Tarciso%20Manfrenatti%20de%20Souza%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Máquina de fazer machos: gênero e práticas culturais, desafio para o encontro das diferenças. 11 p. Disponível em:< http://www.cchla.ufrn.br/ppgh/docentes/durval/artigos/maquina_de_fazer_machos.pdf> Acesso em: 12/05/2015. ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea; tradução: Paloma Vidal. Rio de Janeiro, EdUERJ, 2010. ARENDT, Hannah. A condição humana. tradução: Roberto Raposo Lafer. 10ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. BLANCHOT, Maurice. O livro do porvir. tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005. BORRILLO, Daniel. A homofobia. In: LIONÇO, T.; DINIZ, D. (Org.). Homofobia e educação: um desafio ao silêncio. Brasília: Letras Livres: Ed. UNB, 2009. BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, Guacira (Org.). O corpo educado – pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. _______________. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. ______________. Undoing gender. New York: Routledge, 2004. BRITZMAN, Deborah. O que é esta coisa chamada amor? Identidade homossexual, educação e currículo. Educação & Realidade, v. 21, n. 1. Porto Alegre, jan./ju1, 1996. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura; tradução: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. BEZERRA, J.S. Pardos na cor e impuros no sangue: etnia, sociabilidades e lutas por inclusão social no espaço urbano pernambucano do XVIII. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura Regional). Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Pernambuco: Departamento de Letras e Ciências Humanas, Recife, 2010. CAETANO, Marcio. Os gestos do silêncio para esconder as diferenças. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, 2005. ___________________; SILVA JÚNIOR, Paulo Melgaço da ; GOULART, Treyce Ellen Silva . Masculinidades hegemônicas e dissidências: tensões curriculares em cotidianos de escolas da periferia. Reflexão e Ação (online), v. 24, p. 214-232, 2016. CONNEL, R. W. Políticas da masculinidade. Educação & Realidade, v.20, nº2, UFRS, Porto Alegre, 1995. ______________. The Men and the Boys. Berkeley: The University of California Press, 2000. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 1998 DELEUZE, Gilles. A literatura e a vida. In: Crítica e clínica. São Paulo: 34, 1997 _______________; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor; tradução: Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. FANON, F. Pele Negra, máscaras Brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. FARIA, Sheila de Castro. Sinhás pretas, damas mercadoras: as pretas minas nas cidades do Rio de Janeiro e de São João Del Rey (1700 – 1850). Tese apresentada ao Departamento de História da Universidade Federal Fluminense para concurso de professor titular em História do Brasil. Niterói, 2004. FERRAÇO, C. E. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, R. L. (org.) Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. FILÉ, Valter. Batuques, fragmentações e fluxos. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. __________. O que espanta miséria é festa - Puxando conversa - Narrativas e memórias nas redes educativas do samba. 2006. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Rio de Janeiro: ProPed, 2006. __________ Tentativas e tentações: batidas no território da linguagem: IN: OLIVEIRA, Inês de. Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis: DP et Alii - Faperj, 2010; FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. pp. 129-160. GABNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006. GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. In: CORAZZA, Sandra. TADEU, Tomaz. Educação e realidade. Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, 2002 GOMES, Nilma L. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012 GUIMARÃES, A.S.A. Racismo e Antirracismo No Brasil. Novos Estudos CEBRAP, n.43, p. 26-44, 1995. __________________. Raça, Cor e Outros Conceitos Analíticos. In: Osmundo Pinho; Livio Sansone. (Org.). Raça: novas perspectivas antropológicas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2008, v. 1, p. 63-82 JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In:______ (Org.) Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília (DF): Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009 p. 13-52. _________________________. A homofobia não é um problema. Aqui não há gays nem lésbicas! Estratégias discursivas e estados de negação da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero nas escolas. Revista de Psicologia da UNESP, v. 9, p. 123-139, 2010. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n19/n19a03.pdf> Acesso em 29/03/2015. __________________. Experiência e Alteridade em Educação. In: Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, jul./dez. 2011. _________________. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86. _________________. Literatura, Experiência e Formação. In: COSTA, M.V. (org). Caminhos Investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DPA, 2002. p. 133 -160 _________________. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004. _________________. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2015. LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. ________________. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira (Org.). O corpo educado – pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. ________________. Teoria Queer: Uma Política Pós-Identitária para a Educação. In: Revista Estudos Feministas. V.9 n.2 Florianópolis, 2001. MACHADO, L.; ALMEIDA, L. Notas sobre escrever [n]uma vida. In: RIBETTO,A.; CALLAI, C. (Orgs) Uma escrita Académica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2016. MACHADO, L. D. O desafio ético da escrita. Psicologia & Sociedade, v.¬ 16, n. 1, p. 146-150, 2004. MATTOS, H. M. Das Cores do Silêncio: os significados da liberdade no Sudeste escravista (Brasil XIX). 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. OLIVEIRA, I.B.; ALVES, N. (Org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. História da África e dos africanos na escola: as perspectivas para a formação dos professores de História quando a diferença se torna obrigatoriedade curricular. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 2010. PINHO, O. S. A. A Guerra dos Mundos Homossexuais - resistência e contra-hegemonias de raça e gênero. In: Luis Felipe Rios; Vagner de Almeida; Richard Parker; Cristina Pimenta; Veriano Terto Jr. (Org.). Homossexualidade: produção cultural, cidadania e saúde. Rio de Janeiro: Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, 2004, v. 1, p. 01-196. ______________; SANSONE, Lívio. (Org.). Raça: novas perspectivas antropológicas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2008. RIBETTO, Anelice. Pensar a formação de professores desde a experiência e desde o menor da formação. Reflexão e Ação (Online), v. 9, p. 109-119, 2011. ________________; FILÉ, Valter. Visão e Conhecimento: uma experiência sobre produção imagética e alteridade. In: Aristóteles Berino; Conceição Soares. (Org.). Educação e Imagens II: Currículos e Dispositivos de produção e circulação de imagens. 1ed.Petrópolis: DP AT Alii, 2013, v. I, p. 262-289. ________________; FILÉ, Valter. Experiência e Narrativa em educação. Odiseo, v. 12, p. 1-12, 2015. ________________; CALLAI, Cristiana (Orgs). Uma escrita Académica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2016. SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da. Quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça interrogam as práticas curriculares: um olhar sobre o processo de co/construção das identidades no cotidiano escolar. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro: IFCHS, 2014. SOUSA, Neusa Santos. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Graal, 1983. VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 3 ed; 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. VIANNA, Larissa. O idioma da mestiçagem: as irmandades de pardos na América portuguesa. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnarrativeseng
dc.subjectwriting/experienceeng
dc.subjectrace/gender/sexualityeng
dc.subjectracism/homophobiaeng
dc.subjectsubjectivity productioneng
dc.subjectnarrativaspor
dc.subjectescrita/experiênciapor
dc.subjectraça/gênero/sexualidadepor
dc.subjectracismo/homofobiapor
dc.subjectprodução de subjetividadepor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.title“Você é um homem ou um rato”: narrativas de como ser homem na educaçãopor
dc.title.alternative“ARE YOU A MAN OR A RAT”: narratives of how to be a man in educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Tarciso Manfrenatti de Souza Teixeira.pdfDocumento principal3.88 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.