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dc.creatorXimenes, Simone Sousa Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4617955128195508por
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Camila Gonçalves de Oliveira-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Camila Gonçalves de Oliveira-
dc.contributor.referee2Guimarães, Mauro-
dc.contributor.referee3Neyman, Zysman-
dc.contributor.referee4Sanchez, Celso-
dc.date.accessioned2017-10-17T17:01:18Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.citationXIMENES, Simone Sousa Freitas. Interpretação ambiental em unidades de conservação e a perspectiva crítica da educação ambiental: possibilidades para o planejamento e monitoramento. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2096-
dc.description.resumoNa sociedade moderna capitalista, o paradigma de separação entre ser humano e natureza legitimou relações de dominação e exploração dos bens naturais, assim como dos seres humanos, entendidos como constituintes da natureza. Com isso, é necessária uma reflexão e reorientação sobre essas práticas em um contexto marcado pela crise ambiental, envolvendo a articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. Dentre as estratégias atuais para enfrentar a problemática ambiental, a criação de unidades de conservação (UC) tem funcionado como um instrumento relevante para proteção de bens naturais e funções ecossistêmicas, como também representam áreas importantes para a manutenção da diversidade sociocultural. A partir desse olhar, o presente estudo aborda a interpretação ambiental, entendida como um instrumento no âmbito das práticas de educação ambiental, desenvolvidas junto às unidades de conservação, buscando a interlocução com a perspectiva crítica. Assim, a interpretação ambiental pode ser trabalhada de maneira ampla, considerando todo o processo de comunicação e aproximação entre a unidade de conservação e a sociedade. Considerando a complexidade de temáticas abordadas nas práticas educativas, a avaliação do impacto de suas atividades tem se configurado como um desafio, seja pela inadequação dos instrumentos avaliativos tradicionais ou pela ausência de instrumentos específicos. Considerando o contexto apresentado, esta pesquisa busca subsidiar a elaboração e o monitoramento de projetos de interpretação ambiental em unidades de conservação a partir da perspectiva crítica da educação ambiental. Para isso, foi realizado um levantamento e análise de referencial bibliográfico sobre a temática de interpretação ambiental em áreas protegidas, e análise de dados secundários sobre pesquisas que buscam compreender o impacto dos projetos de interpretação ambiental. Além disso, considerando a importância da análise propositiva para gestão foram estabelecidas interlocuções com gestores de UC para identificar, de forma coletiva, a opinião e as recomendações para a elaboração e monitoramento de projetos de interpretação ambiental em unidade de conservação. Um dos produtos dessa pesquisa consiste em um quadro com a análise de dados secundários, organizado em relação aos objetivos das pesquisas, público envolvido, localização, ferramentas de avaliação e conclusões. Além desse quadro analítico, foi elaborado um documento com sugestões e orientações para o planejamento e monitoramento de projetos de interpretação ambiental em unidades de conservação. Este resultado busca evidenciar a interpretação ambiental como um instrumento relevante no âmbito das práticas de educação ambiental em unidade de conservação, reforçando o seu componente educativo ao favorecer a problematização sobre a função dessas áreas e o papel da sociedade na intervenção em determinada realidade.por
dc.description.abstractIn capitalist modern society, the paradigm of separation between Humans and nature legitimized relations of domination and exploitation of natural goods, as well as human beings, understood as constituents of nature. Thus, a reflection and reorientation is needed about these practices in a context marked by the crisis, involving coordination with the production of meanings about environmental education. Among the current strategies to address environmental issues, the creation of conservation units (CU) has acted as an important tool for the protection of natural goods and ecosystem functions, but also represents important areas for the maintenance of socio-cultural diversity. From that look, this study approach the environmental interpretation, understood as an instrument within the environmental education practices developed within the conservation units, seeking interlocution with the critical perspective. Thus, environmental interpretation can be worked broadly, considering whole the process of communication and rapprochement between the protected area and society. Considering the complexity of themes approached in the educational practices, evaluation the impact of its activities has been set up as a challenge, is the inadequacy of traditional evaluation tools or absence of specific instruments. Considering the context presented, this research seeks to support the development and monitoring of environmental interpretation projects in conservation units from the perspective of the critical environmental education. For this, was conducted an analysis of bibliographic references about the environmental interpretation themes in protected areas, and analysis of secondary data research seeking to understand the impact of environmental interpretation projects. Furthermore, considering the importance of purposeful analysis to management were established interlocutions with CU managers to raise collectively, the views and recommendations for the elaboration and monitoring of environmental interpretation projects in conservation units. One of the products of this research consists of a table with the analysis of secondary data, organized in relation to the objectives of the research, audience involved, location, evaluation tools and conclusions. In addition to this analytical table, was elaborated a document with suggestions and guidelines for planning and monitoring of environmental interpretation projects in conservation units. This result seeks to demonstrate the environmental interpretation as a relevant instrument in the context of environmental education practices in conservation unit, strengthening its educational component, favoring the questioning about the function of these areas and the role of society in intervention in certain reality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-10-17T17:01:18Z No. of bitstreams: 1 2015 - Simone Sousa Freitas Ximenes.pdf: 1055594 bytes, checksum: d8928e33a3da9ae4c522b0c8f94cfe1b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-17T17:01:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Simone Sousa Freitas Ximenes.pdf: 1055594 bytes, checksum: d8928e33a3da9ae4c522b0c8f94cfe1b (MD5) Previous issue date: 2015-08-28eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Florestaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentávelpor
dc.relation.referencesANDRADE, A. L. C. de; LOUREIRO, C. F. B. Monitoramento e avaliação de projetos de Educação Ambiental: uma contribuição para o desenvolvimento de estratégias. In: SANTOS, J. E. dos e SATO, M. A contribuição da Educação Ambiental à Esperança de Pandora. São Carlos: RiMa, 2001. LOUREIRO, C. F. B. Meios para a avaliação de projetos, programas e políticas públicas em educação ambiental In: Ferraro Junior, L. A. (Org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores – Volume 3 Brasília: MMA/DEA, 2014. LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da Educação ambiental. São Paulo: Cortez Editora. 2006. LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e gestão participativa na explicitação e resolução de conflitos. Gest. Ação, Salvador, v.7, n.1, jan./abr. p.37-50. .2004, MATTOS, L. M. A. A avaliação de ações de educação Ambiental: um estudo exploratório no âmbito da gestão pública sob uma perspectiva crítica. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2009. TOMAZELLO, M. G. C.; FERREIRA, T. R. das C. Educação Ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos? Ciência & Educação, v.7, n.2, p.199-207, 2001 VASCONCELLOS, J M. de O. Educação e Interpretação Ambiental em Unidades de Conservação. Cadernos de Conservação, ano 03, nº4. 2006. WITT, J. R. Educação Ambiental em Unidades De Conservação: A experiência da Ação Cultural De Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no Litoral Norte Gaúcho. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental). Universidade Federal de Rio Grande. Rio Grande. 2013.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvironmental Interpretationeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectCritical Perspectiveeng
dc.subjectConservation Unitseng
dc.subjectInterpretação Ambientalpor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectPerspectiva Críticapor
dc.subjectUnidades de Conservaçãopor
dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestalpor
dc.titleInterpretação ambiental em unidades de conservação e a perspectiva crítica da educação ambiental: possibilidades para o planejamento e monitoramentopor
dc.title.alternativeEnvironmental interpretation in conservation units and the critical perspective of environmental education: possibilities for planning and monitoringeng
dc.typeDissertaçãopor
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