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dc.creatorCosta, Maércio de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3429410599928210por
dc.contributor.advisor1Abboud, Antonio Carlos de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3429410599928210por
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.referee2Stefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.date.accessioned2017-10-23T11:23:28Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Maércio de Oliveira. Educação profissional e agricultura familiar em assentamentos rurais, Tabatinga-AM. 2016. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2116-
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de pesquisa de campo realizada em sete comunidades rurais do Projeto de Assentamento Urumutum e no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Rio Tacana na região de Tabatinga-AM entre os anos de 2014 a 2016. Participaram do trabalho como sujeitos, os alunos que frequentaram a Educação Profissional através do curso “Agricultor Familiar”, do PRONATEC oferecido pelo Ministério da Educação em parceria com o IFAM, IDAM e prefeitura municipal. A finalidade desta pesquisa foi compreender o impacto que o curso “Agricultor Familiar” do PRONATEC, teve para o desenvolvimento da agricultura familiar na área do PA Urumutum e do PDS Rio Tacana, fazendo uma análise sobre a influência dos novos conhecimentos adquiridos no curso do PRONATEC FIC e o seu impacto nas famílias agricultoras. O objetivo foi o de se conhecer o cotidiano e as formas de sociabilidade nesses assentamentos rurais formados por famílias migrantes, com suas formas de cultivos e produção e uso da terra pelos agricultores. Foram realizadas visitas aos diferentes locais mais de uma vez onde, além da observação, foram feitas entrevistas, aplicados questionário, a partir dos quais se procedeu à análise do impacto do PRONATEC no cotidiano dos agricultores Observou-se que o curso agricultor familiar trouxe inúmeras vantagens para os assentados, pois além da qualidade e aumento da produção e da renda, estes tiveram conhecimento, também, sobre as diversas políticas públicas que envolvem este setor as quais antes do curso era desconhecida por elespor
dc.description.abstractThis Dissertation is the result of field research conducted in seven rural communities belonging to rural settlements Urumutum Project and Rio Tacana Sustainable Development Project in Tabatinga-AM region, between 2014-2016. The study used as subjects, students who attended the course "Family Farmer", offered by the profesional education ‘PRONATEC’ program sponsored by the Ministry of Education in partnership with the IFAM, IDAM and the city hall. The main purpose was to understand the impact that the PRONATEC course "Family Farmer" taken by the farmers, had on the development of family farming in the area of PA Urumutum and PDS Rio Tacana. This was achieved by making an analysis of the influence of the recently acquired knowledge and its impact on families. In general, the daily life and forms of sociability in these rural settlements formed by migrant families, was analyzed, with their ways of cultivation and production and use of land by farmers. Several visits were performed to the different sites where, besides observation, interviews and surveys were conducted, from which an analysis of the impact of the PRONATEC course on daily life of the farmers was followed. The ‘family farmer’ course brought several advantages for the settlers; besides the increase in quality and quantity of production and income, family members became more aware of the various public policies involving the sector, which was unknown to them before taking the courseeng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-10-23T11:23:28Z No. of bitstreams: 1 2016 - Maércio de Oliveira Costa.pdf: 1368908 bytes, checksum: 7215dca5a618b5404f48b08f0bab7f22 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-23T11:23:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Maércio de Oliveira Costa.pdf: 1368908 bytes, checksum: 7215dca5a618b5404f48b08f0bab7f22 (MD5) Previous issue date: 2016-06-27eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. 2. ed.Rio de Janeiro: PTA- FASE, 1989. 240 p. BRASIL. Lei 11.326, de 24 de julho de 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326.htm>. Acesso em 20 de maio de 2016. BRASIL. Lei 12.513, de 26 de outubro de 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12513.htm>. Acesso em 20 de maio de 2016. BRITO, José Aderson Gonçalves de. Agricultura familiar e sustentável: um estudo de caso da Associação Vanguarda, do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) / José Aderson Gonçalves de Brito; orientador: Múcio Luiz Banja Fernandes. – Recife, 2011. CAPORAL , Francisco Roberto; Costabeber, José Antônio. Agroecologia e Extensão Rural: contribuições para a promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, 2014 CAPORAL, F. R.; AZEVEDO, E. O. (Org.) . Princípios e perspectivas da Agroecologia. 1. ed. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectFamily Farmingeng
dc.subjectRural Settlementseng
dc.subjectEducação profissional..por
dc.subjectAgricultor Familiarpor
dc.subjectAssentamentopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEducação profissional e agricultura familiar em assentamentos rurais, Tabatinga-AMpor
dc.title.alternativeEducation and family farming in rural settlements, Tabatinga-AMeng
dc.typeDissertaçãopor
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