???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuimarães, Wanuza Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9211360260329417por
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Kindel, Dora Soraia-
dc.contributor.referee2Oliveira, Rosana de-
dc.date.accessioned2017-05-30T12:32:49Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Wanuza Nogueira. Um estudo sobre a inserção tecnológica na formação continuada de docentes de matemática. 2015. 120 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneas e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1699-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo focado na inserção tecnológica na formação continuada de docentes de Matemática. Especificamente, identifica e analisa possíveis contribuições de um projeto de formação continuada no desenvolvimento profissional de docentes envolvidos no “Projeto Materiais Curriculares Educativos On-line para a Matemática na Educação Básica”, do Observatório da Educação, da Capes. Mediante observação participante e com o uso de questionários semiabertos, gravações em áudio e vídeo dos envolvidos e diários de campo procurou-se responder às questões: “Como docentes de Matemática percebem a inserção tecnológica na formação continuada? Qual o interesse temático (de conteúdos etc.) dos educadores? O que eles consideram que interfere na utilização da tecnologia em suas aulas?” Os docentes percebem a formação continuada como essencial e necessária para o ensino e o seu aprendizado. Suas reflexões sucitam que a inserção tecnológica na formação também se configure como significativa no âmbito escolar. Os educadores mostraram interesse temático pela Geometria e pela História da Matemática, dentre outras demandas associadas ao uso de softwares. Todos os docentes sinalizaram que o número insuficiente de computadores para uso dos alunos interfere na utilização dessa tecnologia, em classe. Os resultados também indicaram que a inserção informática educativa na formação continuada é necessária de modo a promover a atualização e mediante atividades relacionas à sua prática, como foram as implementadas no PMCEO. Todavia, o apoio da direção da escola, bem como a infraestrutura adequada para a realização das atividades de formação tornam-se imprescindíveis para uma maior efetividade das implementaçõespor
dc.description.abstractThis research presents a study focused on technology integration in the continuing education of mathematic teachers. It specifically identifies and analyzes possible contributions of a continuing education project in the professional development of teachers involved in the "Design Educational Curriculum Materials Online for Mathematics in Basic Education", from Capes in the Education Observatory Centre. Through participant observation and the use of half-open questionnaires, audio, video recordings of those involved and field diaries, this study tried to answer the questions: "How do Mathematics teachers notice the technological integration in continuing education? What is the thematic interest (content etc.) of educators? What do they consider that interferes with the use of technology in their classes? "The teachers realize the continuing education as essential and necessary for teaching and their learning. Their reflections suggest that technological integration in teachers’ training will also constitute significant in school area. Educators showed thematic interest in geometry and the history of mathematics, among other demands associated with the use of softwares. All teachers demonstrated that the insufficient number of computers for students to use interferes with the use of this technology in class. The results also indicated that educational computing insertion in continuing education is required in order to promote the upgrade and by activities related to its practice, as they were implemented in PMCEO. However, the school administration supports as well as the adequate infrastructure for the implementation of training activities are essential for more effective implementationseng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-30T12:32:49Z No. of bitstreams: 1 2015 - Wanuza Nogueira Guimarães.pdf: 2523317 bytes, checksum: ade049b2922c1ceb624720d0b3bb7e85 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-30T12:32:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Wanuza Nogueira Guimarães.pdf: 2523317 bytes, checksum: ade049b2922c1ceb624720d0b3bb7e85 (MD5) Previous issue date: 2015-02-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5647/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15100/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21558/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27918/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34286/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40662/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47012/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53426/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS ABREU, P. F. de; BAIRRAL, M. A. O uso que professores de matemática fazem da informática educativa em suas aulas. In: BAIRRAL, M. A. (Org.) Tecnologias informáticas, salas de aula e aprendizagens matemáticas, Seropédica, RJ, v. 3, Ed. da UFRRJ, 2010, cap 1, p.19-34.: il. (série InovaComTic) ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores1. In: ______ (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p. 9-39. ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Série Prática Pedagógica) BAIRRAL, M. A. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Seropédica, RJ: Editora da UFRRJ, 2007. 122p. BAIRRAL, M. A. Salvando os arquivos como... In: ______ (Org.) Tecnologias informáticas, salas de aula e aprendizagens matemáticas. Seropédica, RJ, v. 3. Ed. da UFRRJ, 2010. cap. 8, p. 127-130.: il. (série InovaComTic) ______. Tecnologias da informação e comunicação na formação e educação matemática. 2. ed., v. 1 Rio de Janeiro, Ed. da UFRRJ, 2012. 112p.: il (InovaComTic) ______. Recarregando os capítulos. In: BAIRRAL, M. A. (Org.) Pesquisa, ensino e inovação com tecnologias em educação matemática: de calculadoras a ambientes virtuais. I. ed. Seropédica, RJ, v.4. Ed. da UFRRJ, 2012. p. 141-143.: il. – (Série InovaComTic; v.4) ______. Materiais Curriculares Educativos On-line para a Matemática na Educação Básica. Anais … IV Seminário do Observatório da Educação, Brasília, 2013. http://seminarios.capes.gov.br/images/stories/conteudo/obeduc/Educacao_Basica/Materiais_C urriculares_Educativos_On-line_para_a_Matematica_na_Educacao_Basica_- _Marcelo_Almeida_Bairral.pdf ______. NASCIMENTO, B. S. do. Matemática em ambientes virtualizados: construindo um estado da arte no Brasil1. