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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A forma organizativa das plataformas brasileiras de crowdfunding disponíveis para o financiamento de projetos de economia criativa
Other Titles: The organizational form of Brazilian crowdfunding platforms available for financing creative economy projects
???metadata.dc.creator???: SILVA, Vanessa Faria 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Simões, Janaína Machado
???metadata.dc.contributor.referee1???: Simões, Janaína Machado
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Severino Joaquim Nunes
???metadata.dc.contributor.referee3???: Soares, Vanessa Brulon
???metadata.dc.description.resumo???: O financiamento de projetos culturais, durante muito tempo, se caracterizou pela dependência dos editais públicos e de empresas privadas. Nesse cenário, uma quantidade limitada de projetos recebiam apoio financeiro, devido a fatores como escassez de recursos e falta de valorização do setor cultural. Entretanto, a partir das inovações tecnológicas e valorização da Economia Criativa, ocorreu, nos últimos anos, mudança na dinâmica de financiamento dos projetos dessa área, por meio das plataformas crowdfunding. Sendo assim, os projetos de economia criativa passaram a ter, além das fontes tradicionais de financiamento, as plataformas de financiamento coletivo online como alternativa para solicitar financiamento. Considerando o importante papel que essas plataformas estão desempenhando na dinâmica de financiamento de projetos da Economia Criativa, e que funcionam de forma dependente aos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a forma organizativa das plataformas crowdfunding disponíveis para o financiamento de projetos de Economia Criativa no Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa, por meio da análise de conteúdo de documentos como entrevistas semiabertas e outros dados coletados na internet. Por fim, após análise dos dados coletados, foi possível considerar que inicialmente as plataformas apresentam uma forma organizacional horizontal, sendo que a medida que crescem adotam modelos organizacionais verticais.
Abstract: The financing of cultural projects for a long time, was characterized by reliance on public announcements and private companies. In this scenario, a limited number of projects received financial support, due to factors such as scarcity of resources and lack of appreciation of the cultural sector. However, from technological innovations and enhancement of the Creative Economy, occurred in recent years, changes in the funding dynamics of projects in this area, through crowdfunding platforms. Thus, the creative economy projects now have, in addition to traditional sources of financing, the online crowdfunding platforms as an alternative to request funding. Considering the important role that these platforms are playing in the dynamics of the Creative Economy project financing, and function-dependent manner to advances in Information and Communication Technologies, the present study aimed to analyze the organizational form of crowdfunding platforms available for financing Creative Economy projects in Brazil. For this qualitative research was conducted through the document content analysis and semi-open interviews and other data collected on the Internet. Finally, after analysis of the collected data, it was possible to consider that initially the platforms have a horizontal organizational form, and as they grow adopt vertical organizational models.
Keywords: Creative economy
crowdfunding
Organizational forms
Economia Criativa
Crowdfunding
Formas Organizacionais
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Instituto Multidisciplinar
Instituto Três Rios
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: SILVA, Vanessa Faria. A forma organizativa das plataformas brasileiras de crowdfunding disponíveis para o financiamento de projetos de economia criativa. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Administração, Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar/Instituto Três Rios, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1823
Issue Date: 29-Apr-2016
Appears in Collections:MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

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