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dc.creatorSantos, Thamy Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7336713020518806por
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.referee1Campos, Marília Lopes de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.date.accessioned2017-06-07T11:45:19Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.identifier.citationSantos, Thamy Pereira dos. A contribuição da matemática para agregar valores à cultura e às atividades cotidianas familiares de educandos de uma região rural através de eixos temáticos. 2015. [85 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1746-
dc.description.resumojovens e de seus familiares inseridos no Campo, no contexto do Ensino da Matemática, no cenário da Pedagogia da Alternância, no Colégio Municipal CEFFA Rei Alberto I, localizado em Nova Friburgo, RJ. Para alcançar esta finalidade, estas práticas pedagógicas foram desenvolvidas com os sujeitos de duas turmas, sendo uma delas do 6º ano e outra do 8º ano do Ensino Fundamental desta mesma unidade de ensino. A pesquisadora e professora/monitora do CEFFA em questão acredita ser relevante a interlocução entre os conteúdos curriculares da Matemática, os Temas Geradores predispostos no Plano de Formação, com a cultura e os conhecimentos prévios dos educandos. Utiliza-se uma abordagem qualitativa com pesquisa e observação participante na realidade desses jovens, a fim de compor outros olhares para planejar as aulas, contextualizar temas, valorizar a identidade local e aprofundar conceitos matemáticos através da interação de todos esses elementos. Pretende-se trazer ao diálogo a motivação produzida durante as aulas das turmas citadas, a partir de problemáticas da realidade ou de um determinado Tema previamente estabelecido, vislumbrando, com isso, poder avaliar a dinâmica do processo de aprendizagem. A pesquisa mostrou que é necessário conhecer as dinâmicas da realidade local, para que o contexto matemático presente nele possa ser vislumbrado e dialogado em sala de aula, e suas costuras temáticas e aprofundamentos teóricos possam ser construídos junto à comunidade escolarpor
dc.description.abstractThis work defines practical activities from daily life of young farmers and their families in the context of Mathematical teaching within the Alternation Pedagogy. The study was realized at the public school CEFFA Rei Alberto I in the Nova Friburgo city (RJ/Brazil). Those practical activities were developed with individuals of years six and eight of Brazilian Basic Education. The teacher and researcher believes to be crucial the connection among the Mathematics curricular contents, described into the Formation Plan, with culture and prior knowledge of students. It was applied a qualitative approach with research and active participation inside the youngers reality to reanalyze the class design, contextualize themes, value the local identity and deepen mathematical knowledge throughout interaction of all these elements. It was intended rise the motivation created during the classes by discussions of daily problems or a predetermined theme to assess the learning process. The research highlights the importance of the knowledge on local community reality and its behavior. Thus the mathematical context can be discussed in the classroom, and its topics and theoretical insights can be built in cooperation between school and communityeng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-06-07T11:45:19Z No. of bitstreams: 1 2015 - Thamy Pereira dos Santos.pdf: 7278124 bytes, checksum: 0c7bfb473e609d8d86d0ad9ab925114e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-07T11:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Thamy Pereira dos Santos.pdf: 7278124 bytes, checksum: 0c7bfb473e609d8d86d0ad9ab925114e (MD5) Previous issue date: 2015-09-10eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBIBLIOGRAFIA ANTUNES, L. C.; MASSUCATTO N.; BERNARTT M. L. A pedagogia da alternância no contexto mundial: Educação do Campo para a formação do jovem rural. In: X ANPED SUL, Anais..., Florianópolis, 2014. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1673- 0.pdf>. Acesso em: out. 2015. BRANDÃO, C. R. Da educação fundamental ao fundamental da educação. Revista Proposta, Rio de Janeiro, p. 42, 1977. BRANDÃO, C. R. Educação popular e processo de democratização. In: BEZERRA, A.. A questão política da Educação Popular. [S.l.]: Brasiliense, 1980. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ética. Apresentação dos temas transversais, 1997. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf>. Acesso em: 04 de fev. 2015. CALDART, R. S. Educação do Campo: Semiárido, Agroecologia, Trabalho e Projeto Político Pedagógico. Dados e textos sobre a Luta pela Terra e a Reforma Agrária: Coleção cadernos Temáticos, Pernambuco, ano 1, n. 1, set. 2010. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnomathematicseng
dc.subjectAlternation Pedagogyeng
dc.subjectFormation Planeng
dc.subjectGenerating Themeseng
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectPedagogia da Alternânciapor
dc.subjectPlano de Formaçãopor
dc.subjectTemas Geradorespor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleA contribuição da matemática para agregar valores à cultura e às atividades cotidianas familiares de educandos de uma região rural através de eixos temáticospor
dc.title.alternativeMathematics contribution to include values to the culture and family daily activities of countryside students through the thematic axeseng
dc.typeDissertaçãopor
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