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: um compromisso social. Recife: 2004. Disponível em: < http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/06/PO00166198706.pdf>. Acesso em: jun. 2014. BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Análise de dados. In: ______. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos 12. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Revisão Antônio Branco Vasco. Orientada por Maria Teresa Estrela e Albano Estrela. Ed. Porto Editora, Porto, Portugal:1994, cap. 5. (Colecção Ciências da Educação) BORGES, M. de F. V. Inserção da informática no ambiente escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino. Anais do XXVIII Congresso da 107 SBC, WIE – Workshop sobre Informática na Escola. Belém do Pará, PA: 2008. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/972/958>. Acesso em: jan. 2015. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Senado Federal. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: fev. 2014. CHRISPINO, A. Sobre a tecnologia. In: ______ (pesquisador). Educação tecnológica: ciência, tecnologia e sociedade, Rio de Janeiro, Módulo III. CEFET/RJ, 2009, p. 61-80. CUNHA, A. G. da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Assistentes Claudio Mello Sobrinho [et al]. 2 ed. 9ª impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. p. 637 FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente. In: BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, cap.2. p. 47-76 (Tendências em Educação Matemática,9) GABRIEL, M. Educ@r a (re)volução digital na educação. 1 ed., São Paulo: Saraiva, 2013. GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37. jan./abr. 2008, p. 57-186. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/06.pdf>. Acesso: abr. 2014. GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. GATTI, Bernardete Angelina (Coord.). Brasília: UNESCO, 2009. 294 p. ISBN: 978-85-7652-108-2. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf >. Acesso em: mai. 2014. GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. 300 p. ISBN: 978-85-7652-151-8. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183por.pdf>. Acesso: abr. 2014. KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus. 2003. – (Série Prática Pedagógica) ______. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. – (Coleção Papirus Educação) _______. Novas tecnologias: O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. nº 8. Mai/Jun/Jul/Ago: 1998, p. 58 -70. Disponível em: < http://www.conhecer.org.br/download/INFORMATICA%20EDUCATIVA/leitura%20anexa %203.pdf>. Acesso em: abr. 2014 108 MARQUES, W.; BAIRRAL, M. A. Na calculadora é ponto ou vírgula? analisando interações discentes sob as lentes de Vigotsky e Bakhtin.. I. ed. Seropédica, RJ: v.6. Ed. da UFRRJ, 2014. 120p.:Il. (InovaComTic) NACARATO, A. M. A escola como locus de formação e de aprendizagem: possibilidades e riscos da colaboração. In: FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Orgs.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir da prática. São Paulo: Musa Editora, Campinas: GEPFPMPRAPEM- FE/UNICAMP, 2005, p. 175-195. PERRENOUD, P. 10 Novas Competências para Ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos, Revisão Técnica Cristina Dias Alessandrini. Porto Alegre: Artmed, 2000. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed., Universidade FEEVALE, Novo Hamburgo, R S: Ed. Feevale: 2013. Disponível em: < http://www.feevale.br/cultura/editorafeevale/ metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao>, Acesso em: out.2013. QUE objetos usar para ensinar crianças a contar? In: Cálculo. São Paulo: Ed. Segmento, ano 3. n. 29, jun. 2013, p.10. Mensal. SANTOS, L. Prefácio. In: BAIRRAL, M. A. (Org.) Tecnologias informáticas, salas de aula e aprendizagens matemáticas. Seropédica, RJ, v. 3. Ed. da UFRRJ, 2010. cap.3, p.57-67.: il. (série InovaComTic) SCHEFFER, N. F. A argumentação matemática na exploração de atividades com a calculadora gráfica e softwares gratuitos. In: BAIRRAL, M. A. (Org.) Pesquisa, ensino e inovação com tecnologias em educação matemática: de calculadoras a ambientes virtuais. I. ed. Seropédica, RJ: v.4. Ed. da UFRRJ, 2012. cap. 2, p.43-64.: il. – (Série InovaComTic) SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Consultoria, supervisão e revisão técnica Beatriz Vargas Dorneles. Porto Alegre: Artmed, 2000. SILVA, A. M. da. Papel, lápis e o software régua e compasso em aulas de matemática. In: BAIRRAL, M. A. (Org.) Tecnologias informáticas, sala de aula e aprendizagens matemáticas. Seropédica, RJ, v.3. Ed. da UFRRJ, 2010. 136p.: il. (série InovaComTic) SILVA, L. J. da. Formação continuada de professores de Matemática e o GESTAR II: Possibilidades e limites. In: OLIVEIRA, D. M. de. (Org.) Formação continuada de professores: contribuições para o debate. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012, p. 97- 110. SOUZA, N. M. M. de.; SANTOS, S. M. M.. Sujeitos educativos, gestão e práticas de currículos em escolas públicas. In: SOUZA, N. M. M. de. (Org.). Formação continuada e as dimensões do currículo. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2013. p. 109-142. 109 TERENCE, A. C. F.; FILHO, E. E. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais. XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Out. 2006. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr540368_8017.pdf>. Acesso em jan. 2015. WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. ZAGO, M. de F.; LIMA, C. B. de. Alguns desafios dos professores na implementação de atividades pedagógicas com as TIC: projetos de trabalho e ambientes virtuais. In: BAIRRAL, M. A. (Org.) Pesquisa, ensino e inovação com tecnologias em educação matemática: de calculadoras a ambientes virtuais. I. Ed. – Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ, 2012. cap. 4. p. 81- 96.: il. – (Série InovaComTic, vol,4)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subjectContinuing Teacher Trainingeng
dc.subjectTechnology Insertioneng
dc.subjectTeacher Reflectionseng
dc.subjectEducação Básica.por
dc.subjectFormação Continuada de Professorespor
dc.subjectInserção de Tecnologiaspor
dc.subjectReflexão de Docentespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleUm estudo sobre a inserção tecnológica na formação continuada de docentes de matemáticapor
dc.title.alternativeA Study on Technology Integration in the Continuing Education of Mathematic Teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Wanuza Nogueira Guimarães.pdf2015 - Wanuza Nogueira Guimarães2.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.