???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Cássius-
dc.contributor.advisor1Santos, Douglas Monsôres de Melo-
dc.contributor.referee1Santos, Douglas Monsôres de Melo-
dc.contributor.referee2Barbosa, Aline Mauricio-
dc.contributor.referee3Paula, Michel Cambrainha de-
dc.date.accessioned2017-10-20T18:03:47Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.citationMARQUES, Cássius. Utilização de aplicativos touchscreen no ensino de Matemática: possibilidades, problemas e possíveis soluções. 2016. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2113-
dc.description.resumoO ensino da Matemática muda lentamente, enquanto o perfil dos alunos muda a cada geração. Os laboratórios de informática montados nas escolas públicas, investimento de alto custo, muitas vezes ficam abandonados e se tornam obsoletos. Atualmente, com a evolução da informática e o surgimento de celulares e tablets com tecnologia touchscreen, novos aplicativos educativos têm sido desenvolvidos para essas ferramentas. Muito se tem discutido acerca da real aplicabilidade desses equipamentos, se podem realmente auxiliar na aprendizagem ou se apenas distraem o aluno, mas o certo é que eles estão presentes a todo momento e que vale a pena se valer disso para buscar melhorar o aprendizado. O Sketchometry é um aplicativo de geometria dinâmica, com comandos simples, que pode ajudar o estudante no estudo da geometria e de funções Matemáticas. A movimentação das construções, antes feita com gestos e imaginação por tantos professores, hoje pode ser realizada com o toque dos dedos nas telas de celulares e tablets, facilitando a visualização. Os professores, no entanto, ainda têm dificuldades em implementar esse tipo de ferramenta em suas aulas. Este estudo buscou avaliar a opinião de estudantes do ensino fundamental, graduandos, mestrandos e mestres acerca da utilização de celulares/tablets em sala de aula. Atividades com o Sketchometry foram realizadas e, em seguida, um questionário de avaliação para a pesquisa foi aplicado. Nos resultados obtidos, observou-se que entre os motivos citados para a não utilização dessas ferramentas, estão o número de alunos por sala, a falta de estrutura nas escolas, o despreparo do próprio professor, entre outros. Com relação aos licenciandos, mestrandos e egressos do PROFMAT da UFRRJ, a maioria dos professores e futuros professores acredita na utilização desse tipo de ferramenta, e que existe interesse dos alunos para que sejam utilizadas, que os obstáculos existem mas não são intransponíveis.por
dc.description.abstractThe teaching of mathematics changes slowly while the students' profile changes every generation. The I.T. labs set up in public schools, which are high cost investments, often get forgotten and become obsolete. Nowadays, with technology evolution and the appearance of smartphones and tablets, new educational apps are being developed for these tools. Many discussions have been held regarding the real applicability of such tools, if they can really help or simply distract the student, but it is a known fact that they are present all the time and that it is worthy to use them in order to improve the learning experience. Sketchometry is a dynamic geometry app with basic commands that could help students with geometry and mathematical functions. The moving of constructions, usually made by gestures and with the imagination of teachers, can now be done with the touch of fingers on the screens of mobile phones and tablets, making visualization easier. Teachers, however, still have difficulties implementing such tools in their classes. This essay attempted to evaluate the opinion of students of primary school, undergraduates, masters degree students and masters on the usage of smartphones/tablets in class. Activities with Sketchometry were shown, followed by an evaluation questionnaire for the research. The results obtained indicate that some of the reasons provided not to use the tools, are the number of students per classroom, the lack of structure in schools and the lack of skill of teachers. When it comes to licentiates, master's degree students and graduates from UFRRJ's PROFMAT, the majority of teachers and soon to be teachers believe in the usage of the tools, that the students are interested in using them and that there are indeed obstacles but they are not insuperable.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-10-20T18:03:47Z No. of bitstreams: 1 2016 - Cássius Marques.pdf: 3648508 bytes, checksum: 749f035bd888f4b4e273b950b79d79f0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-20T18:03:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Cássius Marques.pdf: 3648508 bytes, checksum: 749f035bd888f4b4e273b950b79d79f0 (MD5) Previous issue date: 2016-08-31eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5849/2016%20-%20C%c3%a1ssius%20Marques.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6514/2016%20-%20C%c3%a1ssius%20Marques.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15208/2016%20-%20C%c3%a1ssius%20Marques.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21498/2016%20-%20C%c3%a1ssius%20Marques.