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dc.creatorSilva Júnior, Odilon Magno da-
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363558791271144por
dc.contributor.referee1Teixeira, Rafael Bernardo-
dc.contributor.referee2Esquincalha, Agnaldo da Conceição-
dc.date.accessioned2017-07-11T12:30:26Z-
dc.date.issued2016-08-03-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Odilon Magno da. Coloração em grafos: uma experiência no ensino médio. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1864-
dc.description.resumoEste trabalho tem por principal objetivo descrever uma experiência com problemas relacionados a coloração em Grafos com um grupo de alunos do 2º ano do Ensino Médio. A pesquisa realizada trabalhou com alunos de uma escola da rede particular, localizada no município de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Esta pesquisa contou com a participação de 51 alunos na faixa etária de 15 a 17 anos, entre meninos e meninas, que quiseram voluntariamente participar das aulas extracurriculares oferecidas. A ideia do trabalho é utilizar o fato de que conceitos básicos de coloração em Teoria de Grafos são de fácil acesso aos alunos, são poderosas ferramentas de Otimização usadas por grandes empresas e são aplicáveis a problemas do cotidiano dos alunos, três características preciosas para que um professor atraia a atenção da classe. Neste sentido foram realizados 8 encontros com os alunos. No primeiro, foi realizado um Pré-teste Motivacional, baseado no teste de Gontijo, com o intuito de avaliar vários aspectos relativos à relação dos alunos com a Matemática. No segundo, um Pré-teste de Conteúdo, com problemas que fazem parte do dia-a-dia dos alunos e comumente resolvidos com técnicas de Grafos, mas que também podem ser resolvidos sem elas. Nos quatro encontros seguintes, foram realizadas aulas com o objetivo de ensinar algumas técnicas básicas de Grafos e comentar com os alunos o que eles fizeram no teste. Depois das aulas, no penúltimo encontro foi realizado um Pós-teste de Conteúdo, com questões similares ao primeiro, mas com o intuito de observar os alunos aplicando as técnicas aprendidas. No último encontro foi realizado um Pós-teste Motivacional, para que os alunos dessem suas opiniões sobre as atividades. Todos os dados foram estudados, analisados e comparados nos capítulos finais.por
dc.description.abstractThe main objective of this work is to describe an experience with problems related to graph coloring with a group of 2nd year high school students. The survey worked with students from a private school located in the city of Volta Redonda, in the state of Rio de Janeiro. This research had the participation of 51 students aged 15 to 17 years, among boys and girls, who wanted to voluntarily participate in the extracurricular classes offered. The idea of this work is to use the fact that the basic concepts of coloring in Graph Theory are easily accessible to students, they are powerful optimization tools used by large companies and are applicable to students' everyday problems, three precious characteristics for a Professor to attract the attention of the class. In this regard, we held 8 meetings with students. At first, there was a Motivational pre-test based on Gontijo´s test in order to evaluate various aspects of the relationship of students with mathematics. In the second meeting, a Content Pre-test with everyday students' problems commonly solved by graphs' techniques, but that can also be solved without them. Over the next four meetings, classes were held in order to teach some basic techniques of graphs and discuss with students what they did on the test. After those four classes, the next meeting was used for the students to take a Content Post-test with similar problems, but with the intention of observing how the students would apply the techniques they learned. On the last meeting, the students took a Motivational Post-test, so that they could give their opinion on the activities. All data were studied, analyzed and compared in the final chapterseng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-07-11T12:30:26Z No. of bitstreams: 1 2016 - Odilon Magno da Silva Júnior.pdf: 3269429 bytes, checksum: b0bdf0f0a5612790959d29453f0ac06d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-11T12:30:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Odilon Magno da Silva Júnior.pdf: 3269429 bytes, checksum: b0bdf0f0a5612790959d29453f0ac06d (MD5) Previous issue date: 2016-08-03eng
dc.formatapplication/pdf*
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesGONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em Matemática e motivação em Matemática de alunos do Ensino Médio. 2017, 194 p. Tese(Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Brasília, 2007. CASTILHO, R. C. O estudo da função afim através de experimentos na cinemática: uma experiência interdisciplinar. 2015, 92p. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2015 SADOVSKY, P. O ensino de Matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. 1ª ed.. São Paulo: Ática, 2010. OLIVEIRA, A. V. A motivação no ensino de Matemática: Uma experiência com jogos no curso de magistério em nível médio. 2014, 89 p. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2014. RODRIGUES, Luciano Lima. A Matemática ensinada na escola e a sua relação com o cotidiano.2004, 11p. Artigo (Licenciatura em Matemática) – Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2004. OLIVEIRA, Sandra Alves de. O lúdico como motivação nas aulas de Matemática. Artigo publicado na edição nº 377, jornal Mundo Jovem, junho de 2007, p. 5. SMITHERS, Dayna Brown. Graph theory for the secondary school classroom (Teoria dos Grafos na sala de aula no Ensino Médio). 2005, 151p. Tese (MestradoemMatemática) – East Tennessee State University.Johnson City, 2005. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf> Acesso em: 10 jan. 2016 a 15 jul. 2016 INTERNET: www.postcogito.org/Kiko/RelogioDCB%3Fskin=print.pattern.html Acesso em: 10 jan. 2016 a 15 jul. 2016 92 INTERNET: www.emaze.com/@AZFZOQI/Un-ti-tales Acesso em: 10 jan. 2016 a 15 jul. 2016 INTERNET: homepages.dcc.ufmg.br/~rainerpc/cursos/Grafos/aulas/a12.pdf Acesso em: 10 jan. 2016 a 15 jul. 2016por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGraph Coloringeng
dc.subjectCase Studyeng
dc.subjectGraphs in High Schooleng
dc.subjectColoração em Grafospor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectGrafos no Ensino Médiopor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleColoração em grafos: uma experiência no ensino médiopor
dc.title.alternativeGraph coloring: an experience in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
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