???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCoelho, Herivelto José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3002651255998957por
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.referee1Zonta, Everaldo-
dc.contributor.referee2Albino, Cirlei de Fátima-
dc.date.accessioned2017-08-22T12:27:15Z-
dc.date.issued2010-09-21-
dc.identifier.citationCOELHO, Herivelto José. Uma experiência interdisciplinar com alunos da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE: a pedagogia de projetos. 2010. 48 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1980-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo verificar nos alunos da 3ª série dos Cursos Técnicos Integrados de Agropecuária e de Agroindústria, mudanças em termos de hábitos de estudo, expectativas, construção e aplicabilidade de conhecimentos e suas posturas diante do processo de ensino-aprendizagem baseado na Pedagogia de Projetos. A Pedagogia de Projetos apresenta-se como uma metodologia que pode romper com a dicotomia teoria/ prática, uma vez que induz o aluno a desenvolver competências – conhecimentos, habilidades e valores. Esta pedagogia também nos levou aos caminhos da inter e da transdisciplinaridade, pois projetos de agropecuária exigem intervenções que pertencem a diversos campos do conhecimento. A atividade discutida, proposta e negociada pelos alunos foi a implantação do Projeto de Cultivo do Manjericão e do Capim Santo. A partir deste Projeto, os alunos elaboraram textos, coletivos e individuais, que representam sua capacidade de planejar, refletir, registrar e avaliar um trabalho, por inteiro, com autonomia. Os instrumentos aplicados foram questionários semi-estruturados: um aplicado para os 156 alunos, no início do ano de 2008, quando chegaram à escola e outro, aplicado a 28 alunos escolhidos aleatoriamente entre os envolvidos no processo, procurando detectar suas percepções quanto à aplicação da Pedagogia de Projetos. Foram ainda utilizados como instrumentos desta pesquisa textos elaborados pelos alunos durante o transcorrer das atividades do Projeto. Observando-se os resultados chega-se à conclusão de que a Pedagogia de Projetos constitui-se excelente metodologia para permitir aos alunos construção de conhecimento com autoconfiança, espírito de cooperação, responsabilidade, democracia e autonomia, principalmente na Educação Profissional.por
dc.description.abstractThis work aimed to verify the students of 3rd grade of Integrated Courses of Agriculture and Agribusiness, changes in terms of study habits, expectations, construction and applicability of knowledge and their positions on the teaching-based learning in Pedagogy of Projects. The Pedagogy of Project is presented as a methodology that can break with the theory / practice dichotomy, since it induces the student to develop competencies - knowledge, skills and values. This pedagogy also took us to ways of inter and transdisciplinarity, because agricultural projects require interventions that belong to different fields of knowledge. The activity discussed, proposed and negotiated by students was the implementation of the Project Grow Basil and of Lemongrass. From this project, students produced texts, collectives and individuals, representing their ability to plan, reflect, record and evaluate a work, in full, with autonomy. The tools used were semi-structured questionnaires: one applied to the 156 students at the beginning of 2008, when they reached the school, and the other, applied to 28 students randomly chosen among those involved in the process, seeking to identify their perceptions regarding the application of Pedagogy of Project. Were also used as instruments of this research texts prepared by students during the course of activities of the Project. Observing the results, We come to the conclusion that the Pedagogy of Project constitutes an excellent method to allow students to construct knowledge with self-confidence, a spirit of cooperation, responsibility, democracy and autonomy, especially in Professional Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-08-22T12:27:15Z No. of bitstreams: 1 2010 - Herivelto José Coelho.pdf: 1297929 bytes, checksum: 72022180b9345d2204f89d89397cf6c7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-22T12:27:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Herivelto José Coelho.pdf: 1297929 bytes, checksum: 72022180b9345d2204f89d89397cf6c7 (MD5) Previous issue date: 2010-09-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5866/2010%20-%20Herivelto%20Jos%c3%a9%20Coelho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20640/2010%20-%20Herivelto%20Jos%c3%a9%20Coelho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26959/2010%20-%20Herivelto%20Jos%c3%a9%20Coelho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33388/2010%20-%20Herivelto%20Jos%c3%a9%20Coelho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39786/2010%20-%20Herivelto%20Jos%c3%a9%20Coelho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46172/2010%20-%20Herivelto%20Jos%c3%a9%20Coelho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52496/2010%20-%20Herivelto%20Jos%c3%a9%20Coelho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58990/2010%20-%20Herivelto%20Jos%c3%a9%20Coelho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Tradução de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro: 9ª Ed. São Paulo: Graal, 2003. ARANHA, Lúcia. Educação e Trabalho no Contexto da Terceira Revolução Industrial. São Cristóvão: Editora UFS, 1999. BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino- Aprendizagem. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998. BRASIL. MEC. Educação Profissional: Legislação Básica. 5ª ed. Brasília: MEC, 2001. DUARTE, Rosália Pesquisa Qualitativa: Reflexões sobre o Trabalho de Campo. Cadernos de Pesquisa, n.115, p.139-154, março, 2002. DURKHEIM, Émile.O Criador da Sociologia da Educação. Revista Nova Escola. Série Grandes Pensadores. Outubro de 2003. FREIRE, Paulo. Educação e Mudança, 20ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 33ª ed. Paz e Terra. São Paulo. 2006. GANDIN, Danilo. Planejamento como Prática Pedagógica. 15ª ed. Ed. Loyola. São Paulo. 2005. GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. HERNANDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho – o conhecimento é um caleidoscópio. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed,1998. KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino de 2º Grau: O Trabalho como Princípio Educativo. 2ªed.Ed.Cortez.SãoPaulo.1992. LIBÂNEO, J. Carlos. Democratização da Escola Pública – A Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos. 19ª ed. Ed. Loyola. São Paulo. 2003. MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia Qualitativa de Pesquisa. Educação e Pesquisa,v. 30, n. 2, p. 289-300, maio-ago. São Paulo. 2004. MOREIRA, Marco Antonio. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua Implantação em Sala de Aula. Brasília: Ed. UNB, 2006. MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª Ed. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro. 1999. 43 NASCIMENTO, Jorge Carvalho do. Memória do Aprendizado: 80 Anos de Ensino Agrícola em Sergipe. Ed.Catavento. Maceió. 2004. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos – Uma Jornada Interdisciplinar Rumo ao Desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. 6ª ed. Ed. Érica. São Paulo. 2005. _____________ Pedagogia dos Projetos. Etapas, Papéis e Atores. 2ª ed. Ed. Érica. São Paulo. 2005. PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. SANTOS, Akiko. Didática sob a Ótica do Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2004. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª Ed - revista e atualizada.Ed. Cortez. São Paulo.2007. SOARES, Ana Maria Dantas. Política Educacional e Configurações dos Currículos de Formação de Técnicos em Agropecuária, nos anos 90: Regulação ou Emancipação? Seropédica-RJ: UFRRJ/ICHS, 2003. (Tese de Doutorado) VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. Tradução: José Copolla Neto et al. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ZANTEN, Agnès van. Comprender y Hacerse Comprender: Como Reforzar la Legitimidad Interna y Externa de los Estudios Cualitativos. Educação e Pesquisa, v. 30, p. 301-313, maio/ago. 2004.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransdisciplinarityeng
dc.subjectPedagogy Projectseng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subjectPedagogia de Projetospor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleUma experiência interdisciplinar com alunos da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE: a pedagogia de projetospor
dc.title.alternativeAn interdisciplinary experience of são cristóvão/se Federal agrotechnical school: the pedagogy projects.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Herivelto José Coelho.pdfHerivelto José Coelho1.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.