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27860/2016%20-%20C%c3%a1ssius%20Marques.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34228/2016%20-%20C%c3%a1ssius%20Marques.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40604/2016%20-%20C%c3%a1ssius%20Marques.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46974/2016%20-%20C%c3%a1ssius%20Marques.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53388/2016%20-%20C%c3%a1ssius%20Marques.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALEMANHA. Universität Bayreuth. Disponível em <https://sketchometry.org/en/documentation/gestures.html>. Acesso em 16 de novembro de 2016. ASSIS, C. de F. C. de. Softwares educativos nas aulas de geometria: utilização do geogebra no ensino fundamental II. III Encontro regional em educação Matemática: Diálogos de Educação Matemática e Outros Saberes. Paraíba: 2011. Disponível em: <http://www.sbemrn.com.br/site/III%20erem/minicurso/doc/MC_Assis.pdf>. Acesso em 11 de abril de 2015. BAIRRAL, M.; ASSIS, A.; SILVA, B. C. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação Matemática. I. ed. – Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ, 2015. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2015. BRASIL. Fundação CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em 25 de outubro de 2016. Brasília: Ministério da Educação, 2016. BRASIL. PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Disponível em <http://www.profmat-sbm.org.br/organizacao/apresentacao>. Acesso em 25 de outubro de 2016. Brasília: SBM – Sociedade Basileira de Matemática, 2016. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 1998. BORTOLOSSI, H. J. O uso integrado de recursos tecnológicos no ensino das disciplinas de cálculo a uma variável, pré-cálculo e Matemática básica. GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educação Matemática. Rio Claro – SP: 2013. 7 p. BRANDT, S. T. J.; MONTORFANO, C. O software GeoGebra como alternativa no ensino da geometria em um mini curso para professores. Programa de Desenvolvimento Educacional-PDE turma, 2007. CAVALCANTE, N. I. dos S. O ensino da Matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. Disponível em: http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/view/84/119. Acesso em 19 de abril de 2016. COSTA, F. C. de A. da; TENÓRIO, A. M. Uso dos softwares geogebra e wxmaxima: como recurso metodológico no ensino da Matemática. VIII EPAEM – Encontro Paraense de Educação Matemática. Belém – PA: 2011. p.1-7. KUSIAK, R. S.; PRESTES, R. F.; SCHMIDT, D.; FRANZIN, R. F. A utilização do software geogebra no ensino da geometria plana: uma experiência PIBID. Anais do 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital – SENID. Passo Fundo, RS: 2012. LOPES, M. M. Contribuições do software geogebra no ensino e aprendizagem de trigonometria. Disponıvel em: www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiiiciaem/xiiiciaem/.../801. Acesso em 11 de abril de 2015, v. 12, 2011. MONTEIRO, M. I. N. L. Avaliação de software educativos: aspectos relevantes. Revista E-Curriculum. São Paulo, v. 2, n. 2, 2007. MOREIRA, J. C. S. Experimentos com geometria dinâmica: o uso do geogebra nas séries finais do ensino fundamental. 2013. 70f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT). Universidade Federal Fluminense – Niterói – Rio de Janeiro – Brasil. NASCIMENTO, E. G. A. do. Avaliação do uso do software GeoGebra no ensino de geometria: reflexão da prática na escola. Actas de la Conferencia Latinoamericana de GeoGebra. Urugay: 2012. p. 125-132 OLIVEIRA, J. B.; SANTANA, A. M.; REALI, G. A.; OLIVEIRA, M. C. D. de; SILVA, D. L.; QUEIROZ, F. N. de. O uso de tablets e o geogebra como ferramentas auxiliadoras no ensino da Matemática. Actas de la Conferencia Latinoamerica na Geogebra, v. 1, p. 405-413, 2012. PETLA, R. J.; ROLKOUSKI, E.. Geogebra – Possibilidades para o ensino de Matemática. Disponıvel em: http://www.scribd.com/doc/26819748/Geogebra-possibilidadepara-o ensino-da-Matemática. Acesso em 11 de abril de 2015, v. 13, 2008. PONTE, J. P. da. Tecnologias da informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Íbero Americana de Educação, Madrid, n.24, set./dez. 2000. Disponível em <http://rieoei.org/rie24f.htm>. Acesso em 08 mar. 2016. RHENIUS, A.; MEIER, M.; BASSO, M. V. De A. O Sketchometry e a utilização de tecnologias touchscreen na geometria dinâmica. Nuevas Ideas en Informatica Educativa TISE. Chile: v. 11, 2015, p. 754-758. ROCHA, E. M.; SANTIAGO, L. M.; LOPES, J. O.; ANDRADE, V. S. de; MOREIRA, M. M.; SOUSA, T. G. de; BARROSO, A. M.; NETO, H. B. Uso do GeoGebra nas aulas de Matemática: Reflexão centrada na prática. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 19, 2008, p. 776-784.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMathematics Teachingeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectTouchscreenpor
dc.subjectSketchometrypor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleUtilização de aplicativos touchscreen no ensino de Matemática: possibilidades, problemas e possíveis soluçõespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Cássius Marques.pdfDocumento principal3.53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.