???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Ilka Monique da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0005663351692574por
dc.contributor.advisor1Motta, Flavia Miller Naethe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.referee2Nascimento, Anelise Monteiro do-
dc.contributor.referee3Passos, Mailsa Carla Pinto-
dc.date.accessioned2017-09-06T12:58:15Z-
dc.date.issued2017-01-19-
dc.identifier.citationLIMA, Ilka Monique da Costa. Quando a questão racial se torna conversa com uma turma de educação infantil. 2017. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJpor
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2020-
dc.description.resumoÉ com muito gosto que a presente pesquisa tem como objetivo convidar o leitor a pensar como estão sendo dadas as interações entre crianças da Educação Infantil numa escola da baixada fluminense, tendo como plano de fundo o desenvolvimento de práticas antirracistas orientadas pela Lei Federal nº 10639/03. Trabalhando assumidamente o diálogo com uma perspectiva sociocultural, este estudo parte ainda da metodologia do “encontro” com nossos sujeitos, discorrendo sobre o que aconteceu quando a questão racial se tornou conversa na sala de aula trazendo consigo a questão de qual é o impacto do que é ser criança e ser negra, na relação: Eu e o Outro. Dialogando com intelectuais pós-coloniais importantes, principalmente, Bhabha (1998) e Fanon (2008) é abordada a questão da diferença. A especificidade do se fazer pesquisa com crianças orienta-se pelos estudos de Kramer (2007), Motta e Frangella (2013) e Spivak (2010). Diante a necessidade de transitar entre o cronotopo da sala de aula, admite-se a especial inspiração em pesquisas bakhtinianas no que se refere ao conceito de exotopia e relevância da tríplice articulação entre ética, estética e vida. A certeza da incompletude deste trabalho traz o desejo por seu aprofundamento e extensão em muitos outros textos acadêmicos que esperançosamente possam contribuir, de alguma maneira, a um país mais tolerante a toda pluralidade que o compõepor
dc.description.abstractEs con gran placer que esta investigación pretende invitar al lector a pensar que se les está dando las interacciones entre los niños de jardín de infantes en una escuela en la Baixada Fluminense, con el trasfondo del desarrollo de las prácticas antirracistas guiada por la Ley Federal Nº 10.639 / 03. Trabajando abiertamente diálogo con una perspectiva sociocultural, este estudio también forma parte de la metodología de "encuentro" con nuestros sujetos, hablando de lo que ocurrió cuando el problema de la raza se ha convertido en una conversación en el aula con lo que la pregunta de cuál es el impacto de ese que es ser un niño y ser negro, en la relación: Yo y el Otro. Dialogar con importantes intelectual es poscoloniales, principalmente Bhabha (1998) y Fanon (2008) se aborda la cuestión de la diferencia. La especificidad de hacer investigación con niños se guía por los estudios Kramer (2007), Motta y Frangella (2013) y Spivak (2010). Ante la necesidad de moverse entre el cronotopo del aula, se asume la inspiración especial enlainvestigación Bakhtiniano en relación con el concepto de exotopy y la pertinencia de la triple articulación de ética, estética y la vida. La certeza de lo incompleto de este trabajo trae el deseo de un mayor desarrollo y extensión en muchos otros textos académicos que se espera que puedan contribuir de alguna manera a un país más tolerante toda pluralidad que lo componenspa
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-09-06T12:58:15Z No. of bitstreams: 1 2017 - Ilka Monique da Costa Lima.pdf: 2991752 bytes, checksum: 18359cc6b506f9763da55128bc4cfb00 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-06T12:58:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Ilka Monique da Costa Lima.pdf: 2991752 bytes, checksum: 18359cc6b506f9763da55128bc4cfb00 (MD5) Previous issue date: 2017-01-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5858/2017%20-%20Ilka%20Monique%20da%20Costa%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20600/2017%20-%20Ilka%20Monique%20da%20Costa%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26953/2017%20-%20Ilka%20Monique%20da%20Costa%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33372/2017%20-%20Ilka%20Monique%20da%20Costa%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39752/2017%20-%20Ilka%20Monique%20da%20Costa%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46170/2017%20-%20Ilka%20Monique%20da%20Costa%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52492/2017%20-%20Ilka%20Monique%20da%20Costa%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58982/2017%20-%20Ilka%20Monique%20da%20Costa%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesAMORIM, Marília. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave/Beth Brait. (org.). São Paulo: Contexto, 2006, p. 95-114. AMORIN, Marilia. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004 AMORIM, M. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemológica. In: FREITAS, Maria T.; JOBIM e SOUZA, S.; KRAMER, S. (orgs.) Ciências Humanas e Pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo, Cortez, 2003. ANTÔNIO, S. e TAVARES, K.; FRIEDMANN, A.; MEIRELES, R e REEKS, D. Tessituras de vínculos em campo. IN CECIP. quem está na escuta? in http://www.mapadainfanciabrasileira.com.br/cgi-win/be_alex.cgi?Documento=T300000001836/0&Nombrebd=mapadainfanciabrasileira&CodAsocDoc=3375&t04=1&t05=png&Recuperar=5/50&Sesion=06ozQDmpN6YEaOBS4ZBvic67st0jcUHt&Recuperar=5/50 acesso em 11/outubro/2016, p. 62. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2. ed., 2011. BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofa do ato. Tradução de aos cuidados de Valdemir Miotello&Carlos Alberto. São Carlos: Pedro & João Editores. 2010. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2011. BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993. 67 BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In:______. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. Tradução Celeste H. M. Ribeiro de Sousa [et al.]. São Paulo: Cultrix, 1986. p.195-198. BENTO, Maria Aparecida. Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012. BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. BOCCHETTI, André. Entre golpes e dispositivos: Foucault, Certeau e a constituição dos sujeitos. In:hist. Historiogr. - Ouro Preto. Nº. 18. agosto. 2015. p. 43-56 BRASIL: Lei nº 12.796/2013. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm>. Acesso em: 02 de fev. de 2014. BRASIL. Emenda Constitucional nº 59. Dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica. 2009. BRASIL. Lei nº 11.654 de 15 de abril de 2008. Acesso em: 03 de Janeiro de 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11654.htm>. BRASIL. Ministério da Educação/Secad. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. 2004. BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos: orientações gerais. Brasília: MEC/SEB, 2004. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U DE 10/01/2003. 68 BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20/12/96, Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, In Diário Oficial da União, Ano CXXXIV, n.º 248, de 23.12.96, pp. 27.833 -27.841, 1996. BRECHT, Bertolt. Brecht. Teatro Complexo 12. Porto Alegre: Paz e Terra, 1995. CERTEAU, Michel. de. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. CORSARO, W. Métodos etnográficos no estudo da cultura de pares e das transições iniciais na vida das crianças: diálogos com William Corsaro. In MULLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (ORGS): Teoria e prática na pesquisa com crianças. São Paulo: Cortez, 2009. COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro?MarisaVorraber Costa (org.) – Rio de Janeiro: DP & A, 2003. DIAS, A. B. F. Amorosidade nas Ciências Humanas. In: Palavras e Contrapalavras: circulando pensares do círculo de Bakhtin. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EdUFBa. (2008). FERNANDES, José R. Ensino de história e diversidade cultural: desafios e possibilidades.Cvad. Cedes, v.25, n.67, p378- 388, Campinas, 2005. Acesso em 03 de Janeiro de 2016. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Editora Martins Fontes. 1999. FRANGELLA, Rita de Cássia. P. Disputas Curriculares, disputas identitárias - o processo político da produção curricular num curso de formação de professores. In: 30a. Reunião Anual da ANPEd, 2007, Caxambu. Anped: 30 anos de Pesquisa e Compromisso Social. Rio de Janeiro: ANPEd, 2007. 69 FREITAS, M. T. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In FREITAS, M. T, JOBIM e SOUZA, S. Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo, Cortez, 2003, p.26-38. GANDINI, Lella. Espaços Educacionais e de Envolvimento Pessoal. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de RéggioEmilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda.,1999. GERALDI, J. W. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética e estética. In: Freitas, M. T. A. atallii (orgs.). Ciências Humanas e Pesquisa – leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo : diversidade e currículo. (orgs). – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educ. Pesqui. [online]. 2003, vol.29, n.1, pp. 167-182. HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG; Brasília, DF: Unesco no Brasil, 2003. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: Notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo, Educação & Realidade, Porto Alegre, jul.-dez. 1997, vol. 22, nº 2, p. 17-46. KRAMER, S. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003. LIMA, Mônica. "A África na sala de aula". In: Nossa História nº4. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2004. p.84-87 MACEDO.Elizabeth.Como a diferença passa do centro à margem nos currículos: o exemplo dos PCN. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 87-109, jan./abr. 2009. 70 MELLO, Marisol e MIOTELLO. Valdemir. Questões bakhtinianas para umaheterociênciahumana.Revista Teias v. 14 • n. 31 • 218-226 • maio/ago. 2013. MELLO, Marisol Barenco de. Arte, ética e conhecimento: sarau na formação de professores. In: PASSOS, Mailsa Carla Pinto; PEREIRA, Rita Marisa Ribes (orgs). Educação experiência estética. Rio de Janeiro: Nau, 2011. MOTTA, Flavia Miller Naethe ; FRANGELLA, R Rita de Cássia. P. .DESCOLONIZANDO A PESQUISA COM A CRIANÇA UMA LEITURA PÓS-COLONIAL DE PESQUISA. Revista FAEEBA, v. 22, p. 187-197, 2013 OLIVEIRA, Dalila Andrade. A Reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, V. 25, N° 89, 2004. PASSOS, Maílsa C. P. Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiências dialógica e processos de identificação.Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 51, p. 227-242, jan./mar. 2014. PONZIO. Augusto. Introdução: a concepção bakhtiniana de ato. In BAKTHIN, Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010, p.9-39. ROSEMBERG, FÚLVIA. Literatura Infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1985. RUA, M. Graças. Análise de Políticas Públicas: conceitos básicos. In: RUA, Maria das Graças; CARVALHO, M. Isabel. O Estudo da Política: tópicos selecionados. Brasília: Paralelo 15, 1998. SALES JR. R. Democracia racial: o não-dito racista. Tempo soc. 2006, vol.18, n.2. P.229-258. SILVA Jr., Hédio; BENTO, Maria Aparecida Silva; CARVALHO, Silvia Pereira. Educação Infantil e Práticas promotoras de igualdade racial. São Paulo: Centro de Estudos das relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT/ Instituto Avisa Lá - Formação Continuada de Educadores, 2012. 71 SPIVAK, GayatriChakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. SPIVAK, Gayatri C. Subaltern Studies: Deconstructing Historiography. In: In Other Worlds. New York: Methuen, 1987. TONIOSSO, José P. Ensino de história e cultura afro- brasileira: da legislação à prática docente. 2011.165 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Centro Universitário Moura Lacerda. Ribeirão Preto. UNESCO. Situación Educativa de América Latina y el Caribe: garantizando la educación de calidad para todos. 2007. VIGOTSKI, Lev Semiónovich. Método de investigaciónIn Obras Escogidas. Madrid: Visor, 1997, p.47-95.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLei Federal nº 10639/03por
dc.subjectPráticas antirracistaspor
dc.subjectCriança negrapor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectla Ley Federal Nº 10639/03spa
dc.subjectprácticas antirracistasspa
dc.subjectniño negrospa
dc.subjectEducación Infantilspa
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleQuando a questão racial se torna conversa com uma turma de educação infantilpor
dc.title.alternativeQuando a cuestión racial se torna conversa con una turma de educación infantilspa
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Ilka Monique da Costa Lima.pdf Ilka Monique da Costa Lima2.92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.